domingo, 9 de março de 2014

Testes sobre a evolução biológica humana

1. (UEPB) A revista Veja, de 8 de junho de 2005, página 74, traz como título A SOBREVIVÊNCIA DO MELHOR COMERCIANTE, destacando: “Os homens de Neanderthal estão para a antropologia como os dinossauros estão para a paleontologia. Ainda não existe explicação definitiva para a súbita extinção dos répteis há 65 milhões de anos. Também não se sabe por que os Homo neanderthalensis sumiram 30.000 anos atrás depois de um reinado de quase 300.000 anos na Europa e Oriente Médio”. Como isso ocorreu é motivo de especulação, mas o homem moderno é o principal suspeito dessa extinção. Tomando por base o excerto acima, indique as proposições corretas assinalando a alternativa abaixo.

I. Homo neanderthalensis e Homo sapiens foram contemporâneos.
II. Houve indícios de um sistema de troca comercial entre os H. neanderthalensis e H. sapiens.
III. O desenvolvimento da linguagem foi maior em H. neanderthalensis.
IV. H. neanderthalensis possuía divisão de trabalho.
V. O cérebro do H. neanderthalensis era maior do que o da espécie humana atual; em média, era 1.450 cm3 contra 1.350 cm3, mas esse aumento estaria relacionado à sua forma mais robusta e não a uma inteligência mais desenvolvida.

a) Apenas as proposições I e V são corretas.
b) Apenas as proposições II e III são corretas.
c) Apenas as proposições III e IV são corretas.
d) Apenas as proposições I e II são corretas.
e) Apenas as proposições IV e V são corretas.

2. (UFPR) Admite-se que, há cerca de 5 milhões de anos, a linha evolutiva da qual se originou a espécie humana separou-se da dos demais macacos (chimpanzés e gorilas). A revista Veja de 17/07/2002 comenta que nos limites do deserto do Saara foi descoberto um hominídio com cerca de 7 milhões de anos. Tal achado fóssil desloca para trás essa divergência evolutiva em cerca de, pelo menos, 1 milhão de anos. Surpreende também por revelar que o crânio desse hominídio, batizado como Sahelanthropus tchadensis, apresenta características quase idênticas às dos chimpanzés no formato e no tamanho (parte posterior), associadas com características só encontradas em ancestrais humanos mais recentes, tais como no Homo habilis, os quais apresentam menor projeção da mandíbula e sobrolhos bem marcados. Esses estudos permitem reavaliar e entender melhor certos ramos da evolução humana repensando o raciocínio básico sobre a evolução das espécies, que interpreta que fósseis recentes refletem também estágios evolutivos mais recentes.

Sobre o tema, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

(   ) O Homo habilis, que surgiu de uma espécie de Australopithecus, viveu na África por mais de 500 mil anos e foi o primeiro hominídio a usar instrumentos para fins específicos.
(   ) Os Australopithecus, que viveram na África entre 3,8 e 3,5 milhões de anos atrás, encontram-se extintos.
(   ) As espécies A. afarensis, A. africanus e A. robustus pertencem ao gênero Homo.
(   ) Os Australopithecus viviam nas savanas africanas, exibiam posição ereta e possuíam cérebro pouco maior que o dos chimpanzés.
(   ) Acredita-se que os primeiros seres humanos - Homo sapiens - surgiram há pouco mais de 100 mil anos, a partir de um grupo populacional de Homo erectus.

3. (UEPG adaptada) A respeito da evolução humana existem hipóteses sendo reformuladas constantemente conforme as descobertas mais recentes.

Conforme os estudos mais modernos, assinale o que for correto.

01) A evolução humana é representada como uma sucessão de espécies, uma atrás da outra, a começar pelo macaco, indo em direção ao homem. Em cada época somente existiu um tipo de hominídeo sobre a Terra e cada espécie teria originado a seguinte, seguindo um progresso crescente em direção ao homem atual.
02) A partir do segundo hominídeo, o Australopithecus afarensis, evoluíram os Paranthropus, que foram os Australopithecus robustus e que originaram o homem moderno. Também do Australopithecus afarensis originaram-se os demais australopitecos menores, todos eles ainda na América.
04) O primeiro hominídeo, o Ardipithecus ramidus, viveu, estima-se, há quatro milhões de anos e pode ser interpretado como um elo entre os macacos e os seres humanos.
08) Várias espécies de hominídeos habitaram o planeta ao mesmo tempo, e até nos mesmos lugares. Sabe-se que cinco diferentes espécies, dos gêneros Homo e Paranthropus, conviveram na África. Nada se sabe sobre o tipo do relacionamento entre elas, mas o fato é que havia várias espécies competindo num mesmo ambiente.
16) A partir de linhagens do Australopithecus afarensis apareceu o primeiro representante do gênero Homo. Trata-se do Homo habilis, que, embora com capacidade craniana pequena, provavelmente foi quem iniciou a fabricação de ferramentas.

4. (UFPB) A figura, abaixo, ilustra uma das hipóteses acerca da origem do homem atual. Cada letra, nessa figura, corresponde a uma espécie e revela a possível filogenia da espécie Homo sapiens.

Nesse contexto, as letras A, B, C e D correspondem, respectivamente, às espécies:

a) Australopithecus afarensis, Australopithecus robustus, Homo erectus e Homo neanderthalensis.
b) Australopithecus robustus, Australopithecus afarensis, Homo neanderthalensis e Homo erectus.
c) Australopithecus afarensis, Australopithecus robustus, Homo neanderthalensis e Homo erectus.
d) Australopithecus robustus, Australopithecus afarensis, Homo erectus e Homo neanderthalensis.
e) Australopithecus afarensis, Homo erectus, Australopithecus robustus e Homo neanderthalensis.

5. (ENEM) Suponha que o universo tenha 15 bilhões de anos de idade  que toda a sua história seja distribuída ao longo de 1 ano —   calendário cósmico —, de modo que cada segundo corresponda a 475 anos reais e, assim, 24 dias do calendário cósmico equivaleriam a cerca de 1 bilhão de anos reais. Suponha, ainda, que o universo comece em 1.º de janeiro a zero hora no calendário cósmico e o tempo presente esteja em 31 de dezembro às 23 h 59 min 59,99 s. A escala abaixo traz o período em que ocorreram alguns eventos importantes nesse calendário.





Se a arte rupestre representada ao lado fosse inserida na escala, de acordo com o período em que foi produzida, ela
deveria ser colocada na posição indicada pela seta de número

A. 1.                 B. 2.                C 3.                 D 4.                 E 5.



6. (ENEM) O assunto na aula de Biologia era a evolução do Homem. Foi apresentada aos alunos uma árvore filogenética, igual à mostrada na ilustração, que relacionava primatas atuais e seus ancestrais.

Após observar o material fornecido pelo professor, os alunos emitiram várias opiniões, a saber:

I. os macacos antropoides (orangotango, gorila e chimpanzé e gibão) surgiram na Terra mais ou menos contemporaneamente ao Homem.
II.  alguns homens primitivos, hoje extintos, descendem dos macacos antropoides.
III. na história evolutiva, os homens e os macacos antropoides tiveram um ancestral comum.
IV. não existe relação de parentesco genético entre macacos antropoides e homens.

Analisando a árvore filogenética, você pode concluir que:

(A) todas as afirmativas estão corretas.
(B) apenas as afirmativas I e III estão corretas.
(C) apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
(D) apenas a afirmativa II está correta.
(E) apenas a afirmativa IV está correta.

7. (FAFEOD-MG) Analise o desenho esquemático e marque a afirmativa correta.


a) Uma das prováveis causas da extinção de 2 foi o predatismo realizado por 1.
b) 1 e 2 viveram durante muito tempo juntos, mas numa relação harmônica.
c) 1 conseguiu domesticar 2 pelo fato de ele ser herbívoro e inofensivo.
d) 1 e 2 jamais se encontraram, pois, quando 1 surgiu, 2 já estava extinto.
e) Essa cena só é vista em desenho animado, pois, quando 2 se extinguiu, não havia nenhum tipo de mamífero na terra.

8. (CESGRANRIO) A análise do quadro abaixo permite fazer as seguintes afirmativas.

ESPÉCIE
AMINOÁCIDOS DIFERENTES
EM RELAÇÃO AO HOMEM
Chimpanzé
0
Gorila
1
Gibão
2
Macaco Rhesus
8
Sapo
67

I. O grau de parentesco entre o gorila e o homem é maior que entre este e o chimpanzé.
II. A sequência de aminoácidos existentes na proteína do gibão é uma evidência de que, evolutivamente, ele está mais afastado do homem do que o macaco Rhesus.
III. Provavelmente a grande distância evolutiva entre o homem e outras espécies deve-se à existência de mutações ocorridas no DNA.

A(s) afirmativa(s) correta(s) é(são):

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e III, apenas.
e) II e III, apenas.

9. (FMIt-MG) Em relação à evolução do homem, pode-se afirmar:

I. Todos os homens descendem do macaco.
II. Alguns homens primitivos, hoje extintos, vieram do macaco.
III. Homem e macaco provêm de um ancestral comum.

Assinale:

a) Se somente I é correta.
b) Se somente III é correta.
c) Se somente II é correta.
d) Se todas são corretas.
e) Se nenhuma é correta.

10. (UEM) Darwin foi o primeiro a propor nossa relação de parentesco evolutivo com os grandes macacos, incluindo definitivamente a espécie humana no Reino Animal e, de certa forma, rebaixando-a do ponto mais alto da criação. Nesse sentido, assinale o que for correto.

I   II
0  0 – Os resultados das análises comparativas mostraram que, de fato, os chimpanzés são mais semelhantes a nós, do ponto de vista molecular, que qualquer outro ser vivo.
1  1 – Os seres humanos fazem parte do Filo Chordata, Sub filo Vertebrata, Classe Mammalia, Ordem Primata, Família Anthropoidea, Gênero Homo e espécie Homo sapiens.
2  2 – Os primatas desenvolveram, entre outros atributos, mãos dotadas de grande mobilidade e flexibilidade. As suas mãos apresentam o primeiro dedo oponível, funcionando como pinça para agarrar.
3  3 – Um grande avanço, na passagem evolutiva de australopiteco para a espécie humana atual, é o desenvolvimento do sistema nervoso e, consequentemente, da inteligência.
4  4 – Admite-se que o salto mais prodigioso da humanidade rumo ao conhecimento tenha sido o desenvolvimento da fala, que ocorreu há cinco mil anos. As gerações humanas passaram, desde então, a deixar, para as gerações futuras, informações sobre seu modo de vida e suas realizações.

Gabarito:


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
A
VVFVV
FFVVV
A
E
B
D
C
B
VFVVF

Nenhum comentário:

Postar um comentário