terça-feira, 3 de maio de 2011

HEREDOGRAMAS OU GENEALOGIAS

Os heredogramas ou genealogias são esquemas construídos para facilitar o estudo da transmissão de uma anomalia ou traço genético ao longo das gerações em uma família. Para montar e analisar uma genealogia, faz-se necessário o entendimento dos símbolos usados na sua confecção:


Agora, resolva alguns testes sobre heredogramas:


1) Na genealogia a seguir, os indivíduos assinalados com preto apresentam uma anomalia determinada por um gene dominante.

Analisando essa genealogia, é correto afirmar:
a) Todos os indivíduos afetados são homozigotos.
b) Todos os indivíduos não afetados são heterozigotos.
c) Apenas o indivíduo I:1 é heterozigoto.
d) Apenas os indivíduos I:1; II:1 e II:5 são heterozigotos.
e) Apenas os indivíduos I:1 e I:2 são homozigotos.

 2) (Fuvest) No heredograma seguinte estão representados indivíduos afetados pelo albinismo, que tem herança autossômica recessiva.

a) Sabendo-se que, na população, a freqüência de heterozigotos para o albinismo é 1/50, qual a probabilidade de que o casal II-2 x II-3 tenha uma criança albina?
b) Se o primeiro filho desse casal for albino, qual a probabilidade de que a próxima criança do casal também seja albina?
  
3) No heredograma adiante, a criança II-1 tem fibrose cística, uma doença causada por um alelo recessivo autossômico. As probabilidades de que sua irmã (II-2) não afetada seja carreadora ou não carreadora do alelo da fibrose cística são, respectivamente:


a) zero, 3/3          b) 1/4, 1/2                c) 2/3, 1/3                d) 1/2, 1/4             e) 1/4, 2/4

 4) (Unirio) Na espécie humana há um tipo de doença hereditária muito rara denominada aquiropodia, que é determinada por um par de genes. No heredograma a seguir, os aquirópodos estão representados por símbolos hachurados.

Com base na análise do heredograma, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Pode-se dizer que a aquiropodia é condicionada por um alelo recessivo a.
b) Pode-se assumir que os indivíduos II.1 e II.5 possuem o genótipo AA, já que a condição herdada em análise é muito rara.
c) Não é possível ter certeza sobre o genótipo de alguns indivíduos, como é o caso dos indivíduos II.3 e III.5.
d) Os pais dos aquirópodos são primos.
e) O genótipo dos indivíduos IV.2 e IV.4 é aa.

5) A doença de Tay-Sachs caracteriza-se pelo estabelecimento de grave retardo no desenvolvimento progredindo para cegueira, demência, paralisia e morte entre os dois e três anos de idade. O heterozigoto pode ser detectado por ensaio enzimático da hexoaminase no soro ou nos fibroblastos, que revela 40 a 60% da atividade abaixo daquela dos indivíduos normais. A taxa de prevalência dessa anomalia entre judeus é muito alta (1:5.000) em relação a populações não judias (1:400.000). Após diagnóstico dessa doença em dois membros da família representado no heredograma abaixo, foi pedido pelo casal III.4 x III.5 um aconselhamento genético.

a) Qual o padrão de herança envolvido nessa anomalia genética? Justifique sua resposta.
b) Qual a probabilidade de nascimento de criança afetada para o casal em questão?

 6) Considerando o heredograma abaixo, responda qual a probabilidade do indivíduo três apresentar uma criança afetada se cruzado com uma fêmea heterozigota para essa característica?

 7) (UFPB) Em cobaias, a cor da pelagem é determinada por uma série de alelos múltiplos, onde o alelo Gm produz pelo marrom escuro, o alelo Gc pelo marrom claro e o alelo Gb produz pelo branco. A relação de dominância entre esses alelos é Gm > Gc > Gb. De acordo com essas informações e com a genealogia apresentada, a seguir, se os indivíduos de números 6 e 9 forem cruzados entre si e produzirem uma ninhada de 16 filhotes, o número esperado de filhotes com pelagem branca é:

Branco

Marrom escuro

Marrom claro
 


a) zero         b)4        c) 8        d)12        e) 16

8) Na genealogia abaixo, os símbolos preenchidos representam indivíduos afetados por uma anomalia. Essa anomalia é determinada por um gene dominante ou recessivo? Indique os genótipos dos envolvidos.

9) (UFPB) O heredograma, a seguir, foi construído para ilustrar a relação de parentesco entre indivíduos de uma família da qual alguns membros são portadores de uma anomalia, condicionada por alelo autossômico recessivo.

A partir da análise do heredograma, identifique a(s) proposição(ões) verdadeira(s):

01.       A probabilidade do homem 13 ser homozigoto recessivo é nula.
02.       A probabilidade do homem 13 ser heterozigoto é 2/3.
04.       A probabilidade da mulher 14 ser heterozigota é 1/2.
08.       A probabilidade do primeiro filho do casal formado pelo homem 13 e a mulher 14 vir a ser homozigoto recessivo é 1/12.
16.       A probabilidade do segundo filho do casal formado pelo homem 13 e a mulher 14 vir a ser normal, caso o primeiro filho tenha nascido afetado, é 3/4.

A soma dos valores atribuídos à(s) proposição(ões) verdadeira(s) é igual a __________

10) (UFPB) O heredograma abaixo refere-se a uma anomalia cuja herança provém de um par de alelos, localizados em cromossomos autossômicos, com relação de dominância completa.

Pelo exposto,

a) explique qual(is) informação(ões) contida(s) no heredograma permite(m) determinar se a anomalia é determinada pelo alelo dominante ou pelo alelo recessivo.
b) Identifique quais indivíduos representados no heredograma são, certamente, heterozigotos para o caráter.


GABARITO:
1) D
2) a) 1/300
b) 1/4
3) C
4) C
5) a) Caráter recessivo. Porque os pais são normais e tiveram filhos afetados pela anomalia genética.
b) 1/9
6) 1/6
7) B
8) Caráter recessivo. 1 - aa; 2 - A_; 3 - A_; 4 - aa; 5 - Aa; 6 - Aa; 7 - Aa; 8 - Aa; 9 - A_; 10 - aa.
9) 31
10) a) O casal 7x8 normal teve o filho 11 afetado.
b) 5, 6, 7, 8, 9, 10.

29 comentários:

  1. Prfº na questão 2 da FUVEST eu devo considerar que o casal II-2 II-3 seja hipoteticamente portador de gene recessivo para albinismo,certo?

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  2. Você deverá calcular a probabilidade de II-2 ser heterozigoto (2/3) e considerar a probabilidade de II-3 ser também heterozigoto (1/50, conforme o enunciado). Depois, calcule a probabiblidade de terem uma criança albina, sendo o casal Aa. Por fim, multiplique as três probabilidades (2/3 X 1/50 X 1/4) e encontrará o gabarito oficial.

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  3. AEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE JOOOOOOOOOB :DDDD



    EAÍ DIA DA TERRA TÁ CHEGANDO... 22 DE ABRIL, TEMOS ALGUMA SURPRESA VINDO DAKI DESSE BLOG? ALGUMA HOMENAGEM À NOSSA MÃE TERRA?


    ABRAÇAOOO XDDDD

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  4. Ah! Muito obrigada profº

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  5. Professoor, na questão 2, a da Fuvest, eu calculei que o II-2 tinha 2/3 de probabilidade de ser heterozigoto, o filho tem 1/4 de probabilidade de ser albino, e a frequencia é 1/50, tudo bem, mas eu não sei exatamente o genótipo do II-3, só sei que ele tem um gene dominante, na multiplicação não deveria haver também a probabilidade do II-3 ser heterozigoto? :(

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  6. Ahhh professor, também tenho dúvida na letra b, ainda da questão 2... no gabarito tem 1/4, mas eu multipliquei 1/4 por 1/50, que deu 1/200! pq eu não devo considerar a frequencia de 1/50?

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  7. Anônimo,

    De fato você não há certeza sobre o genótipo de II-3, sabemos apenas que ele possui pelo menos um alelo dominante. Para que o casal II-2 x II-3 tenha uma criança albina (aa) eles devem ser heterozigotos. Tudo bem, a probabilidade de II-2 ser Aa é 2/3. Como não conhecemos os pais de II-3, a probabilidade de II-3 ser heterozigoto será igual a frequência desse genótipo na população, ou seja, 1/50.
    Beleza?
    Espero ter ajudado.

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  8. Professor,
    Na sexta imagem do lado esquerdo tem dizendo que aquilo representa gêmeos monozigóticos, mas tem um macho e uma fêmea sendo ali representados. É possível isso acontecer, gêmeos monozigóticos serem de sexo oposto? ou a imagem foi só para ilustrar?
    Obrigada!

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  9. Realmente, a ilustração está errada. Gêmeos monozigóticos são necessariamente do mesmo sexo.

    Obrigado.

    Alterarei a imagem assim que tiver um tempinho.

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  10. A imagem já foi corrigida. Gêmeos monozigótics só podem ser de mesmo sexo.

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  11. Job, não entendi como chegar ao resultado da questão 05, letra b.
    Você poderia me ajudar?

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  12. Professor, o senhor podia fornecer a resolução do número 3 por favor e me dizer quais são os indivíduos 6 e 9 referente a questão 7.
    Desde já agradeço!

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  13. Prof. pode me dizer como faz a letra B do número 5? A minha deu 1/6 (multipliquei 1/4 por 2/3)

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  14. Job, estou com dúvida no item 08 da questão 09, você poderia me explicar?

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  15. A afirmativa 08 da questão 09 está certa porque você deve considerar a probabilidade do indivíduo 13 ser Aa (P = 2/3), a de 14 ser Aa (P = 1/2) e, sendo ambos heterozigotos, a probabilidade da criança ser aa (P = 1/4). Feito isto, multiplica-se as três probabilidades e temos 1/12 (2/3 x 1/2 x 1/4 = 1/12)

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  16. Para achar a resposta da letra B da questão 5, você deve considerar a probabilidade dos dois cruzantes do casal em questão ser heterozigotos (2/3 para cada). Sendo os dois heterozigotos, a probabilidade de nascer uma criança afetada é 1/4. Daí, multiplica-se as probabilidades (2/3 x 2/3 x 1/4 = 1/9) e teremos a resposta: 1/9.

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  17. Sobre a questão 3, como sabemos que II-2 não pode ser aa, já que a questão já mostra que ela é normal (A_), considerando que seus pais são heterozigotos, a pr0obabilidade de II-2 ser Aa é 2/3 (portadora do gene em questão) e de ser AA (não portadora) é 1/3.

    Sobre a questão 7, diante de um heredograma, numeram-se os indivíduos conforme estamos acustumados a ler: da sua esquerda para a direita e de cima para baixo.

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  18. Professor a questão 5 letra B, como encontrou essa probabilidade de 1/9??

    Obrigadooo...

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    1. Samuel, em um dos comentários eu já apresentei a solução para este item. Dá uma olhadinha pra vê se entende. Espero que ajude.

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  19. Por que a probabilidade de II-2 ser heterozigoto é 2/3?

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    1. Os pais de II-2 são Aa, portanto tem chance de ter uma criança AA, Aa ou aa. Como o II-2 não é afetado (aa), não devemos considerar essa probabilidade no espaço amostral. DaÍ O II-2 tem 1/3 de chance de ser AA e 2/3 de ter uma criança Aa. Espero ter ajudado.

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  20. Sobre a questão 09 , vc pode me explicar como chegou ao resultado 31 eu nao entendi.

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    1. Todas estão corretas. Você poderia ser mais específico sobre qual foi o item não compreendido da questão 09?

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  21. Porque a probabilidade no exercício 5 é de 1/9?

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    1. Carolina, a probabilidade de 1/9 para o item 5 está explicado em um dos comentários acima. Dá uma olhadinha ;)

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  22. professor a questão 1 me explica porque o o I:1, II:1, II:5 são heterozigotos?

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    1. O caráter em questão é dominante, determinado pelo alelo A. E os indivíduos não afetados são recessivos, genótipo aa. Como I:1, afetado,tem filhos aa, certamente ele será heterozigoto, genótipo Aa. Como a mãe de II:1 e II:5 tem genótipo aa, obrigatoriamente eles dois serão Aa.

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