sexta-feira, 3 de julho de 2020

Fuvest - histologia, morfologia e fisiologia vegetal

1. A maior parte da massa de matéria orgânica de uma árvore provém de:

 

a) água do solo.

b) gás carbônico do ar.

c) gás oxigênio do ar.

d) compostos nitrogenados do solo.

e) sais minerais do solo.

 

2. Que características esperamos encontrar em uma angiosperma aquática e submersa?


a) Sistema vascular bem desenvolvido e epiderme rica em estômatos.
b) Tecidos de sustentação bem desenvolvidos e epiderme rica em estômatos.
c) Tecidos de sustentação bem desenvolvidos e sistema vascular reduzido.
d) Tecidos de sustentação e sistema vascular bem desenvolvidos.
e) Tecidos de sustentação pouco desenvolvidos e epiderme sem estômatos.

 

3. Os adubos inorgânicos industrializados, conhecidos pela sigla NPK, contêm sais de três elementos químicos: nitrogênio, fósforo e potássio. Qual das alternativas indica as principais razões pelas quais esses elementos são indispensáveis à vida de uma planta?

 


























4. Enquanto a clonagem de animais é um evento relativamente recente no mundo científico, a clonagem de plantas vem ocorrendo já há algumas décadas com relativo sucesso. Células são retiradas de uma planta-mãe e, posteriormente, são cultivadas em meio de cultura, dando origem a uma planta inteira, com genoma idêntico ao da planta-mãe. Para que o processo tenha maior chance de êxito, deve-se retirar as células:

 

a) Do ápice do caule.

b) Da zona de pelos absorventes da raiz.

c) Do parênquima dos cotilédones.

d) Do tecido condutor em estrutura primária.

e) Da parede interna do ovário.

 

5. A contribuição da seiva bruta para a realização da fotossíntese nas plantas vasculares é a de fornecer

 

a) glicídios como fonte de carbono.

b) água como fonte de hidrogênio.

c) ATP como fonte de energia.

d) vitaminas como coenzimas.

e) sais minerais para captação de oxigênio.

 

6. Em determinada condição de luminosidade (ponto de compensação fótico), uma planta devolve para o ambiente, na forma de gás carbônico, a mesma quantidade de carbono que fixa, na forma de carboidrato, durante a fotossíntese. Se o ponto de compensação fótico é mantido por certo tempo, a planta

 

a) morre rapidamente, pois não consegue o suprimento energético de que necessita.

b) continua crescendo, pois mantém a capacidade de retirar água e alimento do solo.

c) continua crescendo, pois mantém a capacidade de armazenar o alimento que sintetiza.

d) continua viva, mas não cresce, pois consome todo o alimento que produz.

e) continua viva, mas não cresce, pois perde a capacidade de retirar do solo os nutrientes de que necessita.

 

7. As variações na concentração de gás carbônico (CO2) em um ambiente podem ser detectadas por meio de soluções indicadoras de pH. Uma dessas soluções foi distribuída em três tubos de ensaio que foram, em seguida, hermeticamente vedados com rolhas de borracha. Cada rolha tinha presa a ela uma folha recém tirada de uma planta, como mostrado no esquema.


Os tubos foram identificados por letras (A, B e C) e colocados a diferentes distâncias de uma mesma fonte de luz. Após algum tempo, a cor da solução no tubo A continuou rósea como de início. No tubo B, ela ficou amarela, indicando aumento da concentração de CO2 no ambiente. Já no tubo C, a solução tornou-se arroxeada, indicando diminuição da concentração de CO2 no ambiente.

 Esses resultados permitem concluir que a posição dos tubos em relação à fonte de luz, do mais próximo para o mais distante, foi

 

a) A, B e C.

b) A, C e B.

c) B, A e C.

d) B, C e A.

e) C, A e B.

 

8. Observando plantas de milho, com folhas amareladas, um estudante de agronomia considerou que essa aparência poderia ser devida à deficiência mineral do solo. Sabendo que a clorofila contém magnésio, ele formulou a seguinte hipótese: “As folhas amareladas aparecem quando há deficiência de sais de magnésio no solo”. Qual das alternativas descreve um experimento correto para testar tal hipótese?

 

a) Fornecimento de sais de magnésio ao solo em que as plantas estão crescendo e observação dos resultados alguns dias depois.

b) Fornecimento de uma mistura de diversos sais minerais, inclusive sais de magnésio, ao solo em que as plantas estão crescendo e observação dos resultados dias depois.

c) Cultivo de um novo lote de plantas, em solo suplementado com uma mistura completa de sais minerais, incluindo sais de magnésio.

d) Cultivo de novos lotes de plantas, fornecendo à metade deles, mistura completa de sais minerais, inclusive sais de magnésio, e à outra metade, apenas sais de magnésio.

e) Cultivo de novos lotes de plantas, fornecendo à metade deles mistura completa de sais minerais, inclusive sais de magnésio, e à outra metade, uma mistura com os mesmos sais, menos os de magnésio.

 9. Existe um produto que, aplicado nas folhas das plantas, promove o fechamento dos estômatos, diminuindo a perda de água. Como consequência imediata do fechamento dos estômatos,

 

I. o transporte de seiva bruta é prejudicado.

II. a planta deixa de absorver a luz.

III. a entrada de ar atmosférico e a saída de CO2 são prejudicadas.

IV. a planta deixa de respirar e de fazer fotossíntese.

 

Estão corretas apenas as afirmativas:

 

a) I e II.

b) I e III.

c) I e IV.

d) II e III.

e) III e IV

 

10.

Fonte: http://www2.uol.com.br/niquel/bau.shtml. Acessado em 25/08/2009.

 

Os animais que consomem as folhas de um livro alimentam-se da celulose contida no papel. Em uma planta, a celulose é encontrada


a) armazenada no vacúolo presente no citoplasma.
b) em todos os órgãos, como componente da parede celular.
c) apenas nas folhas, associada ao parênquima.
d) apenas nos órgãos de reserva, como caule e raiz.
e) apenas nos tecidos condutores do xilema e do floema.

 

11. A prática conhecida como Anel de Malpighi consiste na retirada de um anel contendo alguns tecidos do caule ou dos ramos de uma angiosperma. Essa prática leva à morte da planta nas seguintes condições:

 









12. As moléculas de glicídios produzidas a partir da fotossíntese são utilizadas no local da produção ou transportadas, pelo floema, para utilização em outras partes da planta; são, ainda, convertidas em substância de reserva, que é armazenada.

Aponte a alternativa que, corretamente, descreve o processo de transporte e o local de armazenamento dessas substâncias na planta.

 


 












13. Muitas plantas adaptadas a ambientes terrestres secos e com alta intensidade luminosa apresentam folhas

a) pequenas com estômatos concentrados na parte inferior, muitos tricomas claros, cutícula impermeável e parênquima aquífero.

b) grandes com estômatos concentrados na parte inferior, poucos tricomas claros, cutícula impermeável e parênquima aerífero.

c) pequenas com estômatos concentrados na parte superior, ausência de tricomas, cera sobre a epiderme foliar e parênquima aquífero.

d) grandes com estômatos igualmente distribuídos em ambas as partes, ausência de tricomas, ausência de cera sobre a epiderme foliar e parênquima aerífero.

e) pequenas com estômatos concentrados na parte superior, muitos tricomas claros, cera sobre a epiderme foliar e parênquima aerífero.

 



Gabarito:

1B, 2E, 3C, 4A, 5B, 6D, 7E, 8E, 9B, 10B, 11A, 12C, 13A

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário