terça-feira, 8 de abril de 2014

Lista 3 sobre ecologia

Relações ecológicas e dinâmica de populações

1. Os esquemas abaixo representam relações ecológicas que os seres vivos estabelecem entre si:

Podemos chamar as relações existentes em I, II e III, respectivamente, de

a) simbiose, protocooperação e competição.
b) epifitismo, comensalismo e amensalismo.
c) protocooperação, inquilinismo e parasitismo.
d) mutualismo, epifitismo e amensalismo.
e) mutualismo, parasitismo e protocooperação.

2. (UFMG) O fungo Penicillium, por causar apodrecimento de laranjas, acarreta prejuízos pós-colheita. Nesse caso, o controle biológico pode ser feito utilizando-se a levedura Saccharomycopsis, que prejudica esse fungo, após perfurar sua parede e absorver seus nutrientes.

É CORRETO afirmar que esse tipo de interação é conhecido como

a) comensalismo.
b) mutualismo.
c) parasitismo.
d) predatismo.

3. (UFJF) A cada ano, a grande marcha africana se repete. São milhares de gnus e zebras, entre outros animais, que migram da Tanzânia e invadem a Reserva Masai Mara, no sudoeste do Quênia, em busca de água e pastos verdes. Durante a viagem, filhotes de gnus e zebras recém-nascidos e animais mais velhos tornam-se presas fáceis para os felinos. Outros animais não resistem e morrem durante a migração. Analise as afirmativas a seguir que trazem informações sobre fatores que contribuem para a variação na densidade populacional.

I. A limitação de recursos justifica os movimentos migratórios.
II. Os felinos contribuem para regular o tamanho das populações de gnus e zebras.
III. Fatores climáticos não interferem nos processos migratórios.
IV. A velocidade de crescimento das populações de felinos depende da disponibilidade de presas.
V. O tamanho das populações de gnus e zebras não se altera durante a migração.

Assinale a opção que apresenta somente afirmativas CORRETAS.

a) I, II e III
b) I, II e IV
c) I, III e V
d) II, IV e V
e) III, IV e V

4. (UFRS) O mexilhão dourado é originário da China e do sudeste da Ásia. No Brasil, seu primeiro registro ocorreu em 1998, em frente ao porto de Porto Alegre, provavelmente introduzido por meio de água de lastro de navios. Esse molusco é capaz de fixar-se em qualquer tipo de substrato submerso, causando importantes danos ambientais e econômicos. Em 2004, o Ministério do Meio Ambiente iniciou campanha nacional, com o objetivo de elaborar um plano de controle de sua expansão.

Considere as afirmações a seguir, relacionadas à introdução dessa espécie exótica.

I. Na ausência de resistência ambiental, observa-se um crescimento exponencial da população de mexilhões.
II. A curva de crescimento da população de mexilhões expressa-se na forma de um S (curva sigmoide).
III. Uma das consequências da introdução do mexilhão será o aumento da biodiversidade nos ecossistemas brasileiros.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

5. (UFC) Um dos maiores problemas ambientais da atualidade é o representado pelas espécies exóticas invasoras que são aquelas que, quando introduzidas em um habitat fora de sua área natural de distribuição, causam impacto negativo no ambiente. Como exemplos de espécies invasoras no Brasil e de alguns dos problemas que elas causam, podemos citar: o verme âncora, que vive fixado sobre peixes nativos, alimentando-se do sangue deles sem matá-los; o coral-sol, que disputa espaço para crescer com a espécie nativa (coral-cérebro), e o bagre-africano, que se alimenta de invertebrados nativos.

As relações ecológicas citadas acima são classificadas, respectivamente, como:

a) mutualismo, amensalismo, canibalismo.
b) inquilinismo, mimetismo, comensalismo.
c) comensalismo, parasitismo, mutualismo.
d) parasitismo, competição interespecífica, predação.
e) protocooperação, competição intraespecífica, esclavagismo.

6. (UFSC) Considere que em determinada região existam 6 populações de seres vivos. A população 1 é constituída de vegetais e a população 6 de micro-organismos decompositores. A população 2 se alimenta da população 4 que, por sua vez, se alimenta somente da população 1. A população 5 se alimenta da população 2 e da população 4. Por fim, a população 3 se alimenta da população 5.

De acordo com estas informações, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

(01) Se a população 3 desaparecer, espera-se que as populações 2 e 4 diminuam.
(02) A única população que ocupa mais de um nível trófico é a 3.
(04) A população 3 ocupa o primeiro nível trófico e a população 1 ocupa o último.
(08) Existem relações de predatismo e competição entre as populações 2 e 5.
(16) Todas as populações, exceto a 1, são carnívoras.

7. (UFV) Analise as seguintes afirmativas sobre as relações interespecíficas existentes em uma comunidade biológica:

I. A erva-de-passarinho é um hemiparasita, por extrair do seu hospedeiro apenas água e sais minerais.
II. Na protocooperação as espécies associadas trocam benefícios e não podem viver independentemente dessa relação.
III. A competição interespecífica ocorre quando os nichos ecológicos das espécies envolvidas se sobrepõem.

Está CORRETO o que se afirma em:

a) I, II e III.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II, apenas.
e) III, apenas.

8. (Fuvest) A imagem mostra, no rio Cuiabá (Mato Grosso), um tuiuiú com uma piranha no bico. A cena representa parte de uma cadeia alimentar na natureza. No entanto, a construção de uma nova rodovia na região pode provocar desmatamento e afetar os ninhais dessa ave, provocando uma grande migração. Em uma simplificação da situação, considerando apenas essas duas espécies, assinale a afirmação que indica como essa alteração do ambiente poderá afetar as populações de tuiuiús e piranhas na referida região.

a) Aumento na população de tuiuiús e diminuição da população de piranhas.
b) Aumento na população de tuiuiús e sem alteração na população de piranhas.
c) Sem alteração na população de tuiuiús e diminuição na população de piranhas.
d) Diminuição na população de tuiuiús e aumento na população de piranhas.
e) Diminuição na população de tuiuiús e diminuição na população de piranhas.

9. (UFPB) Analise o gráfico ao lado, considerando o conceito de carga biótica máxima, o qual está relacionado com os conceitos de potencial biótico e de resistência ambiental.

A partir da análise do gráfico, identifique a(s) proposição(ões) verdadeira(s):

01. A curva exponencial A representa o potencial biótico de uma população em particular.
02. A curva exponencial A representa o tamanho populacional máximo suportado pelo ambiente.
04. A curva B representa a curva de crescimento real de uma população, visto que ela demonstra responder à capacidade máxima do ambiente.
08. A curva B representa a interação entre o potencial biótico da população e a resistência ambiental.
16. A curva A só pode ocorrer em condições de resistência ambiental reduzida ou ausente.
A soma dos valores atribuídos à(s) proposição(ões) verdadeira(s) é igual a

10. (UFPB) Muitas espécies animais e vegetais têm sido introduzidas em determinados ambientes sem uma avaliação dos riscos que essa prática pode causar. A algaroba (Prosopis juliflora), a abelha africana (Apis mellifera scutellata) e a tilápia (Tilapia niloticus), introduzidas no Brasil, são casos exemplares dessa prática. Os maiores efeitos causados pela introdução de espécies estranhas a um ambiente são as possíveis relações ecológicas entre essas espécies e a comunidade nativa.

Acerca das relações ecológicas entre cada uma das espécies exóticas citadas acima e as espécies nativas, pode-se afirmar:

I. A competição é a principal relação ecológica entre a algaroba e as plantas nativas da caatinga.
II. A herbivoria é a única relação ecológica entre a abelha africana e as espécies polinizadas pela mesma.
III. A predação é uma das relações ecológicas entre a tilápia e alguns peixes nativos.

Está(ão) correta(s):

a) I, II e III          c) Apenas I e II e) Apenas III
b) Apenas II e III            d) Apenas I e III

11. (UFPB) No ambiente, existem várias formas de interação entre os organismos. Essas interações podem ser divididas em: relações ecológicas intraespecíficas e interespecíficas.

Considerando essa informação, é correto afirmar:

a) Parasitismo e predação são relações interespecíficas.
b) Sociedades e comensalismo são relações intraespecíficas.
c) Colônias e herbivoria são relações interespecíficas.
d) Inquilinismo e sociedade são relações interespecíficas.
e) Predação e comensalismo são relações intraespecíficas.

12. (UFPB) Considere a situação a seguir: Após a desapropriação da Fazenda Santa Ana, foi criada a Reserva Biológica Sapa Verde com uma área de 120 hectares, onde biólogos realizaram estudos com duas espécies de tatus em uma subárea de 60 hectares. Os estudos com a espécie A iniciaram-se no primeiro ano de criação da reserva; já os estudos com a espécie B tiveram início dois anos depois, quando a espécie foi reintroduzida na área. Ao final de cinco anos de estudo, os pesquisadores obtiveram os resultados que se encontram ilustrados no gráfico ao lado.
A partir da análise do gráfico, identifique as afirmativas corretas relativas às possíveis explicações para os resultados do estudo:
I. As duas curvas representadas no gráfico indicam as curvas de potencial biótico das espécies.
II. A diminuição da população da espécie A ocorreu, provavelmente, em consequência da competição entre as espécies.
III. O aumento da população da espécie A, nos dois primeiros anos de estudo, deveu-se, em grande parte, à diminuição da mortalidade e ao aumento da natalidade.
IV. A pouca variação no tamanho das duas populações, observada a partir do quarto ano de estudo, deveu-se ao equilíbrio entre o potencial biótico de cada espécie e a resistência do meio.
V. A densidade populacional da espécie B, ao final do quarto ano de estudo, correspondeu a 1 indivíduo/hectare.

13. (ENEM) No início deste século, com a finalidade de possibilitar o crescimento da população de veados no planalto de Kaibab, no Arizona (EUA), moveu-se uma caçada impiedosa aos seus predadores – pumas, coiotes e lobos. No gráfico abaixo, a linha cheia indica o crescimento real da população de veados, no período de 1905 a 1940; a linha pontilhada indica a expectativa quanto ao crescimento da população de veados, nesse mesmo período, caso o homem não tivesse interferido em Kaibab.

Para explicar o fenômeno que ocorreu com a população de veados após a interferência do homem, o mesmo estudante elaborou as seguintes hipóteses e/ou conclusões:

I. lobos, pumas e coiotes não eram, certamente, os únicos e mais vorazes predadores dos veados; quando estes predadores, até então desapercebidos, foram favorecidos pela eliminação de seus competidores, aumentaram numericamente e quase dizimaram a população de veados.
II. a falta de alimentos representou para os veados um mal menor que a predação.
III. ainda que a atuação dos predadores pudesse representar a morte para muitos veados, a predação demonstrou-se um fator positivo para o equilíbrio dinâmico e sobrevivência da população como um todo.
IV. a morte dos predadores acabou por permitir um crescimento exagerado da população de veados, isto levou à degradação excessiva das pastagens, tanto pelo consumo excessivo como pelo seu pisoteamento.

O estudante, desta vez, acertou se indicou as alternativas:

(A) I, II, III e IV.
(B) I, II e III, apenas.
(C) I, II e IV, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) III e IV, apenas.

14. (UFPB) A estrutura das populações não é estática e mudanças bióticas e abióticas podem levar a um aumento ou diminuição dos componentes dessas populações ao longo do tempo. A análise dessas variações pode ser observada pelo estudo da dinâmica das populações, como mostra o gráfico  abaixo.

Analisando gráfico a partir da literatura sobre o tema abordado, é correto afirmar que a população

a) cresce independente da competição entre os indivíduos.
b) não apresenta, no ponto B, os efeitos da idade dos indivíduos.
c) cresce pouco até o ponto A, devido à elevada idade dos indivíduos.
d) não sofre os efeitos da mortalidade dos seus representantes.
e) tende, ao longo do tempo, ao equilíbrio, devido à capacidade de suporte do ambiente

15. (ENEM) Um produtor de larvas aquáticas para alimentação de peixes ornamentais usou veneno para combater parasitas, mas suspendeu o uso do produto quando os custos se revelaram antieconômicos.

O gráfico registra a evolução das populações de larvas e parasitas.


O aspecto biológico, ressaltado a partir da leitura do gráfico, que pode ser considerado o melhor argumento para que o produtor não retome o uso do veneno é:

(A) A densidade populacional das larvas e dos parasitas não é afetada pelo uso do veneno.
(B) A população de larvas não consegue se estabilizar durante o uso do veneno.
(C) As populações mudam o tipo de interação estabelecida ao longo do tempo.
(D) As populações associadas mantêm um comportamento estável durante todo o período.
(E) Os efeitos das interações negativas diminuem ao longo do tempo, estabilizando as populações.

16. (UNESP) CONSIDERE A FIGURA ABAIXO.

A análise da figura leva à hipótese de que a espécie

a) 1 é um predador que, após a introdução da espécie 2, sua única presa, pode experimentar um significativo aumento populacional.
b) 1 é uma planta nativa que se tornou praga após a introdução da espécie 2, um polinizador eficiente.
c) 1 foi introduzida na área e reduziu a população da espécie 2 por competição.
d) 2 foi introduzida na área e passou a competir com a espécie 1 por recursos.
e) 2 é um parasita que mantém a população de seu hospedeiro, a espécie 1, sob controle.

17. (URCA) A respeito da relação entre as duas espécies abaixo, é correto afirmar:


a) como qualquer uma das espécies (gato e piranha) pode comer a outra, é um caso de mutualismo.
b) a relação gato e piranha não é obrigatória, portanto é um caso de protocooperação.
c) se a piranha não comer o gato totalmente é um caso de parasitismo.
d) em qualquer situação: o gato comendo a piranha ou a piranha comendo o gato são casos de predatismo.
e) é impossível essa relação (gato e piranha), pois são animais de ambientes diferentes.

18. (UNCISAL) Duas espécies de animais (A e B) foram estudadas no meio ambiente em duas condições diferentes: isoladas uma da outra e reunidas.


Após o estudo, foi possível concluir que

a) a espécie A não é beneficiada quando em presença da espécie B.
b) a espécie A é indiferente quando em presença da espécie B.
c) a espécie B é prejudicada quando em presença da espécie A.
d) ambas necessitam estar reunidas para sobreviver.
e) ambas são beneficiadas se estiverem reunidas.

19. (UDESC) Analise as afirmativas abaixo, sobre as relações entre os seres vivos.

I. Uma das relações harmônicas e intraespecíficas pode ser exemplificada pela interação entre uma espécie (predadora) e outra espécie (presa).
II. No mutualismo ocorre uma associação íntima entre dois seres de espécies diferentes, na qual ambos saem beneficiados.
III. Denomina-se comensalismo a associação de duas espécies, na qual uma delas se beneficia e a outra é prejudicada.
IV. O mimetismo é uma estratégia usada quando os indivíduos de uma espécie se assemelham aos de outra espécie.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

20. (UNINOEST) Considere as associações abaixo sobre relações ecológicas entre seres vivos e suas características.

INTERAÇÕES
CARACTERÍSTICAS
I. Colônia
Indivíduos unidos, atuando em conjunto; às vezes repartem funções. Exemplo: corais.
II. Parasitismo
Indivíduos associados se beneficiam e a associação é fundamental à sobrevivência de ambos. Exemplo: algas e fungos que formam os liquens.
III. Comensalismo
Indivíduos usam restos da alimentação do outro, sem prejudicá-lo. Exemplo: abutres, que aproveitam restos das presas dos leões.
IV. Protocooperação
Indivíduos associados se beneficiam e a associação não é obrigatória. Exemplos: caranguejo-eremita e anêmonas-do-mar.
V. Inquilinismo
Indivíduos independentes, organizados cooperativamente. Exemplo: plantas epífitas sobre árvores.

Assinale a alternativa cujas associações estão todas corretas.

a) II, IV, V.
b) I, III, IV.
c) I, II, III.
d) II, III, V.
e) I, III, V.


Gabaritos: 1D; 2D; 3B; 4A; 5D; 6VFFVF; 7C; 8D; 9VFVVV; 10D; 11A; 12FVVVV; 13E; 14E; 15E; 16B; 17D; 18E; 19E; 20B

terça-feira, 18 de março de 2014

Lista 2 sobre ecologia

Ciclos biogeoquímicos e sucessão ecológica

1. (Unifesp) Observe a figura, que se refere ao ciclo da água em escala

(Valores entre parênteses expressos em bilhões de bilhões de gramas [1018] e bilhões de bilhões de gramas por ano. Modificado de R. G. Barry & R. J. Chorley. Atmosphere, Weather and Climate, 1970.)
Pela análise da figura, pode-se concluir que a quantidade de água que evapora por ano da superfície da Terra para a atmosfera .................... a quantidade precipitada. A energia .................... pela água promove sua evaporação. Posteriormente, a condensação do vapor formado .................... a energia potencial da água na forma de calor. A .................... e não a .................... determina o fluxo de água através do ecossistema.

Nesse texto, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por

(A) ... supera ... absorvida ... absorve ... precipitação ... evaporação
(B) ... supera ... liberada ... libera ... evaporação ... precipitação
(C) ... iguala ... liberada ... absorve ... precipitação ... evaporação
(D) ... iguala ... liberada ... libera ... precipitação ... evaporação
(E) ... iguala ... absorvida ... libera ... evaporação ... precipitação

2. (UFPB) Os elementos químicos são retirados do ambiente e utilizados pelos seres vivos, sendo novamente devolvidos à natureza. Nesses processos, chamados de ciclos biogeoquímicos, a matéria circula entre os componentes bióticos e abióticos dos ecossistemas. Os esquemas abaixo mostram dois ciclos importantes.

Os esquemas A e B representam, respectivamente, os ciclos do

a) oxigênio e nitrogênio.                       d) oxigênio e carbono.
b) nitrogênio e carbono.                       e) carbono e nitrogênio.
c) carbono e oxigênio.

3) (UFV) Contrariando a sua fama de vilãs, como causadoras de doenças nos seres vivos, muitas bactérias se relacionam com a natureza como agentes importantes nos ciclos biogeoquímicos.

No ciclo do nitrogênio, as bactérias nitrificantes convertem:

a) amônia em nitrato.
b) amônia em aminoácidos.
c) nitrogênio atmosférico em amônia.
d) nitrato em nitrogênio.
e) aminoácidos em amônia.

4) (PUC-RJ) Entre outros processos, o reflorestamento contribui para a diminuição do efeito estufa, ao promover o(a):

a) aumento da fixação do carbono durante a fotossíntese.
b) aumento da respiração durante o crescimento das plantas.
c) aumento da liberação de gás carbônico para a atmosfera.
d) utilização do metano atmosférico durante a fotossíntese.
e) fixação de nitrogênio atmosférico por bactérias simbiontes nas raízes.

5) Sobre o ciclo do nitrogênio é correto afirmar, EXCETO:

a) O reservatório natural de nitrogênio é a atmosfera, onde existe na forma de gás nitrogênio (N2), representando cerca de 78% do ar.
b) Na natureza, são poucos os seres vivos que promovem a fixação biológica do N2. Os organismos que fixam gás nitrogênio são certas cianobactérias e bactérias.
c) A ação conjunta das bactérias nitrosas e nítricas permite a transformação da amônia em nitratos, através do processo denominado amonização.
d) As bactérias desnitrificantes são responsáveis pela transformação dos nitratos em N2.
e) As bactérias do gênero Rhizobium, que vivem associadas às raízes de plantas leguminosas, são as mais importantes fixadoras biológicas do N2.


6) (UFPB) O esquema a seguir corresponde ao ciclo do elemento químico com maior concentração entre os gases atmosféricos. Os números 1, 2 e 3 indicam os organismos que participam desse ciclo.

Com base no esquema, identifique as afirmativas corretas:

I. O elemento químico cujo ciclo está representado no esquema é o carbono.
II. O organismo 1 corresponde às bactérias.
III. O organismo 2 não utiliza O2 em sua respiração.
IV. O organismo 3 está representado pelos animais e o 2, pelos vegetais.
V. O elemento químico do ciclo representado está presente nas moléculas de proteínas e ácidos nucléicos.

7)  (ENEM) O sol participa do ciclo da água, pois além de aquecer a superfície da Terra dando origem aos ventos, provoca a evaporação da água dos rios, lagos e mares. O vapor da água, ao se resfriar, condensa em minúsculas gotinhas, que se agrupam formando as nuvens, neblinas ou névoas úmidas. As nuvens podem ser levadas pelos ventos de uma região para outra. Com a condensação e, em seguida, a chuva, a água volta à superfície da Terra, caindo sobre o solo, rios, lagos e mares. Parte dessa água evapora retornando à atmosfera, outra parte escoa superficialmente ou infiltra-se no solo, indo alimentar rios e lagos. Esse processo é chamado de ciclo da água.

Considere, então, as seguintes afirmativas:

I. a evaporação é maior nos continentes, uma vez que o aquecimento ali é maior do que nos oceanos.
II. a vegetação participa do ciclo hidrológico por meio da transpiração.
III. o ciclo hidrológico condiciona processos que ocorrem na litosfera, na atmosfera e na biosfera.
IV. a energia gravitacional movimenta a água dentro do seu ciclo.
V. o ciclo hidrológico é passível de sofrer interferência humana, podendo apresentar desequilíbrios.

(A) somente a afirmativa III está correta.
(B) somente as afirmativas III e IV estão corretas
(C) somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
(D) somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
(E) todas as afirmativas estão corretas.

8) (ENEM) A construção de grandes projetos hidroelétricos também deve ser analisada do ponto de vista do regime das águas e de seu ciclo na região. Em relação ao ciclo da água, pode-se argumentar que a construção de grandes represas

(A) não causa impactos na região, uma vez que a quantidade total de água da Terra permanece constante.
(B) não causa impactos na região, uma vez que a água que alimenta a represa prossegue depois rio abaixo com a mesma vazão e velocidade.
(C) aumenta a velocidade dos rios, acelerando o ciclo da água na região.
(D) aumenta a evaporação na região da represa, acompanhada também por um aumento local da umidade relativa do ar.
(E) diminui a quantidade de água disponível para a realização do ciclo da água.

9) (UEPG) Sabe-se que os organismos estão constantemente retirando da natureza os elementos químicos de que necessitam. No entanto, de uma forma ou de outra, esses elementos acabam sempre voltando ao ambiente. O processo contínuo de retirada e devolução de elementos químicos à natureza constitui os chamados ciclos biogeoquímicos. A respeito deste tema, assinale o que for correto.

01) O nitrogênio é um elemento químico fundamental para o ser vivo, pois entra na constituição das proteínas e dos ácidos nucléicos, entre outros. 78% da atmosfera é constituída de nitrogênio, que também aparece dissolvido na água e no solo, podendo ser absorvido por vegetais ou ingeridos direta ou indiretamente pelos animais, participando da formação de seu corpo.
02) As cadeias de carbono são fabricadas pelos seres vivos autotróficos através da fotossíntese, a partir do gás carbônico do ambiente. Representando cerca de 0,035% dos gases da atmosfera, é encontrado, em proporção semelhante, dissolvido na água.
04) Da mesma maneira que o ciclo do cálcio, o ciclo do fósforo não tem envolvimento da atmosfera, ao contrário dos ciclos da água, do carbono, do oxigênio e do nitrogênio. O fósforo aparece principalmente no solo, na forma de fosfato, obtido com a dissolução das rochas. A maioria dos seres vivos não pode utilizar diretamente suas reservas. A fixação desse elemento deve ocorrer pela ação de bactérias existentes nas raízes das plantas leguminosas.
08) Ainda que o ecossistema necessite da energia fornecida pelo Sol, essa perpétua reciclagem de elementos como o carbono, o nitrogênio, o oxigênio e outros, confere uma certa autossuficiência à biosfera, permitindo a manutenção da vida ao longo dos tempos.
16) Encontramos átomos de oxigênio nos mais variados compostos minerais e orgânicos, mas sua presença na forma de moléculas de oxigênio livre (O2) – a forma como é usada na respiração e na combustão – depende da fotossíntese. Nessa forma ele ocupa cerca de 20% da composição atmosférica.

10) As crescentes emissões de dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), entre outros, têm causado sérios problemas ambientais, como, por exemplo, a intensificação do efeito estufa. Estima-se que, dos 6,7 bilhões de toneladas de carbono emitidas anualmente pelas atividades humanas, cerca de 3,3 bilhões acumulam-se na atmosfera, sendo os oceanos responsáveis pela absorção de 1,5 bilhão de toneladas, enquanto quase 2 bilhões de toneladas são sequestradas pelas formações vegetais. Assim, entre as ações que contribuem para a redução do CO2 da atmosfera, estão a preservação de matas nativas, a implantação de reflorestamentos e de sistemas agroflorestais e a recuperação de áreas de matas degradadas. O papel da vegetação, no sequestro de carbono da atmosfera, é:

a) diminuir a respiração celular dos vegetais devido à grande disponibilidade de O2 nas florestas tropicais.
b) fixar o CO2 da atmosfera por meio de bactérias decompositoras do solo e absorver o carbono livre por meio das raízes das plantas.
c) converter o CO2 da atmosfera em matéria orgânica, utilizando a energia da luz solar.
d) reter o CO2 da atmosfera na forma de compostos inorgânicos, a partir de reações de oxidação em condições anaeróbicas.
e) transferir o CO2 atmosférico para as moléculas de ATP, fonte de energia para o metabolismo vegetal.

11) (UFPB) As afirmativas, a seguir, sobre os ciclos biogeoquímicos apresentam lacunas que devem ser corretamente preenchidas.
I - O processo de conversão de amônia em nitrato, denominado _____________, é o resultado da ação de dois grupos de bactérias do solo e é parte do ciclo do nitrogênio.
II - O ciclo do _____________ é o único a ocorrer apenas através da via: solo - água - organismo - organismo - solo.
III - A via de entrada do carbono no ciclo do carbono é a _____________.

As lacunas são preenchidas, respectivamente, por:

a) nitrificação / nitrogênio / fixação
b) desnitrificação / nitrogênio / alimentação
c) fosforilação / carbono / respiração
d) nitrificação / fósforo / fotossíntese
e) fosforilação / carbono / alimentação
f) desnitrificação / fósforo / fotossíntese

12. (PUC-SP) Analise as equações. Assinale a alternativa incorreta referente às equações:


a) I representa, de forma simplificada, um processo realizado por organismos clorofilados.
b) II e realizada por certos tipos de bactérias e esta relacionada com a ciclagem de nitrogênio nos ecossistemas.
c) II e realizada por animais em geral e não esta relacionada com a ciclagem de nitrogênio nos ecossistemas.
d) III representa, de forma simplificada, um processo anaeróbico realizado por certos tipos de fungos, conhecidos como leveduras.
e) I, II e III representam, de forma simplificada, processos bioquímicos relacionados com a ciclagem de elementos químicos

13. (Uel) O que acontece quando uma comunidade se torna estável, atingindo o estágio clímax?

a) Aumenta o número de mutações que podem ocorrer nas espécies.
b) Diminui a transmissão dos caracteres adquiridos entre as espécies.
c) Aumentam os efeitos causados pela seleção natural nas espécies.
d) Diminuem as modificações evolutivas nas diferentes espécies.
e) Aumenta a variabilidade genética das espécies.

14. (Ufsm) Considerando o processo de sucessão, indique se é verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmativas a seguir.

(     ) Espécies pioneiras não são capazes de modificar o ambiente, por isso acabam sendo substituídas por outras espécies de plantas e animais.
(     ) Comunidade clímax é a comunidade complexa que se estabelece no final de um processo de sucessão.
(     ) A sucessão que se estabelece em campos de cultivo abandonados é chamada de secundária.

A seqüência correta é

a) F - F - V.
b) F - V - V.
c) V - F - F.
d) F - V - F.
e) V - V - V.

15. (Unimontes) A sucessão é um fato evidente quando há um distúrbio externo em um ecossistema, como fogo ou enchente. Nessa situação, tanto o meio físico-químico como os fatores bióticos passam por várias mudanças. A figura abaixo representa as fases de uma sucessão ecológica do tipo secundária. Analise-a.



Considerando a figura acima e o assunto relacionado a ela, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

A) No estágio de clímax, a produtividade vegetal é maior que a atividade respiratória dos organismos.
B) Na fase inicial, verifica-se, na comunidade pioneira, uma grande complexidade das teias alimentares.
C) As extinções e alterações na abundância das populações ocorrem, principalmente, na fase de transição.
D) A chegada de seres colonizadores representa a etapa de maior maturidade numa determinada sucessão.

16. (Ufu) Assinale a alternativa correta.

a) A sucessão num ecossistema pode ser descrita como uma modificação em direção a uma grande diversidade e, consequentemente, a um número de nichos ecológicos muito maior.
b) A sucessão secundária é aquela que leva a comunidade ao estágio de estabilidade bem alta (epístase), capaz de pronta resposta a modificações físicas, estágio de comunidade clímax.
c) Acredita-se que a baixa estabilidade das comunidades clímax seja devida, basicamente, à sua grande diversidade de espécies. Muitas interações diferentes causam mudanças constantes na comunidade.
d) No estágio inicial, do povoamento de uma área, ou seja, na sucessão primária, diminui a reciclagem de nutrientes e da biomassa total, pois muitas gramíneas são substituídas por árvores.

17. (Uel) Considere a seqüência:

líquens ® musgos ® capim ® arbustos

Essa sequência pode representar a evolução de uma

a) população.                      d) sucessão primária.
b) comunidade.                   e) sucessão secundária.
c) sociedade em formação.

18. (Unitau) A ilustração a seguir representa os estágios de recuperação vegetal de uma área submetida à extração de areia pelo método de cava, situado num terreno na várzea do Rio Paraíba do Sul.



Os algarismos romanos representam os estágios de sucessão ecológica no local.  Pode-se considerar, como afirmativa correta:

a) No estágio I, a biomassa, a diversidade de espécies, o aproveitamento de energia e a estabilidade são superiores aos estágios II e III.
b) Nos estágios II e III, a energia que entra na comunidade é apenas parcialmente aproveitada, a produção de biomassa e a estabilidade da comunidade são inferiores ao estágio I.
c) O estágio II, por apresentar uma maior diversidade de espécies, ser mais eficiente energeticamente e ter uma constância na produção de biomassa, é denominado de comunidade clímax.
d) No estágio III, a produção de biomassa, a diversidade de espécies, o aproveitamento de energia das comunidades são superiores aos estágios I e II.
e) Nos estágios I e II, a biomassa, a estabilidade, a diversidade de espécies e o aproveitamento de energia que entra nessas comunidades, são superiores ao estágio III.

19. (Fatec) Vários eventos caracterizam a evolução de uma comunidade biológica durante uma sucessão ecológica.

Assinale a alternativa que contém o conjunto correto desses eventos.

a) Modificações no microclima de uma comunidade em sucessão causam diminuição da diversidade biológica e aumento da biomassa.
b) O aumento da diversidade biológica de uma comunidade em sucessão leva ao aumento da biomassa e, à medida que as novas comunidades se sucedem, ocorrem modificações no microclima.
c) O aumento da biomassa da  comunidade em sucessão leva ao aumento da diversidade biológica e à estabilização do microclima.
d) O aumento da diversidade biológica causa modificações no microclima de uma comunidade em sucessão, o que determina a diminuição da sua biomassa.
e) A estabilização do microclima e da biomassa determina o aumento da diversidade biológica de uma comunidade em sucessão.

20) (Fuvest) O ciclo do carbono pode ser resumido no esquema abaixo:



As etapas I e II podem ser, respectivamente,

a) fotossíntese e quimiossíntese.
b) decomposição e queima de combustíveis.
c) fotossíntese e queima de combustíveis.
d) quimiossíntese e fotossíntese.
e) fermentação e respiração.



Gabarito
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
E
C
A
A
C
FVFVV
D
D
FVFV
C
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
D
C
D
B
C
A
D
D
B
C