segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Porco: o anjo dos transplantes


Poderia ser um sonho que tende a não se realizar ou um representante dos peixes de esqueleto cartilaginoso pertencente à Subclasse Holocephali. Entretanto, as Quimeras às quais me refiro, estão mais próximas ao sentido há muito presente no imaginário humano, como monstro mitológico e  até na forma de Anjo dos X-men, criaturas formadas por diferentes animais unidos em um único indivíduo. De modo concreto, chegamos bem próximo de construir um ser como esse ao introduzir células iPS humanas em blastocistos de porcos, gerando (ainda com baixa eficiência) embriões híbridos suíno-humanos.
Fonte: http://cadeacura.blogfolha.uol.com.br/2017/01/26/distopia-suina/

A ideia inicial é conseguir formar órgãos humanos em porcos. Uma vez possível, usar esses hospedeiros para produzir órgãos e tecidos para experimentos sobre doenças e até mesmo testes de medicamentos e para transplantes. Neste caso, usaríamos células-troncos pluripotentes induzidas obtidas do paciente que necessita do transplante e produziríamos um órgão geneticamente compatível com ele em porcos. Vantagens: elimina-se a espera por doador e dissipa-se o risco de rejeição do órgão/tecido transplantado.

 Confira mais em excelente a matéria da National Geographic (que tem um vídeo bizarro no qual o pulmão de porco filtra sangue humano sem rejeitá-lo. Impressionante!).

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

O que o vírus da Zika provoca no cérebro?


Já havia uma forte desconfiança, mas agora o entendimento foi consolidado. O zika-vírus impede a formação e o amadurecimento dos neurônios durante do desenvolvimento do feto, gerando a microcefalia e outros problemas neurológicos congênitos.

Os dados foram desvendados por uma equipe da UFRJ. Em síntese, a equipe de pesquisadores expuseram células-tronco neurais ao zika e observaram as transformações moleculares, fisiológicas  e morfológicas dessas células. Detectaram que o vírus age interrompendo o ciclo celular e também impedem a neurogênese.

Informação mais detalhadas podem ser obtidas no Jornal Folha de São Paulo.

Estudo da USP identifica alterações fetais a partir 24a semana de gestação. Assista ao vídeo:


MÉTODO CIENTÍFICO



A ciência é uma esfera de conhecimento resultante de um rigoroso método de investigação da realidade. Não se trata do único caminho possível e convincente para responder os questionamentos do ser humano, mas nos fornece explicações racionais e naturais para os fenômenos da natureza.


Devemos ser críticos ao avaliarmos os avanços da ciência e as tecnologias, de fato a ciência não é neutra. O contexto socioeconômico, a cultura e, às vezes, a subjetividade do pesquisador acabam influenciando os rumos dos desenvolvimento científico. Apesar desta ponderação, este saber apresenta alta credibilidade devido às suas características básicas: objetiva, quantitativa, busca leis gerais de funcionamento dos fenômenos, falseável, preditiva e fundada a partir de um rigoroso trabalho de investigação que garante os aspectos anteriores.

O método de investigação usado em ciências biológicas é predominantemente o hipotético-dedutivo. Neste caso, partimos de princípios já existentes para elaborar hipóteses permitindo deduções que expliquem fenômenos ainda não completamente elucidados. Realizam-se novos testes para a hipótese - experimentos e novas observações - normalmente com o intuito de negá-la e, se não conseguimos refutá-la, a aceitamos como verdade até que se prove o contrário (ver figura abaixo). É isso mesmo, não se angustie, a verdade na ciência é relativa. É inerente ao saber científico a renovação e a modificação contínua, o que afasta deste conhecimento o status de dogmático. Sempre que falo disto, lembro-me invariavelmente do que cantou o profético Raulzito: "Aos onze anos de idade eu já desconfiava da verdade absoluta".



EXPERIÊNCIA CONTROLADA


O saber científico é resultado de um método rigoroso e criterioso de investigação, cujo teste de hipóteses é uma etapa crucial na qual entra em cena a experimentação.

O pesquisador tem a obrigação de conhecer as condições do meio em que o experimento se desenrola e deve manter um grupo de referência, chamado de controle, para efeito de dar credibilidade aos resultados obtidos com o grupo submetido ao teste da hipótese, chamado de grupo experimental ou teste.

Vejamos um exemplo real:

Hipótese: o zinco pode ser usado para curar resfriados.

Leia um trecho da reportagem abaixo e tome nota de como se deu o teste da hipótese e qual foi a conclusão.

Tomar zinco em forma de xarope ou comprimidos pode diminuir a gravidade e a duração dos resfriados comuns, afirma um estudo científico. Um estudo publicado no site "Cochrane Reviews" afirma que a administração de zinco até um dia depois do início dos sintomas do resfriado acelera a recuperação.
A substância também pode ajudar na prevenção dos resfriados, afirmam os autores do estudo, que inclui informações de 15 testes feitos com 1.360 pessoas. Também afirmam que o zinco pode encobrir os vírus do resfriado e impedi-los de entrar no organismo por meio da mucosa do nariz.
O zinco também aparentemente impede o vírus de se duplicar, pelo menos nos testes de laboratório, além de auxiliar o sistema imunológico e reduzir as reações desagradáveis do corpo à infecção.
Em um período de sete dias, a maioria dos pacientes que tomaram zinco a cada duas horas ficaram livres dos sintomas, se comparados com aqueles que tomaram placebos. Já as crianças que tomaram 15 miligramas de zinco em forma de xarope ou comprimidos por cinco meses ou mais pegaram menos resfriados e ficaram menos tempo fora da escola.


Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/02/zinco-pode-ser-usado-para-tratar-refriados-diz-estudo.html
Qual é o grupo controle na experiência sobre o poder do zinco na cura do resfriado?

Resposta: O grupo de pacientes que tomaram placebo durante os sete dias de testes.

Apenas a partir desta referência podemos concluir que realmente foi o zinco que fez com que as crianças do grupo teste pegassem menos resfriados, ficando menos tempo fora da escola (até que se prove o contrário).

P.S.: Lembre-se que placebo, segundo o dicionário Michaelis, é uma substância ou preparado inativo, outrora receitado para comprazer ao doente, agora também usado em estudos controlados para determinar a eficácia de substâncias medicinais.

Para completar seu estudos sobre experiências científicas avalie este experimento:

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Descrevendo nossa espécie


Todos os anos, na segunda série do ensino médio, pessoas se deparam com uma área da biologia conhecida como taxonomia. Nesse momento, aprendem sobre a nomenclatura, descrição e classificação das espécies dos seres vivos. 

Ao ler a descrição da espécie Homo sapiens feita por Edward O. Wilson em "Diversidade da vida", veio-me à mente que a identificação poderia ser aquela feita por um alienígena ao se deparar conosco:

[...] cérebro 3,2 vezes maior que o de um macaco do tamanho humano abrigado num crânio esférico; mandíbula e dentes frágeis; corpo mantido ereto sobre pernas traseiras alongadas; a pele quase sem pelo, exceto para aquecer a cabeça e exibir a genitália; órgãos internos sustentados por uma pelve em forma de bacia; polegar descomunalmente comprido para um primata, transformando a mão num instrumento capaz de manipular ferramentas; mente adaptada à linguagem simbólica e à memória semântica com ajuda de requintados centros de controle da fala localizados no córtex parietal".

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Cinco perguntas sobre engordar

O tecido adiposo serve apenas como reserva energética e determinação de contornos do corpo, como acontece em algumas características sexuais secundárias? NÃO. É isso e muitos mais.

Vocês sabiam que esse tecido também funciona como glândula endócrina?
- Eu também secreto hormônio, a leptina. Diria o referido tecido.

Por que uma pessoa que emagrece por meio de dietas têm mais chances de voltar a engordar? (O famoso e odiado "efeito sanfona") É como se o cérebro entendesse que foi errado emagrecer e trabalhasse para manter nossas reservas, sob influência da própria diminuição do tecido adiposo, decorrente do regime de emagrecimento.

Por que engordar traz prejuízos à saúde? O excesso de gordura favorece a inflamação sistêmica e o surgimento da síndrome metabólica, por exemplo.

Todo gordo é doente? Não. Mas não recomendo engordar.

Como a atividade física combate os danos da obesidade? O exercício físico repetido prepara nosso organismo para diminuir as inflamações, inclusive as decorrentes do excesso de gordura corporal.

Tudo isso e muito mais está bem claro no vídeo a seguir:


segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Lista sobre vírus e as grandes linhas da evolução dos seres vivos

1) (UFPB) Geralmente o grupo de células que um tipo de vírus infecta é bastante restrito e está relacionado à interação existente entre as moléculas de proteínas receptoras específicas, presentes na superfície da célula a ser infectada, e as(o)

a) proteínas virais.
b) DNA viral.
c) ácido nucleico viral.
d) substâncias químicas específicas produzidas pelos vírus antes da infecção.
e) camadas de lipídeos do envelope viral.

2) (UNESP) Os vírus são organismos obrigatoriamente parasitas, uma vez que só se reproduzem quando no interior de seus hospedeiros. Sobre os vírus, é correto afirmar que:

a) apresentam características fundamentais dos seres vivos: estrutura celular, reprodução e mutação.
b) são seres maiores que as bactérias, pois não atravessam filtros que permitem a passagem de bactérias.
c) são formados por uma carapaça proteica envolvendo o retículo rugoso com ribossomos utilizados na síntese de sua carapaça.
d) são todos parasitas animais, pois não atacam células vegetais.
e) podem desempenhar funções semelhantes aos antibióticos, ocasionando “a lise bacteriana”, e impedir a reprodução das bactérias.

3) (UFRN) As tentativas de desenvolvimento de vacinas contra o vírus da AIDS tem sido infrutíferas por que:

a) Ele é formado apenas por DNA 
b) O seu material genético é altamente mutagênico 
c) O vírus é um parasita intracelular obrigatório 
d) Ele é formado apenas por RNA 
e) O retrovírus usa o RNA como molde para a síntese de DNA

4) (UFCE) Indique as alternativas corretas, relativas à teoria viral:

1. O vírus é considerado um ser vivo, por apresentar organização celular.
2. O envoltório que circunda o material hereditário dos vírus é de constituição protéica.
5. Não existe vírus que apresente simultaneamente DNA e RNA como material genético.
8. Os vírus independem de outro ser vivo para sua reprodução.
16. Varíola, sarampo e gripe são algumas doenças causadas por vírus.

Qual a soma dos números das alternativas corretas?

5) (UFPB) O texto abaixo se refere a etapas do ciclo reprodutivo dos vírus A e B. O vírion A adere à célula hospedeira e injeta nessa célula o seu DNA. Os genes virais são transcritos em moléculas de RNA posteriormente traduzidas em proteínas virais. Essas proteínas induzirão a multiplicação do DNA viral. Em seguida, já com a célula hospedeira totalmente controlada pelo vírus, são produzidas proteínas para a construção de cabeças e caudas virais, que se agregarão ao DNA formando vírus completos. Cerca de 30 minutos após a adesão do vírion à célula, ocorre a lise celular, com a liberação de centenas de vírions maduros, aptos a reiniciar novo ciclo. O vírion B adere à célula hospedeira e penetra inteiramente em seu citoplasma. O capsídeo do vírus é então digerido, enzimaticamente, liberando sua molécula de RNA. O RNA passa a se autoreproduzir e, quando traduzido em proteínas, origina os componentes proteicos do capsídeo. Da união de ácidos nucleicos e capsídeos originam-se novos vírions maduros que se libertam da célula infectada.
De acordo com o texto, é correto afirmar que:

a) A é um retrovírus e B é um bacteriófago.
b) A pode causar gripe e B é um bacteriófago.
c) A e B podem causar gripe.
d) A é um bacteriófago e B pode causar gripe.
e) A e B são bacteriófagos.

6) (OBB) A ingestão de carne contaminada é uma das principais formas de contágio humano para a gripe aviária. Porém esta infecção não pode ser feita a partir de carne bem cozida uma vez que:

a) a desnaturação das proteínas virais impede-o de infectar o homem.
b) o vírus apresenta alta termo-estabilidade.
c) a fervura, assim como a filtração da água contaminada, podem eliminar o vírus.
d) somente vírus não patogênicos resistem ao aquecimento.
e) o metabolismo viral só é elevado em baixas temperaturas.

7) (FATEC) Os protistas são seres vivos que podem ser encontrados em toda parte, na terra e na água, assim como no interior de outros organismos, onde atuam como parasitas ou simbiontes. Sobre eles são feitas as afirmações a seguir:

I. Cada protista consiste de uma única célula procariótica, na qual o material hereditário se encontra mergulhado diretamente no líquido citoplasmático.
II. Algumas formas parasíticas de protistas provocam doenças bastante conhecidas, como malária, febre amarela e tétano.
III. O Reino Protista engloba seres vivos exclusivamente heterótrofos, pluricelulares, que se alimentam por absorção de nutrientes do meio.
IV. Algumas bactérias e muitos protistas atuam na digestão da celulose no interior do trato digestivo dos animais ruminantes, como cabras, bois, carneiros, veados e girafas.

Dentre essas afirmações, somente
a) I e II estão corretas.       d) III e IV estão corretas.
b) I e III estão corretas.      e) IV está correta.
c) II e III estão corretas.

8) O sistema de classificação dos seres vivos em cinco reinos é, ainda hoje, o mais conhecido e amplamente aceito pela comunidade científica. No entanto, as tendências atuais de classificação apontam para um sistema de classificação baseado em três domínios, dentro dos quais são distribuídos os diferentes reinos. Nesse contexto, considere as proposições abaixo.

I. O sistema é baseado na história evolutiva dos seres vivos.
II. Nesse sistema, as arqueobactérias passaram a formar um grupo à parte, porque são muito diferentes dos demais procariotos, tanto em termos bioquímicos como evolutivos.
III. As cianobactérias passaram a ser classificadas juntamente com as algas porque, pelo fato de serem fotossintetizantes, estão mais próximas das algas do que das bactérias.

Pode-se afirmar que

a) apenas a proposição III está incorreta.
b) apenas a proposição II está incorreta.
c) apenas a proposição I está incorreta.
d) apenas as proposições II e III estão incorretas.
e) apenas as proposições I e III estão incorretas.

9) (UFS) As afirmações a seguir referem-se a características dos reinos dos seres vivos.

0 0 - Os vírus são classificados como procariotos porque não possuem carioteca.
1 1 - Todos os Protistas são organismos aclorofilados e contêm um único núcleo envolvido por membrana nuclear.
2 2 - Entre os fungos, as leveduras são constituídas por um micélio formado por um conjunto de hifas.
3 3 - Organismos eucariotos clorofilados, com parede celular de celulose e órgãos reprodutivos multicelulares, são característicos do reino Plantae.
4 4 - Um reino que reúne organismos eucariotos pluricelulares, constituídos por tecidos e órgãos bem diferenciados, heterótrofos que se nutrem por ingestão, é o dos Animalia.

10) (Ufmg)   Analise estas figuras, em que está representada a evolução de seres eucariotas oriundos da endossimbiose com bactérias:

A partir dessa análise, é INCORRETO afirmar que estratégias de endossimbiose resultaram em

a) produção do próprio alimento.
b) obtenção de energia nos processos respiratórios.
c) transmissão das  organelas ao longo das gerações.
d) difusão de moléculas pela membrana.

11. (Ufpr) Considerando as teorias mais aceitas atualmente para a origem da vida e o início da história dos seres vivos, considere as seguintes afirmativas:

1. A simbiose teve papel relevante na origem dos eucariontes.
2. A diversidade de funções desempenhadas pelo RNA leva a crer que este tenha sido precursor do DNA.
3. Organismos multicelulares, como as plantas, foram responsáveis pelo início do grande aumento da concentração de oxigênio na atmosfera terrestre.
4. A existência do oxigênio na atmosfera terrestre foi imprescindível para o surgimento da vida.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

12. (UFPB) Em 1990, Carl Woese e colaboradores propuseram uma nova forma de classificação dos seres vivos e criaram uma categoria taxonômica acima do Reino, o Domínio. Assim, a nova classificação apresenta os Domínios Bacteria, Archaea eEukarya, conforme a figura abaixo:

Com base na figura e nos conhecimentos acerca dos diferentes grupos de seres vivos, é correto afirmar:

a) O Domínio Eukarya foi o primeiro a apresentar o RNA ribossômico.
b) O Domínio Eukarya apresenta somente organismos pluricelulares.
c) O Domínio Archaea apresenta maior parentesco com Eukarya do que comBacteria.
d) O Domínio Archaea possui, entre seus representantes, os protozoários e as algas unicelulares.
e) O Domínio Bacteria engloba os organismos que não apresentam peptidioglicano em suas paredes celulares.

13. (PUC-CAMPINAS)
Atenção: Para responder esta questão considere o texto apresentado abaixo.
Esferas minúsculas podem se tornar uma arma contra a leishmaniose visceral, doença causada pelo protozoário Leishmania chagasi que, sem tratamento, é fatal em 90% dos casos. A principal terapia disponível emprega antimônio, um metal bastante tóxico para o paciente. Agora um grupo coordenado pelo farmacologista André Gustavo Tampone, do Instituto Adolfo Lutz, testou com sucesso a furazolidona, um medicamento usado contra a giardíase, uma parasitose intestinal, e contra a Helicobacter pylori, bactéria causadora da úlcera gástrica.
(Revista Pesquisa Fapesp, junho de 2010, p. 42)

Segundo certas classificações biológicas, toda a biodiversidade poderia ser dividida em 3 domínios: Bacteria, Eukarya e Archaea. A seguir, estão listadas algumas características e exemplos de seres classificados em cada domínio.

I. Archaea: organismos unicelulares procarióticos e habitantes de ambientes extremos.
II. Bacteria: organismos unicelulares procarióticos.
III. Eukarya: inclui todos os organismos eucarióticos.

Assinale a alternativa que apresenta e justifica corretamente a classificação deLeishmania em um desses domínios.

a) Em Eukarya, pois todos os protozoários possuem núcleo celular organizado.
b) Em Bacteria, pois a capacidade de causar patologias humanas é exclusiva desse grupo.
c) Em Archaea, pois vivem em um ambiente extremo onde há excesso de água e sais minerais.
d) Em Bacteria, pois aí estão todos os seres unicelulares e com núcleo celular.
e) Em Eukarya, pois os protozoários são animais, ainda que microscópicos.

14.  (UESPI) A reorganização taxonômica dos seres vivos baseada em aspectos evolutivos e filogenéticos, proposta por Karl Woese em 1978, demonstrou a existência de três linhagens celulares conhecidas como “Domínios”. 

Sobre este assunto, é correto afirmar que:

a) Os Domínios são categorias taxonômicas acima de Reino.
b) O Domínio Archea inclui bactérias que podem causar doenças ao homem.
c) O Domínio Eukaria inclui fungos, algas azuis, protistas e vegetais.
d) O Domínio Eubacteria inclui organismos encontrados em ambientes ácidos ou hipersalinos.
e) A existência dos Domínios não alterou o sistema de classificação dos cinco Reinos proposta por Robert Wittaker 



Gabarito: 1A 2E 3B 4FVVFV 5D 6A 7E 8A 9FFFVV 10D 11E 12C 13A 14A

Dicas para turbinar o cérebro


Por que temos dificuldade em aprender, mesmo nos esforçando muito nos estudos? Como poderíamos maximizar o aprendizado? Essas perguntas são bem complicadas de responder. Entretanto, muitas cabeças iluminadas na comunidade científica têm vivido às voltas com esses questionamentos e algumas respostas surgiram com base em três aspectos da fisiologia do corpo: nutrição, atividade física e sono. Em documento publicado pela Rede Nacional de Ciência para a Educação (Rede CpE), temos preciosas informações sobre como podemos fazer um upgrade cerebral. Confira!