sexta-feira, 13 de maio de 2011

SISTEMA LINFÁTICO

É com imensa satisfação que uso o meu querido blog para postar um excelente material sobre sistema linfático produzido pelo competente (e meu amigo!) professor Moabe Pina.

Atenção, querido aluno, click na imagem e baixe agora mesmo o arquivo contendo tudo o que você precisa saber sobre SISTEMA LINFÁTICO:

11 comentários:

  1. Parceria Infalível essa...
    Parabéns a Moabe pelo material e a vc pelo post, como sempre excelente.

    Saudades de vcs...!

    by: SARA

    ResponderExcluir
  2. Só p/ lembrar q vc tá devendo um exercicio de revisão p/ o 1º C !

    ResponderExcluir
  3. Professor, no segundo slide fala que 'os órgãos linfóides recolhem o líquido intersticial e reconduzem para o sistema sanguíneo' mas não seria a linfa que é reconduzida para o sistema sanguíneo por meio dos órgãos linfóides? e não seria os próprios capilares linfáticos que recolheriam o líguido intersticial?
    Obrigada,
    isabela jeronimo

    ResponderExcluir
  4. Foi mal pelos exercícios - não postados - para o primeiro ano C, esqueci completamente. Mas os exercícios do livro são adequados e suficientes como treino para a prova.

    ResponderExcluir
  5. Oi Job, não encontrei nenhum post relacionado aos vírus então estou postando aqui mesmo.
    Estava lendo sobre vírus no site Só Biologia e vi essa frase:
    "Das 1.739.600 espécies de seres vivos conhecidos, os vírus representam 3.600 espécies."

    Minha dúvida seria sobre o sentido da palavra "espécie". Pode se dizer espécies de vírus? Nessa frase eu entendo espécie como um taxon, pois o autor chamou o vírus de ser vivo. =S

    Plutão

    ResponderExcluir
  6. Plutão,

    O conceito de espécie é um dos mais polêmicos em biologia. Inquestionável é o fato de que o conceito biológico de espécie a que estamos acostumados não se aplica ao vírus. Em um livro de microbiologia que tenho aqui em casa (Trabulsi é o autor) é explicado que a natureza química e estrutura do material genético, a presença ou ausência de envoltório são critérios importantes na classificação. Acho (perdoe-me a ignorância)que a classificação até espécie feita pelo especalista deva ser um tanto arbitrária. Aliás sobre o conceito de espécie, leia a postagem http://nossobioma.blogspot.com/2009/04/especie.html

    ResponderExcluir
  7. Isabela,

    Os vasos e os órgãos linfáticos recolhem líquido do interstício para contribuir com a formação da linfa que flui através deles.

    ResponderExcluir
  8. Professor, moabe ja te enviou os slides dos mecanismos de defesa do corpo?
    Obrigada,
    Kaline Daniele

    ResponderExcluir
  9. Justo o que eu procurava sobre drenagem linfatica bh. Obrigada!

    ResponderExcluir