1) (UFPB) O
documentário fóssil, a anatomia comparada e a semelhança entre as proteínas de
diferentes seres vivos constituem fortes evidências a favor da(o)
a) teoria de Lamark.
b) teoria
evolucionista.
c) fixismo.
d) darwinismo.
e) seleção natural.
2)
Assinale a opção que se refere à principal contribuição de Charles Darwin à
teoria da evolução.
a)
Existe em todos os organismos um impulso interior para a perfeição.
b)
A vida é gerada contínua e espontaneamente de forma muito simples.
c)
Todos os organismos têm capacidade de adaptar-se ao ambiente.
d)
Os caracteres adquiridos transformam-se em hereditários.
e)
A seleção natural atua como uma das principais forças envolvidas nas mudanças
evolutivas.
3)
Considere as duas afirmativas a seguir:
I.
O rato-do-deserto vive no deserto porque seu organismo está fisiologicamente
adaptado para grande economia de água.
II.
O rato-do-deserto tem seu organismo fisiologicamente adaptado para grande
economia de água porque vive no deserto.
Assinale
a afirmativa que Lamarck defenderia, e o argumento que utilizaria:
a)
I, baseado nas variações favoráveis que a espécie apresenta em relação ao seu
tipo de habitat.
b)
II, baseado na necessidade de adaptação a uma característica do habitat.
c)
I, baseado na seleção natural representada pelas condições do meio.
d)
II, baseado na observação de que os indivíduos que mais se reproduzem naquele
habitat são os mais aptos a sobreviver nele.
e)
tanto I, quanto II, levando em consideração a seleção natural e a herança de
caracteres adquiridos.
4) Os fósseis são o
testemunho concreto da transformação das espécies no tempo. Algumas espécies
desapareceram e outras, suas descendentes, se desenvolveram em tempos
subseqüentes. Este fenômeno é chamado evolução. Acerca do tema, assinale o que
for correto.
01) As idéias
fixistas começaram a ser questionadas no século XVIII, depois dos avanços da
geologia. Nesse século, na Inglaterra, o desenvolvimento industrial havia
estimulado a pesquisa e a extração de minérios. Com a construção de canais,
estradas e minas, inúmeros achados fósseis foram escavados.
02) A maneira de
conceber as espécies, fixas e imutáveis, foi definida como fixismo por Stanley
Miller. Como os fixistas se referem com freqüência à tradição da Bíblia, ao
fixismo associa-se o criacionismo.
04) Os biólogos
costumam organizar as relações de parentesco entre espécies mais ou menos
estreitas em um esquema ramificado chamado árvore genealógica. Os organismos
atualmente vivos encontram-se na parte superior dos ramos de árvore, todos no
mesmo nível. Os ramos que terminam mais abaixo representam espécies extintas
que não deixaram descendentes.
08) Charles Darwin,
estimulado pela coleta e estudo dos seres vivos e fósseis que realizara durante
uma viagem ao redor do mundo, publicou o livro A origem das espécies, no qual
expôs a sua teoria da evolução. Em poucas palavras ela afirma que "as
espécies atuais descendem de outras que viveram no passado e com as quais estão
aparentados por ancestrais comuns."
16) Um exemplo
impressionante de fóssil é o do Archaeopteryx, uma ave muito primitiva. Esse animal,
já extinto, tinha asas e penas como as aves atuais, mas também possuía um rabo
como o de um lagarto, porém recoberto de penas e um bico com dentes de um
réptil. Ele comprovou a ligação entre os répteis e as aves.
5) As semelhanças
encontradas entre dois animais aquáticos como o golfinho e o tubarão indicam
evolução
a) convergente, pois
esses animais são filogeneticamente distantes e apresentam adaptações
semelhantes.
b) divergente, pois
esses animais apresentam homologias indicadoras de parentesco.
c) convergente, pois
esses animais apresentam homologias indicadoras de parentesco.
d) divergente, pois
esses animais apresentam analogias indicadoras de parentesco.
e) convergente, pois
esses animais são filogeneticamente próximos e apresentam adaptações semelhantes.
f) divergente, pois
esses animais são filogeneticamente próximos e apresentam adaptações
semelhantes
6) (UFPB) Observe a
figura ao lado, que representa o processo de evolução de um grupo de pássaros.
Cada retângulo com linha contínua representa uma área geográfica e cada
retângulo tracejado representa uma
espécie (identificada na figura pelas letras A, B, C, D,
E, F ou G). A figura é inspirada na hipótese de relações
filogenéticas de um grupo de aves do arquipélago de Galápagos, documentada por
Charles Darwin.
Considerando a figura e as informações apresentadas,
identifique com V a(s) proposição(ões) verdadeira(s) e com F,
a(s) falsa(s).
(
) O processo de separação geográfica das espécies B e C, a
partir da espécie A, é denominado cladogênese.
(
) As mudanças observadas na forma dos indivíduos das espécies B (entre
T2 e T3), C (entre T2 e T5) e
D (entre T4 e T5) são
o resultado de um processo denominado anagênese.
(
) O processo de especiação sofrido pelas espécies B e C é
denominado especiação simpátrica.
(
) A espécie A é denominada ancestral comum das espécies D,
F, G e C.
(
) O processo de especiação que deu origem às espécies F e G é
denominado especiação alopátrica.
A seqüência correta
é:
a) VVFVF d) FVVVF
b) FFVVF
e) VVFVV
c) VFVFV f) FVVFF
7) (UFPB) Com base
nos conhecimentos atuais da teoria da evolução, é correto afirmar-se que
a) ao longo das
gerações, o uso de determinadas partes de um organismo provoca o seu
desenvolvimento, e o desuso faz com que estas se atrofiem.
b) características
adquiridas por um organismo, durante a sua existência, são transmitidas aos
seus descendentes.
c) o único fator que
aumenta a variabilidade genética dos indivíduos é a mutação.
d) o isolamento
geográfico de populações é um dos mecanismos mais freqüentes na formação de
novas espécies.
e) a seleção natural
tende a aumentar a variabilidade genética das populações, favorecendo o
aparecimento de novas características.
8) Sobre o conceito
de especiação, é correto afirmar que:
(01) As espécies de
tentilhões descobertos por Darwin nas Ilhas Galápagos surgiram por
especiação simpátrica.
(02) A especiação alopátrica envolve isolamento geográfico, diversificação gênica e isolamento reprodutivo.
(04) Todos os indivíduos pertencentes à mesma espécie compartilham de um patrimônio gênico característico e por isso possuem um conjunto básico de características morfológicas e funcionais.
(08) A especiação alopátrica ocorre quando uma população torna-se geograficamente separada do restante da espécie e subseqüentemente evolui por seleção natural ou deriva gênica.
(16) A especiação pode ocorrer após um longo período de separação geográfica de duas populações da mesma espécie.
(02) A especiação alopátrica envolve isolamento geográfico, diversificação gênica e isolamento reprodutivo.
(04) Todos os indivíduos pertencentes à mesma espécie compartilham de um patrimônio gênico característico e por isso possuem um conjunto básico de características morfológicas e funcionais.
(08) A especiação alopátrica ocorre quando uma população torna-se geograficamente separada do restante da espécie e subseqüentemente evolui por seleção natural ou deriva gênica.
(16) A especiação pode ocorrer após um longo período de separação geográfica de duas populações da mesma espécie.
9)
A figura ilustra uma técnica em que se analisa a seqüência de nucleotídeos em
uma molécula de DNA, extraída de leucócitos de uma paciente portadora do gene
BRCA1.
Com
base na análise do teste laboratorial, nos seus resultados e possíveis
aplicações, pode-se afirmar:
01. Trata-se de um teste genético capaz de detectar
eventos mutacionais.
02. A singular complementaridade de bases do DNA
permite a identificação de mensagens genéticas, antes de sua expressão.
04. A alteração genética detectada no gene BRCA1
caracteriza-se como uma deleção.
08. A proteína codificada pelo gene alterado
apresenta, em sua estrutura, a substituição de um único aminoácido.
16. O teste especifica um processo para obtenção
de um medicamento quimioterápico eficiente para a cura de câncer de mama.
10) Considere um
segmento de DNA com seqüência de bases indicadas a seguir:
TTA TCG
GGA CCG ATC ATC GTA
A alteração mais
drástica que esta molécula pode sofrer é a:
a) supressão da
segunda base nitrogenada.
b) substituição das
três primeiras bases nitrogenadas por outras.
c) supressão das
três primeiras bases nitrogenadas.
d) inclusão de mais
três bases nitrogenadas no final da molécula.
e) substituição da
quarta base nitrogenada por outra.
11) A Síndrome de
Down, uma aneuploidia autossômica, caracteriza-se pela trissomia do cromossomo
21 e decorre do(a)
a) erro de disjunção
do cromossomo 21 durante a formação dos gametas.
b) fecundação de um
gameta feminino diploide por um gameta masculino haploide.
c) senilidade dos
ovócitos em mulheres com idade a partir dos 35 anos.
d) fato de as
células autossômicas dos portadores terem 46 cromossomos.
12) Num dado
organismo, foram encontradas células somáticas normais com seis cromossomos (I)
e células aberrantes (II e III) cujos cariótipos estão esquematizados a seguir.
As aberrações
cromossômicas dos cariótipos II e III são, respectivamente, do tipo
a) monossomia e
trissomia.
b) nulissomia e
poliploidia.
c) monossomia e
poliploidia.
d) nulissomia e
monossomia.
e) nulissomia e
trissomia.
Considere as
informações abaixo e responda as duas próximas questões:
GENÓTIPO
|
NÚMERO
DE INDIVÍDUOS
|
CARACTERÍSTICA
|
AA
|
8000
|
NORMAL
|
Aa
|
10000
|
NORMAL
|
aa
|
2000
|
ALBINO
|
13)
A frequência do gene A nesta população é de:
a)
75%
b)
90%
c)
50%
d)
35%
e)
65%
14)
A frequência de indivíduos albinos nessa população é de:
a)
0,1%
b)
20%
c)
10%
d)
0,2%
e)
0,01%
15)
(UEPA) De Thomas Malthus, estudioso da demografia, Darwin adotou uma ideia
crucial: nem todos os indivíduos que nascem conseguem sobreviver e
reproduzir, em função das limitações de alimento e espaço. Malthus
preocupava-se com as sociedades humanas, mas Darwin estendeu o conceito para
todas, as espécies.
(Adaptado
de Revista National Geographic Brasil, novembro/2004, David Quammen)
O trecho
em destaque relaciona uma série de processos ecológicos presentes nos
mecanismos de sobrevivência e reprodução dos seres vivos, num determinado
ambiente. Nesse sentido:
I.
A superabundância de filhotes numa população dá origem à competição
intraespecífica.
II.
A competição tem uma função importante na regulação populacional.
III.
As populações tendem a crescer num determinado potencial, influenciadas por
forças ambientais, bióticas e abióticas.
IV.
As espécies possuem etapas de desenvolvimento reguladas por taxas de natalidade
e mortalidade, sujeitas a alterações de fatores ambientais.
De
acordo com as afirmativas acima, a alternativa correta é:
a) III.
b) I e II.
c) I e IV.
d) II, III e IV.
e) I, II, III e IV.
16)
(UEM) Identifique o que for correto sobre a evolução biológica das espécies.
I
II
0
0 – As mutações não ocorrem para adaptar o indivíduo ao ambiente, elas podem
ocorrer por acaso e serem mantidas ou eliminadas.
1
1 – No mimetismo, uma ou mais características corporais se assemelham ao
ambiente, dificultando a localização do organismo pelas demais espécies com as
quais convive.
2
2 – Estruturas análogas são aquelas que derivam de estruturas presentes em um
mesmo grupo ancestral comum, refletindo, portanto, parentesco evolutivo.
3
3 – A ação da seleção natural aumenta a variabilidade genética de uma
população.
4
4 – Estruturas que desempenham função similar, mas têm origem embrionária e
estrutura anatômica diferentes são produzidas por um processo de divergência
adaptativa.
17) (UECE)
Asas de aves e asas de insetos possuem origem embrionária diferentes e exercem
a mesma função. Portanto, são consideradas órgãos:
a)
Vestigiais.
b)
Análogos.
c)
Homólogos.
d)
Miméticos.
18) (UEPA) “O
sequenciamento do genoma do camundongo revelou cerca de 30 mil genes, 99% dos
quais possuíam equivalentes diretos em seres humanos.”
(Revista
National Geographic, novembro/2004, por David Quammen)
As
semelhanças entre os genes humanos e os do camundongo revelam:
a)
Outro tipo de evidência de um processo evolutivo, as homologias, como aquela
entre mãos e patas com cinco dedos.
b)
Mecanismos de evolução convergente, influenciados por pressões do ambiente.
c)
Inúmeros cruzamentos entre camundongos e humanos, promovendo a recombinação
gênica.
d)
Evidências que não caracterizam ancestralidade comum entre os vertebrados
citados.
e)
Populações de camundongos que surgiram de populações humanas.
19)
(FGV) A RESPEITO DA TENDÊNCIA DAS ESPÉCIES EM FORMAR VARIEDADES EDA PERPETUAÇÃO
DAS VARIEDADES E ESPÉCIES POR MEIOS NATURAIS DE SELEÇÃO.
Assim
começava a leitura dos trabalhos de Charles Darwin e Alfred Russel Wallace, há
150 anos, na noite de 1o de julho de 1858, em uma reunião da Sociedade
Lineana, em Londres.
Desde
então, muito se pesquisou sobre os mecanismos evolutivos e estabeleceu-se que a
sequência de eventos que explica a mudança evolutiva da população é:
a)
Alteração do fenótipo → mutação → alteração do
genótipo → seleção.
b)
Mutação → variabilidade
de genótipos → variabilidade
de fenótipos → seleção.
c)
Seleção → alteração do
fenótipo → produção de
novos alelos → mutação.
d)
Variabilidade de fenótipos → variabilidade
de genótipos → mutação → seleção.
e)
Variabilidade de fenótipos → produção
de novos alelos → seleção → mutação.
20)
(UFTM) Algumas espécies de aves, como os patos, apresentam os pés
palmados, nos quais os dedos estão interligados por uma membrana, o que lhes
facilita a locomoção na água. De acordo com a teoria da evolução de Darwin, nas
populações ancestrais desses animais, alguns indivíduos:
a)
Foram condicionados a desenvolver essas estruturas para sobreviver, e foram
favorecidos pela seleção natural.
b)
Foram estimulados a sofrer mutações que resultassem na formação de membranas,
estas lhes favoreceram no ambiente aquático, com isso permitindo a propagação
dessa característica.
c)
Nasceram com primórdios de membranas interdigitais, as quais lhes favoreceram
no ambiente aquático, e nas gerações seguintes, conseguiram sobreviver sob
pressão seletiva.
d)
Sobreviveram graças à ocorrência de mutações direcionadas pelo esforço repetitivo
na água.
e)
Tiveram a sorte de desenvolver membranas interdigitais, devido à ocorrência de
mutações induzidas pelo meio aquático.
21)
(UFV) Considere as afirmativas abaixo, que apresentam conceitos relacionados ao
processo evolutivo.
1.
Denomina-se “seleção estabilizadora” o processo de seleção natural que reforça
a tendência de favorecer a média dos indivíduos bem adaptados às condições
ambientais, selecionando negativamente indivíduos que apresentam
características extremas.
2.
Quando uma população consegue se ajustar às mudanças ambientais ao longo de
sucessivas gerações, transformando alguma característica do conjunto de
indivíduos da população, considera-se que houve “adaptação evolutiva”.
3.
Fala-se em “seleção direcional” quando ocorrem mudanças ambientais e um
fenótipo antes desfavorável ou indiferente passa a ser favorecido, como pode
ocorrer na seleção de linhagens de insetos resistentes a determinados
inseticidas.
4.
“Seleção disruptiva” é aquela que favorece os indivíduos portadores de
características extremas, em relação a uma curva normal, enquanto os indivíduos
médios levam desvantagem, o que conduz à diversificação da população.
Está
correto o que se afirma em:
a) 1, 2, 3 e 4.
b) 1 e 4,
apenas.
c) 1 e 3,
apenas.
d) 2 e 4,
apenas.
e) 1, 2 e 4,
apenas.
22)
(UFPR) O gráfico abaixo apresenta a variação da população de uma espécie de
inseto considerada praga numa cultura. As setas indicam a aplicação de
agrotóxico contra o inseto, sendo que a espessura da seta indica a quantidade
de agrotóxico usada.
Sobre
o comportamento da população de insetos e o uso de agrotóxico representados
nesse gráfico, assinale a alternativa correta.
a)
A primeira aplicação de agrotóxico não levou a uma imediata alteração da
densidade de pragas, por isso houve nova aplicação de agrotóxico.
b)
A terceira aplicação só teve sucesso na diminuição da praga porque a dose de
inseticida foi maior que as duas primeiras.
c)
A magnificação trófica no ecossistema está assegurada, pois a praga só será
controlada com doses maiores de agrotóxico.
d)
As aves que se alimentam de insetos mortos por agrotóxicos sofrem maior efeito
do agrotóxico do que o predador dessas aves.
e)
Na terceira aplicação, o agricultor resolveu aplicar maior quantidade de
inseticida em função da segunda não ter surtido o efeito desejado, pois
restaram os insetos resistentes àquela quantidade de inseticida.
23)
(CEFET-SP) A filogenia de alguns animais é baseada nas diferenças entre as
sequências dos aminoácidos na molécula da proteína citocromo C. O citocromo C é
uma proteína presente em todos os seres vivos que fazem respiração aeróbica,
sendo constituída por 104 aminoácidos encadeados. O percentual de cada tipo de
aminoácido presente nessa proteína varia nas diferentes espécies de organismos
e está relacionada com a proximidade evolutiva entre as espécies.
Essa
filogenia é coerente com a que foi obtida através do estudo dos fósseis. Pela
análise da filogenia são feitas quatro afirmativas.
I.
A proteína citocromo C do homem e a do macaco indica que eles são
evolutivamente, parentes próximos.
II.
O atum é evolutivamente mais parente do homem do que o canguru.
III.
O pombo é evolutivamente mais parente do pato do que o porco.
IV.
Todos os vertebrados tiveram um ancestral comum.
Em
relação às frases, pode-se afirmar que:
a)
Apenas I, II e IV são verdadeiras.
b)
Apenas I, III e IV são verdadeiras.
c)
Apenas II e III são verdadeiras.
d)
Apenas III e IV são verdadeiras.
e) I, II, III e IV são
verdadeiras.
24) (UNEMAT)
I.
O ambiente provoca modificações no fenótipo, que não são transmitidas à
descendência e, por isso, participam do processo evolutivo.
II.
As consequências de mutações somáticas não são importantes em termos de
evolução, já que não são transmitidas aos seus descendentes.
III.
A mutação gênica faz surgir genes que não existiam em nossos ancestrais.
IV.
Por meio das migrações é estabelecido um fluxo gênico que tende a diminuir as
diferenças genéticas entre as populações da mesma espécie.
Analisando
as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
a)
Somente I, II e III são corretas.
b)
Somente I, II e IV são corretas.
c)
Somente II, III e IV são corretas.
d)
Somente II e III são corretas.
e)
Somente II e IV são corretas.
25)
(UFPB) O quadro, a seguir, apresenta duas colunas: a primeira contém frases
incompletas relativas à Teoria Moderna da Evolução, e a segunda apresenta
duas opções de complemento para cada frase. Complete-as corretamente:
1ª
Coluna
|
2ª
Coluna
|
|
I
|
Uma
importante consequência do fenômeno de mutação é a…
|
1.
limitação da diversidade biológica.
2.
criação de novas variantes de seres vivos.
|
II
|
A
variabilidade genética é gerada pela…
|
3.
mutação gênica e pela recombinação gênica.
4.
seleção natural.
|
III
|
A
força responsável pelo direcionamento do processo evolutivo é a…
|
5. recombinação
gênica.
6.
seleção natural.
|
As
frases I, II e III são complementadas,
respectivamente, pelas opções identificadas pelos números:
a) 1, 4, 5.
b) 2, 3, 6.
c) 2, 3, 5.
d) 1,
3, 5.
e) 1, 4, 6.
26)
(FCC) Em certa população, as frequências dos alelos que determinam os grupos
sanguíneos do sistema ABO são as seguintes: i = 0,5; IA =
0,3; IB = 0,2. Para se determinar esses valores, analisaram-se os
tipos sanguíneos de uma amostra constituída por 303.000 pessoas. A
frequência de indivíduos de sangue AB e de sangue O nessa
amostra foram, respectivamente:
a) 0,06 e 0,25.
b) 0,06 e 0,5.
c) 0,12 e 0,25.
d) 0,12 e 0,5.
e)
Nenhuma das anteriores.
27)
Uma população em equilíbrio é constituída de 500 indivíduos, dos
quais 45apresentam um fenótipo determinado por gene recessivo. Com base
nesses dados é incorreto afirmar-se que:
a)
A frequência de indivíduos com fenótipo dominante é 91%.
b)
Os heterozigotos representam 42% da população.
c)
O gene dominante é mais frequente que o recessivo.
d) 30% dos
gametas produzidos carregam o alelo recessivo.
e)
Cerca de 10% da população é homozigota.
28) (UFF)
Em 1908 Hardy (matemático inglês) e Weinberg (médico alemão) publicaram o
teorema fundamental da genética de populações, conhecido como Equilíbrio de
Hardy-Weinberg. Para se aplicar este princípio, a população deve ser de
tamanho:
a)
Aleatório, visto que não influencia para a aplicação do teorema, já que a probabilidade
dos cruzamentos depende de processos migratórios que ocorrem naturalmente nas
populações.
b)
Pequeno, de modo que possam ocorrer cruzamentos de forma experimental, de
acordo com as leis de Mendel, ou seja, os cruzamentos entre indivíduos de diferentes
genótipos devem acontecer sempre a partir de alelos heterozigotos.
c)
Muito grande, para que possam ocorrer cruzamentos seletivos, de acordo com a
teoria evolutiva, ou seja, os efeitos da seleção natural a partir de mutações
ao acaso devem ser considerados.
d)
Pequeno, de modo que possam ocorrer cruzamentos entre os organismos mutantes,
de acordo com as leis das probabilidades, ou seja, novas características devem
ser introduzidas de forma controlada na população.
e)
Muito grande, de modo que possam ocorrer todos os tipos de cruzamentos
possíveis, de acordo com as leis das probabilidades, ou seja, os cruzamentos
entre indivíduos de diferentes genótipos devem acontecer completamente ao
acaso.
29) (UNIRIO)
A característica de ter covinha nas bochechas é determinada por um par de
genes, seguindo a primeira lei mendeliana. Imagine que, numa população de 500
indivíduos, 84% das pessoas possuam covinhas (CC e Cc).
Admitindo que essa população esteja em equilíbrio de Hardy-Weinberg, determine,
respectivamente, qual é a frequência do gene “c” e qual é o número esperado de
heterozigotos nessa população.
a) 0,4 e 420 indivíduos.
b) 0,16 e 180 indivíduos.
c) 0,6 e 240 indivíduos.
d) 0,4 e 240 indivíduos.
e) 0,6 e 180 indivíduos.
30) (UFGD)
Considerando as populações, a seguir, que têm os genótipos mostrados no quadro,
quais delas encontram-se em equilíbrio Hardy-Weinberg?
Populações
|
AA
|
Aa
|
aa
|
1
|
1,0
|
0,0
|
0,0
|
2
|
0,0
|
1,0
|
0,25
|
3
|
0,0
|
0,0
|
1,0
|
4
|
0,5
|
0,25
|
0,25
|
5
|
0,25
|
0,25
|
0,5
|
a)
As populações 1, 3, 4 e 5 estão em equilíbrio.
b)
As populações 2, 4 e 5 estão em equilíbrio.
c)
Apenas as populações 1 e 3 estão em equilíbrio.
d)
Apenas as populações 4 e 5 estão em equilíbrio.
e)
Nenhuma das populações está em equilíbrio.
Gabarito:
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
B
|
E
|
B
|
VFVVV
|
A
|
A
|
D
|
FVVVV
|
VVVFF
|
A
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
20
|
A
|
A
|
E
|
C
|
E
|
VFFFF
|
B
|
A
|
B
|
C
|
21
|
22
|
23
|
24
|
25
|
26
|
27
|
28
|
29
|
30
|
A
|
E
|
B
|
C
|
B
|
C
|
E
|
E
|
D
|
E
|
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