terça-feira, 18 de março de 2014

Lista 2 sobre ecologia

Ciclos biogeoquímicos e sucessão ecológica

1. (Unifesp) Observe a figura, que se refere ao ciclo da água em escala

(Valores entre parênteses expressos em bilhões de bilhões de gramas [1018] e bilhões de bilhões de gramas por ano. Modificado de R. G. Barry & R. J. Chorley. Atmosphere, Weather and Climate, 1970.)
Pela análise da figura, pode-se concluir que a quantidade de água que evapora por ano da superfície da Terra para a atmosfera .................... a quantidade precipitada. A energia .................... pela água promove sua evaporação. Posteriormente, a condensação do vapor formado .................... a energia potencial da água na forma de calor. A .................... e não a .................... determina o fluxo de água através do ecossistema.

Nesse texto, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por

(A) ... supera ... absorvida ... absorve ... precipitação ... evaporação
(B) ... supera ... liberada ... libera ... evaporação ... precipitação
(C) ... iguala ... liberada ... absorve ... precipitação ... evaporação
(D) ... iguala ... liberada ... libera ... precipitação ... evaporação
(E) ... iguala ... absorvida ... libera ... evaporação ... precipitação

2. (UFPB) Os elementos químicos são retirados do ambiente e utilizados pelos seres vivos, sendo novamente devolvidos à natureza. Nesses processos, chamados de ciclos biogeoquímicos, a matéria circula entre os componentes bióticos e abióticos dos ecossistemas. Os esquemas abaixo mostram dois ciclos importantes.

Os esquemas A e B representam, respectivamente, os ciclos do

a) oxigênio e nitrogênio.                       d) oxigênio e carbono.
b) nitrogênio e carbono.                       e) carbono e nitrogênio.
c) carbono e oxigênio.

3) (UFV) Contrariando a sua fama de vilãs, como causadoras de doenças nos seres vivos, muitas bactérias se relacionam com a natureza como agentes importantes nos ciclos biogeoquímicos.

No ciclo do nitrogênio, as bactérias nitrificantes convertem:

a) amônia em nitrato.
b) amônia em aminoácidos.
c) nitrogênio atmosférico em amônia.
d) nitrato em nitrogênio.
e) aminoácidos em amônia.

4) (PUC-RJ) Entre outros processos, o reflorestamento contribui para a diminuição do efeito estufa, ao promover o(a):

a) aumento da fixação do carbono durante a fotossíntese.
b) aumento da respiração durante o crescimento das plantas.
c) aumento da liberação de gás carbônico para a atmosfera.
d) utilização do metano atmosférico durante a fotossíntese.
e) fixação de nitrogênio atmosférico por bactérias simbiontes nas raízes.

5) Sobre o ciclo do nitrogênio é correto afirmar, EXCETO:

a) O reservatório natural de nitrogênio é a atmosfera, onde existe na forma de gás nitrogênio (N2), representando cerca de 78% do ar.
b) Na natureza, são poucos os seres vivos que promovem a fixação biológica do N2. Os organismos que fixam gás nitrogênio são certas cianobactérias e bactérias.
c) A ação conjunta das bactérias nitrosas e nítricas permite a transformação da amônia em nitratos, através do processo denominado amonização.
d) As bactérias desnitrificantes são responsáveis pela transformação dos nitratos em N2.
e) As bactérias do gênero Rhizobium, que vivem associadas às raízes de plantas leguminosas, são as mais importantes fixadoras biológicas do N2.


6) (UFPB) O esquema a seguir corresponde ao ciclo do elemento químico com maior concentração entre os gases atmosféricos. Os números 1, 2 e 3 indicam os organismos que participam desse ciclo.

Com base no esquema, identifique as afirmativas corretas:

I. O elemento químico cujo ciclo está representado no esquema é o carbono.
II. O organismo 1 corresponde às bactérias.
III. O organismo 2 não utiliza O2 em sua respiração.
IV. O organismo 3 está representado pelos animais e o 2, pelos vegetais.
V. O elemento químico do ciclo representado está presente nas moléculas de proteínas e ácidos nucléicos.

7)  (ENEM) O sol participa do ciclo da água, pois além de aquecer a superfície da Terra dando origem aos ventos, provoca a evaporação da água dos rios, lagos e mares. O vapor da água, ao se resfriar, condensa em minúsculas gotinhas, que se agrupam formando as nuvens, neblinas ou névoas úmidas. As nuvens podem ser levadas pelos ventos de uma região para outra. Com a condensação e, em seguida, a chuva, a água volta à superfície da Terra, caindo sobre o solo, rios, lagos e mares. Parte dessa água evapora retornando à atmosfera, outra parte escoa superficialmente ou infiltra-se no solo, indo alimentar rios e lagos. Esse processo é chamado de ciclo da água.

Considere, então, as seguintes afirmativas:

I. a evaporação é maior nos continentes, uma vez que o aquecimento ali é maior do que nos oceanos.
II. a vegetação participa do ciclo hidrológico por meio da transpiração.
III. o ciclo hidrológico condiciona processos que ocorrem na litosfera, na atmosfera e na biosfera.
IV. a energia gravitacional movimenta a água dentro do seu ciclo.
V. o ciclo hidrológico é passível de sofrer interferência humana, podendo apresentar desequilíbrios.

(A) somente a afirmativa III está correta.
(B) somente as afirmativas III e IV estão corretas
(C) somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
(D) somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
(E) todas as afirmativas estão corretas.

8) (ENEM) A construção de grandes projetos hidroelétricos também deve ser analisada do ponto de vista do regime das águas e de seu ciclo na região. Em relação ao ciclo da água, pode-se argumentar que a construção de grandes represas

(A) não causa impactos na região, uma vez que a quantidade total de água da Terra permanece constante.
(B) não causa impactos na região, uma vez que a água que alimenta a represa prossegue depois rio abaixo com a mesma vazão e velocidade.
(C) aumenta a velocidade dos rios, acelerando o ciclo da água na região.
(D) aumenta a evaporação na região da represa, acompanhada também por um aumento local da umidade relativa do ar.
(E) diminui a quantidade de água disponível para a realização do ciclo da água.

9) (UEPG) Sabe-se que os organismos estão constantemente retirando da natureza os elementos químicos de que necessitam. No entanto, de uma forma ou de outra, esses elementos acabam sempre voltando ao ambiente. O processo contínuo de retirada e devolução de elementos químicos à natureza constitui os chamados ciclos biogeoquímicos. A respeito deste tema, assinale o que for correto.

01) O nitrogênio é um elemento químico fundamental para o ser vivo, pois entra na constituição das proteínas e dos ácidos nucléicos, entre outros. 78% da atmosfera é constituída de nitrogênio, que também aparece dissolvido na água e no solo, podendo ser absorvido por vegetais ou ingeridos direta ou indiretamente pelos animais, participando da formação de seu corpo.
02) As cadeias de carbono são fabricadas pelos seres vivos autotróficos através da fotossíntese, a partir do gás carbônico do ambiente. Representando cerca de 0,035% dos gases da atmosfera, é encontrado, em proporção semelhante, dissolvido na água.
04) Da mesma maneira que o ciclo do cálcio, o ciclo do fósforo não tem envolvimento da atmosfera, ao contrário dos ciclos da água, do carbono, do oxigênio e do nitrogênio. O fósforo aparece principalmente no solo, na forma de fosfato, obtido com a dissolução das rochas. A maioria dos seres vivos não pode utilizar diretamente suas reservas. A fixação desse elemento deve ocorrer pela ação de bactérias existentes nas raízes das plantas leguminosas.
08) Ainda que o ecossistema necessite da energia fornecida pelo Sol, essa perpétua reciclagem de elementos como o carbono, o nitrogênio, o oxigênio e outros, confere uma certa autossuficiência à biosfera, permitindo a manutenção da vida ao longo dos tempos.
16) Encontramos átomos de oxigênio nos mais variados compostos minerais e orgânicos, mas sua presença na forma de moléculas de oxigênio livre (O2) – a forma como é usada na respiração e na combustão – depende da fotossíntese. Nessa forma ele ocupa cerca de 20% da composição atmosférica.

10) As crescentes emissões de dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), entre outros, têm causado sérios problemas ambientais, como, por exemplo, a intensificação do efeito estufa. Estima-se que, dos 6,7 bilhões de toneladas de carbono emitidas anualmente pelas atividades humanas, cerca de 3,3 bilhões acumulam-se na atmosfera, sendo os oceanos responsáveis pela absorção de 1,5 bilhão de toneladas, enquanto quase 2 bilhões de toneladas são sequestradas pelas formações vegetais. Assim, entre as ações que contribuem para a redução do CO2 da atmosfera, estão a preservação de matas nativas, a implantação de reflorestamentos e de sistemas agroflorestais e a recuperação de áreas de matas degradadas. O papel da vegetação, no sequestro de carbono da atmosfera, é:

a) diminuir a respiração celular dos vegetais devido à grande disponibilidade de O2 nas florestas tropicais.
b) fixar o CO2 da atmosfera por meio de bactérias decompositoras do solo e absorver o carbono livre por meio das raízes das plantas.
c) converter o CO2 da atmosfera em matéria orgânica, utilizando a energia da luz solar.
d) reter o CO2 da atmosfera na forma de compostos inorgânicos, a partir de reações de oxidação em condições anaeróbicas.
e) transferir o CO2 atmosférico para as moléculas de ATP, fonte de energia para o metabolismo vegetal.

11) (UFPB) As afirmativas, a seguir, sobre os ciclos biogeoquímicos apresentam lacunas que devem ser corretamente preenchidas.
I - O processo de conversão de amônia em nitrato, denominado _____________, é o resultado da ação de dois grupos de bactérias do solo e é parte do ciclo do nitrogênio.
II - O ciclo do _____________ é o único a ocorrer apenas através da via: solo - água - organismo - organismo - solo.
III - A via de entrada do carbono no ciclo do carbono é a _____________.

As lacunas são preenchidas, respectivamente, por:

a) nitrificação / nitrogênio / fixação
b) desnitrificação / nitrogênio / alimentação
c) fosforilação / carbono / respiração
d) nitrificação / fósforo / fotossíntese
e) fosforilação / carbono / alimentação
f) desnitrificação / fósforo / fotossíntese

12. (PUC-SP) Analise as equações. Assinale a alternativa incorreta referente às equações:


a) I representa, de forma simplificada, um processo realizado por organismos clorofilados.
b) II e realizada por certos tipos de bactérias e esta relacionada com a ciclagem de nitrogênio nos ecossistemas.
c) II e realizada por animais em geral e não esta relacionada com a ciclagem de nitrogênio nos ecossistemas.
d) III representa, de forma simplificada, um processo anaeróbico realizado por certos tipos de fungos, conhecidos como leveduras.
e) I, II e III representam, de forma simplificada, processos bioquímicos relacionados com a ciclagem de elementos químicos

13. (Uel) O que acontece quando uma comunidade se torna estável, atingindo o estágio clímax?

a) Aumenta o número de mutações que podem ocorrer nas espécies.
b) Diminui a transmissão dos caracteres adquiridos entre as espécies.
c) Aumentam os efeitos causados pela seleção natural nas espécies.
d) Diminuem as modificações evolutivas nas diferentes espécies.
e) Aumenta a variabilidade genética das espécies.

14. (Ufsm) Considerando o processo de sucessão, indique se é verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmativas a seguir.

(     ) Espécies pioneiras não são capazes de modificar o ambiente, por isso acabam sendo substituídas por outras espécies de plantas e animais.
(     ) Comunidade clímax é a comunidade complexa que se estabelece no final de um processo de sucessão.
(     ) A sucessão que se estabelece em campos de cultivo abandonados é chamada de secundária.

A seqüência correta é

a) F - F - V.
b) F - V - V.
c) V - F - F.
d) F - V - F.
e) V - V - V.

15. (Unimontes) A sucessão é um fato evidente quando há um distúrbio externo em um ecossistema, como fogo ou enchente. Nessa situação, tanto o meio físico-químico como os fatores bióticos passam por várias mudanças. A figura abaixo representa as fases de uma sucessão ecológica do tipo secundária. Analise-a.



Considerando a figura acima e o assunto relacionado a ela, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

A) No estágio de clímax, a produtividade vegetal é maior que a atividade respiratória dos organismos.
B) Na fase inicial, verifica-se, na comunidade pioneira, uma grande complexidade das teias alimentares.
C) As extinções e alterações na abundância das populações ocorrem, principalmente, na fase de transição.
D) A chegada de seres colonizadores representa a etapa de maior maturidade numa determinada sucessão.

16. (Ufu) Assinale a alternativa correta.

a) A sucessão num ecossistema pode ser descrita como uma modificação em direção a uma grande diversidade e, consequentemente, a um número de nichos ecológicos muito maior.
b) A sucessão secundária é aquela que leva a comunidade ao estágio de estabilidade bem alta (epístase), capaz de pronta resposta a modificações físicas, estágio de comunidade clímax.
c) Acredita-se que a baixa estabilidade das comunidades clímax seja devida, basicamente, à sua grande diversidade de espécies. Muitas interações diferentes causam mudanças constantes na comunidade.
d) No estágio inicial, do povoamento de uma área, ou seja, na sucessão primária, diminui a reciclagem de nutrientes e da biomassa total, pois muitas gramíneas são substituídas por árvores.

17. (Uel) Considere a seqüência:

líquens ® musgos ® capim ® arbustos

Essa sequência pode representar a evolução de uma

a) população.                      d) sucessão primária.
b) comunidade.                   e) sucessão secundária.
c) sociedade em formação.

18. (Unitau) A ilustração a seguir representa os estágios de recuperação vegetal de uma área submetida à extração de areia pelo método de cava, situado num terreno na várzea do Rio Paraíba do Sul.



Os algarismos romanos representam os estágios de sucessão ecológica no local.  Pode-se considerar, como afirmativa correta:

a) No estágio I, a biomassa, a diversidade de espécies, o aproveitamento de energia e a estabilidade são superiores aos estágios II e III.
b) Nos estágios II e III, a energia que entra na comunidade é apenas parcialmente aproveitada, a produção de biomassa e a estabilidade da comunidade são inferiores ao estágio I.
c) O estágio II, por apresentar uma maior diversidade de espécies, ser mais eficiente energeticamente e ter uma constância na produção de biomassa, é denominado de comunidade clímax.
d) No estágio III, a produção de biomassa, a diversidade de espécies, o aproveitamento de energia das comunidades são superiores aos estágios I e II.
e) Nos estágios I e II, a biomassa, a estabilidade, a diversidade de espécies e o aproveitamento de energia que entra nessas comunidades, são superiores ao estágio III.

19. (Fatec) Vários eventos caracterizam a evolução de uma comunidade biológica durante uma sucessão ecológica.

Assinale a alternativa que contém o conjunto correto desses eventos.

a) Modificações no microclima de uma comunidade em sucessão causam diminuição da diversidade biológica e aumento da biomassa.
b) O aumento da diversidade biológica de uma comunidade em sucessão leva ao aumento da biomassa e, à medida que as novas comunidades se sucedem, ocorrem modificações no microclima.
c) O aumento da biomassa da  comunidade em sucessão leva ao aumento da diversidade biológica e à estabilização do microclima.
d) O aumento da diversidade biológica causa modificações no microclima de uma comunidade em sucessão, o que determina a diminuição da sua biomassa.
e) A estabilização do microclima e da biomassa determina o aumento da diversidade biológica de uma comunidade em sucessão.

20) (Fuvest) O ciclo do carbono pode ser resumido no esquema abaixo:



As etapas I e II podem ser, respectivamente,

a) fotossíntese e quimiossíntese.
b) decomposição e queima de combustíveis.
c) fotossíntese e queima de combustíveis.
d) quimiossíntese e fotossíntese.
e) fermentação e respiração.



Gabarito
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
E
C
A
A
C
FVFVV
D
D
FVFV
C
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
D
C
D
B
C
A
D
D
B
C


3 comentários: