É com imensa satisfação que uso o meu querido blog para postar um excelente material sobre sistema linfático produzido pelo competente (e meu amigo!) professor Moabe Pina.
Atenção, querido aluno, click na imagem e baixe agora mesmo o arquivo contendo tudo o que você precisa saber sobre SISTEMA LINFÁTICO:
Parceria Infalível essa...
ResponderExcluirParabéns a Moabe pelo material e a vc pelo post, como sempre excelente.
Saudades de vcs...!
by: SARA
Só p/ lembrar q vc tá devendo um exercicio de revisão p/ o 1º C !
ResponderExcluirProfessor, no segundo slide fala que 'os órgãos linfóides recolhem o líquido intersticial e reconduzem para o sistema sanguíneo' mas não seria a linfa que é reconduzida para o sistema sanguíneo por meio dos órgãos linfóides? e não seria os próprios capilares linfáticos que recolheriam o líguido intersticial?
ResponderExcluirObrigada,
isabela jeronimo
muito bom esse bagulho
ResponderExcluirFoi mal pelos exercícios - não postados - para o primeiro ano C, esqueci completamente. Mas os exercícios do livro são adequados e suficientes como treino para a prova.
ResponderExcluirOi Job, não encontrei nenhum post relacionado aos vírus então estou postando aqui mesmo.
ResponderExcluirEstava lendo sobre vírus no site Só Biologia e vi essa frase:
"Das 1.739.600 espécies de seres vivos conhecidos, os vírus representam 3.600 espécies."
Minha dúvida seria sobre o sentido da palavra "espécie". Pode se dizer espécies de vírus? Nessa frase eu entendo espécie como um taxon, pois o autor chamou o vírus de ser vivo. =S
Plutão
Plutão,
ResponderExcluirO conceito de espécie é um dos mais polêmicos em biologia. Inquestionável é o fato de que o conceito biológico de espécie a que estamos acostumados não se aplica ao vírus. Em um livro de microbiologia que tenho aqui em casa (Trabulsi é o autor) é explicado que a natureza química e estrutura do material genético, a presença ou ausência de envoltório são critérios importantes na classificação. Acho (perdoe-me a ignorância)que a classificação até espécie feita pelo especalista deva ser um tanto arbitrária. Aliás sobre o conceito de espécie, leia a postagem http://nossobioma.blogspot.com/2009/04/especie.html
Isabela,
ResponderExcluirOs vasos e os órgãos linfáticos recolhem líquido do interstício para contribuir com a formação da linfa que flui através deles.
Professor, moabe ja te enviou os slides dos mecanismos de defesa do corpo?
ResponderExcluirObrigada,
Kaline Daniele
Kaline,
ResponderExcluirAinda não.
Justo o que eu procurava sobre drenagem linfatica bh. Obrigada!
ResponderExcluir