sábado, 13 de novembro de 2010

ABORTO E SAÚDE PÚBLICA - MAIS INFORMAÇÕES




Entendam porque sou a favor da descriminalização do aborto ao mesmo tempo que defendo que o estado deva fazer campanha para o uso de preservativos , de modo a , dentre outras coisas, evitar-se a gravidez indesejada. Leiam o esclarecedor texto de Jerry Carvalho Borges - "Aborto no Brasil: mortes em silêncio" - e tomem nota de dados mais recentes aqui no meu blog - ABORTO E SAÚDE PÚBLICA.

23 comentários:

  1. Eu sou a favor, mas....

    No país laico que vivemos Job, se aborto é ilegal e tem casos e mais casos acontecendo.... imagina se legaliza?! Ia ser o carnaval aqui, você acha mesmo que as pessoas iam ter toda a consciência mesmo com a capanha do governo. Uma lei como essa no Brasil nunca vai funcionar, pode até diminuir o numero de mulheres que sofreram hemorragias, infecções. Mas o de aborto só deve aumentar.

    Até hoje não consigo entender como uma mulher tem a mentalidade de fazer um aborto,(exceto em caso de estupro, claro). Até porque são duas vidas que estão em jogo.

    ResponderExcluir
  2. Igor,

    Descriminalizar o aborto é diferente de incentivar o ato. Não acredito que ao deixar de ser crime frequência de abortos aumentará. Quem quer abortar, simplismente pratica a ação a despeito da lei.

    Com a legalização do aborto, penso que o governo possa ter condições de avaliar melhor a sua prática no pais e que consiga elaborar políticas públicas para salvaguarar a vida da mulher que faz esta opção e elaborar campanhas de sensibilização contra o aborto.

    ResponderExcluir
  3. É verdade que esse ato põe duas vidas em jogo, não acredito que um feto com possibilidade de sobreviver tem praticamente a mesma importancia de vida da mãe dele.

    A ideia que a igreja usa contra o aborto é ridicula e arcaica. Segundo o papa, o ato de "negar o dom da vida, de suprimir ou manipular a vida que nasce, é contrariar o amor humano."

    Não é preciso entrar nesse debate filosófico sobre quando começa a vida, o que tem que prevalecer é o direito da mulher. É isso que até hoje a igreja não entende.

    ResponderExcluir
  4. Cara, quando o espermatozóide fecunda o óvulo... blz! Começam todas aquelas divisões e pah! É um bolinho de células! Ao menos até os 3 primeiros meses de vida... Estudando o desenvolvimento do pré-bebê, vejo que no terceiro mês toda essa história já está mais ou menos dentro dos padrões aceitáveis de um verdadeiro bebê. Blz. Eu teria de expandir a discussão sobre quando se começa a vida e tal. Mas concentração, concentração. Digo sim ao aborto até o mês de número 3 - se você tiver contado certinho. É um tumor, meu amigo, é um tumor. O que se faz com um tumor? Arranca-se ou ele o mata aos pouquinhos e aí sim, do ponto de vista sentimental, haverá duas mortes. O pau de tudo isso é que não vejo consenso: sou a favor da descriminalização do aborto, mas contra a banalização do ato. Como? Não sei, né? Somos todos revolucionários do caderno aqui.
    Seu Igor, o senhor não sabe "como uma mulher tem a mentalidade de fazer um aborto"? Pois bem, nunca saberá mesmo. Isso só se passa com intensidade na cabeça de uma mulher... Homem não tem útero! Um bebê, na vida de um homem, pesa bem menos. Culturalmente, fisicamente, o escambau. Pobreza e gravidez, também, raramente se combinam.
    O Brasil é um país Laico, Seu Igor? Sim, sim, sim. Mas também no papel. Parece-me que todos os nossos valores têm pitada de pensamentos religiosos. Não somos livres, senhor Igor. Muitas mulheres morrem em decorrência de aborto mal-sucedidos. É preferível que se permaneçam esses números?
    Aí, vem o povo com história de "traumas psicológicos pós-aborto". Isso é fogo! Veem aí que tudo é uma cadeia?
    Perdi aqui o fio do último pensamento.

    ResponderExcluir
  5. Job... sempre utilizando de palavras espalhafatosamente difíceis de se ver hahaha XD
    Enfim, eu sempre vou lembrar do ótimo professor que foi para mim e é para os atuais alunos.
    Bom, eu realmente concordo com as ideias propostas no artigo e aqui no seu blog.

    ResponderExcluir
  6. Os abortistas têm ótimos exemplos para tomarem como espelhos: os primeiros países a legalizarem o aborto, União Soviética e Alemanha Nazista têm ótimas histórias, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  7. Vcs defendem que as proprias mães poderiam matá-los no ventre? Vcs têm culpa? NÃO!

    ResponderExcluir
  8. A discussão sobre a descriminalização do aborto envolve princípios religiosos, morais, jurídicos, científicos, e pode ser considerado um problema de saúde pública, visto que põe em risco a vida de milhões de mulheres que se submetem a procedimentos de forma clandestina. A legalização do aborto não é uma questão simples, pois o sistema público de saúde brasileiro não tem condições de realizar as cirurgias de curetagem, faltam infraestrutura adequada e dinheiro. Portanto, fica mais barato fazer campanhas educativas em favor da contracepção” .

    ResponderExcluir
  9. Aborto deve ser legalizado.
    Mais uma vez vemos a hipocrisia do Brasileiro.Todo mundo sabe mas ninguem fala.
    Vamos esclarecer a situação.Aborto no Brasil existe e sempre existirá, com ou sem lei.
    Na situação atual de proíbição, estamos vendo uma verdadeira matança.Á cada dois dias morre uma mulher vítima de aborto clandestino, são dados oficiais.Claro que não fala isso na globo né?
    Isso não acontece perto das pessoas que escrevem nesse blog, fica tudo lá, naquelas ratoeiras chamadas favelas.Naquele lugar onde mora a empregada e a gente nunca foi.Aquela miséria que a gente vê na TV e parece nem fazer parte do mesmo país que o da gente.Melhor fingir de nem ver né?

    Este problema do aborto desencalha um problema bem maior, o da discriminação extrema neste país pesada herança da escravidão.

    O aborto é, além de medida de saúde pública de primeira ordem, um direito de toda mulher.

    A religião destroí este país, atrasa ele.Um câncer crescente que divide e cansa ele.Espero que um dia possamos ser verdadeiramente laícos.

    ResponderExcluir
  10. Rapaz ! Tem sumido comentário demais aqui. O que será que tá acontecendo ? Não se aceita nesse blog opiniões diferentes daquelas dadas pelo blogueiro ! Além de se mudar constantemente o texto do tema !

    ResponderExcluir
  11. Caro anônimo,

    Alguns comentários foram excluídos ou não publicados pois tinham texto ofensivo contra mim. Este blog foi concebido apenas para informar e discutir ideias. Nas questões sobre aborto, a maioria dos contrários à descriminalização fazem a defesa de seu ponto de vista me injuriando, por isso, não publico.

    P.S.: não me recordo de mudar o texto deste tema.

    ResponderExcluir
  12. job, parabéns pelo blog! apesar de ter uma opinião contrária a sua em relação ao aborto, acho que as pessoas tem que procurar informações e esclarecimentos antes de defenderem um posição sem base de fundamentos. assisti sua aula na semana enem no motiva - cg. gostaria que, se possível, me enviasse o material sobre doenças transmitidas pela água. vc pode enviar para esse email: rejanepontes25@hotmail.com. desde já, grata

    ResponderExcluir
  13. Por um lado, o aborto tira a vida de várias mulheres devido ao procedimento precários desse ato ilegal. Por outro lado, com a legalização do aborto, haverá uma forma bem mais segura de realização desse ato, assim evitando que tantas mulheres percam a suas vidas, mas poderá aumentar o numero de casos de abortos no país. Em minha opinião, a legalização do aborto não seria um bom caminho, pois mexeria com a ética de muita gente, principalmente dos religiosos (não é o meu caso). O caminho mais adequado a seguir para resolver esse problema é o mesmo de muitos outros em nossa sociedade: um investimento satisfatório na área da educação. Não vai adiantar nada se houver toda uma campanha do governo se o próprio continuar a teimar a investir pouco na educação, pois campanha a favor do uso de preservativos é o que não falta em nosso país. Uma mulher que acaba tendo uma gravidez indesejada pelo o simples motivo de não ter usado preservativos, ou é porque é burra mesmo, ou é porque não recebeu uma educação adequada durante a sua vida. Afinal, todas elas deveriam ter a consciência que existe algo chamado camisinha, e que também o aborto não só sacrificará a vida do feto, também pode comprometer a própria vida.

    Mas não creio que o aborto será legalizado, até porque isso poderá significar perdas de votos para as próximas campanhas eleitorais, e também a Dilma iria se contradisser mais uma vez. Até porque, na campanha ela deixou claro que é contra a legalização do aborto, mesmo que no passado ela tenha dito que era a favor. E para ser sincero, não me importo com vida de pessoas anônimas ignorantes, boa parte delas morre por conta do aborto porque querem (exceto se o caso for estupro, é claro). Para mim isso é praticamente um suicídio. E há uma arma que possa combater esse problema, ela se chama educação, e não legalização. E como o Igor disse, se o aborto for legalizado, será um carnaval. Imagino o que passará na cabeça de médicos competentes e éticos caso o aborto for legalizado, afinal, não é qualquer pessoa que tem sangue frio ao ponto de matar um ser humano.

    ResponderExcluir
  14. 'So é a favor do aborto é quem esta vivo' ! sou a favor do aborto em casos de estrupo, má formaçao fetal, gravidez em crianças de 12,13,14 anos... assim como sou a favor da legalizaçao da maconha para usos medicinais,em casos de pessoas com cancer que tem falta de apetite,com espasmos musculares ...

    ResponderExcluir
  15. o aborto é, na maioria dos casos, só mais uma consequencia da irresponsabilidade do povo, que atualmente tem, sim, acesso a informação sobre os preservativos e contraceptivos, mas nao a seguem por simples irresponsabilidade e ignorancia. Depois, querem simplismente tirar a criança. a vida não é brincadeira. sou contra o aborto (exceto em casos de aborto ou risco de vida da mãe), dentre outros motivos, por causas religiosas, e nao vejo problema nisso. os valores cristãos não são motivo de vergonha.

    ResponderExcluir
  16. Caro Job,

    Parabéns pelo seu blog. Acho importantíssimo que haja um lugar onde as pessoas possam discutir ideias. Tenho que admitir que depois de um ano assistindo suas aulas eu so vim dar maior atenção à esse blog agora. Achei esse texto da “ciência hoje” importantíssimo tanto pra adquirir informações quanto pra me preparar pro que pode vir no ENEM por exemplo.
    Sobre o aborto faço das suas palavras minhas: “Descriminalizar o aborto é diferente de incentivar o ato”. Toda vez que eu converso com alguma amiga sobre o assunto e ela se posiciona de forma contraria à legalização eu pergunto se ela, no caso de engravidar indesejadamente, faria um aborto. A resposta é clara, ela diz não sem pensar duas vezes. As pessoas têm uma impressão falsa de que se alguma pratica é legalizada mais pessoas vão aderi-la. O mesmo acontece com a maconha. Na minha opinião, quem não concorda não usa. Acredito que essas praticas (tanto o uso da maconha quanto o aborto) só continuarão atraindo as pessoas que ja estavam predispostas a pratica-las independentemente de serem legalizadas ou não. A decisão de realizar um aborto “não é facil para mulher nenhuma” e não será banalizada.
    Se seguirmos essa linha de raciocinio a legalização do aborto faria com que menos mulheres morressem na tentativa de evitar que uma criança indesejada venha ao mundo. Além disso seria interessante que o governo realizasse um trabalho de concientização contra o aborto inclusive dentro das proprias clinicas abortivas (legais, é claro). Seria uma forma direta e concisa de atacar o problema da banalização, seria como manter o inimigo por perto para monitora-lo. Talvez o número de abortos até diminuisse!
    Outra questão é a religiosa: o Brasil é um país predominantemente católico e esta instituição parece, cada vez mais, se contradizer. Eu não entendo como a igreja catolica pode defender o direito de livre arbitrio que Deus concedeu ao ser humano ao mesmo tempo em que condena veemente os Estados que legalizam o aborto. Acredito que a mulher tem o direito (garantido por Deus)de fazer sua escolha e esse direito não deve ser desrespeitado por homem nenhum (nem mesmo o papa).Depois de feita a escolha, daqui pra frente a mulher tem que arcar com as concequencias de suas atitudes (inclusive um castigo divino se é que isso existe). O desgaste psicológico é um problema sério mas não vai deixar de acontecer se o aborto continuar ilegal.

    ResponderExcluir
  17. O fato é que não se sabe o que é o certo e o errado, cada um tem a sua concepção... Por exemplo, para um religioso, o aborto não deve ser legalizado pois é a negação da vida; para Job Fonsêca e muita gente deve ser legalizado pois é um caso de saúde pública e evita a morte de muita mulheres que abortam clandestinamente; para o Igor Nascimento ali de cima e muita gente, não deve ser legalizado pois o número de abortos irá disparar e vai virar um carnaval. Como saber quem está certo?
    O engraçado é que já eu penso como o religioso, mesmo sendo atéia! Acho que por ser atéia, penso que cada feto que está se desenvolvendo normalmente virará um bebê, nascerá, viverá e morrerá, portanto, cada um só vive uma vez, aqui na Terra e a morte é o fim. Por isso, acho que o aborto impede alguém de viver, pois a partir do momento em que o feto é expelido do corpo da mãe ele perdeu uma única chance de viver.

    Marina

    ResponderExcluir
  18. professor job, aqui é thiago do 2anoC,2011!
    - É o seguinte job sou bastante catolico e nao concordo com isso, pq uma vida nao pode ser tirada por qualquer motivo, ou 2 né, pq essa operaçao leva risco as duas vidas, se nao queria ter pq fez relaçao, ja nao devia fazer pq nos temos que presevar a castidade até o casamento, ja nao sou a favor da camisinha ainda mais do aborto, o aborto só deve ser liberado em casos de estupro em que a vítima nao tem absoluta condiçao de cuidar da criança. Igreja Católica a bela das mais belas intituiçao e santa como nada que existe.

    ResponderExcluir
  19. Concordo com Nelson, LEGALIZAR é diferente de INCENTIVAR. Não acho que o aborto deveria ser crime, pois depende da consciência de cada mulher decidir o que fazer de sua vida. E se fosse legalizado e houvesse clínicas especializadas nisso, possivelmente não haveria risco para a mãe. Defendo um projeto por parte do governo que juntasse acompanhamento psicológico para as grávidas que desejam o aborto, para o psicólogo acompanhar e conversar com ela sobre o assunto, além de um "dia pré-aborto" no qual as mulheres assistiriam um vídeo de como seria feito o aborto e conversasse com o médico que fosse colocar a operação em prática. Muitas vezes as mulheres que queriam abortar e não puderam dão a luz e ambas, criança e mãe tem uma vida miserável, ou por falta de condições ou porque a mãe não consegue por algum motivo. Não acho que o governo direito de tomar essa decisão pelas mulheres. TODAS as mulheres tem sentimento maternal e se houvesse acompanhamento de psicólogos e médicos antes do procedimento acredito que muitas desistiram da operação.

    Nathália Guerra, 3ºD

    ResponderExcluir
  20. Job, ótimo texto!
    Concordo completamente com a sua opinião e acho que foi uma excelente ideia abordar esse tema tão mal esclarecido.
    As pessoas dizem que o aborto acaba com milhões de vidas, mas esquecem das vidas que carregam em seu ventre os bebês.Se a mulher não deseja a gravidez e por alguma razão aquela gestação é concluida, a criança será "abortada" todos os dias. Uma criança não desejada esta fadada a uma subvida traumática.
    É importante que as pessoas não misturem sua religião com o direito alheio. Acho que o Brasil deveria distinguir crença e lei.
    Acredito que como você disse, com a legalização, a conscientização seria algo mais presente e apenas em últimos casos, como em estupros, o aborto seria necessário. A ideia de prevenir viria antes da remediar.

    Abraço,
    Isabela Jerônimo, 2ºF.
    PS: gostaria que você postasse sua opinião sobre outros temas que as pessoas tem tabu como o casamento gay, eutanásia e etc...
    PPS: achei engraçado trechos de uns comentários que trata o catolicismo como algo que deve ser seguido por todos.

    ResponderExcluir
  21. Sou contra, concordo com o que a constituição atual, em que o aborto só pode ser legalizado ás mulheres que sofreram abuso, que correm risco de vida. As pessoas precisam somente entender que não podem estabelecer uma relação sexual com outro sem camisinha, a qual toda a população brasileira pode obter em qualquer posto de saúde.Se o aborto for legalizado, haverá economia na saúde, pois as mulheres não irão recorrer aos hosítais por complicações no aborto correndo menos risco de morrer.Porém haverá muito mais morte, não das mulheres irresponsáveis, mas de inocentes, que evoluem em busca da vida.

    Natália Adelino, 1º ano C.

    ResponderExcluir
  22. O ser humano é hipócrita. Durante muito tempo de existência se colocou como dono do planeta; mas para sua surpresa, caro leitor, em se tratando de vida você não é mais do que uma barata, o que faz você ser mais importante que ela? Ambos vivem. Sua capacidade de raciocínio o torna mais importante? Tudo bem, pode ser. Mas e um feto? Raciocina? O que faz desse projeto de ser humano uma "vida" mais importante que a vida de qualquer outro ser vivo?! Hoje comi carne no almoço e nem por isso vou perder meu sono. Semana passada comi um espetinho de coração de frango. Cinco corações significam cinco frangos - isso mesmo, cada um tem um coração -, por isso sou criminoso? Pessoas desmatam, matam muito mais, tiram muito mais vidas, mas contanto que mantenham a quantidade da reserva legal em suas propriedades está tudo bem, estão de acordo com a lei. Se a vida é o aspecto principal, tem abordagens muito mais importantes que o aborto. E se mudarmos sair de vida para qualidade de vida? Que qualidade de vida terá a mãe? Ela consegue manter o filho? A vida daquele filho vai ser algo bom para a sociedade? E para ele? Vai ser digna? Uma mãe que tem plena condição de cuidar do filho abortaria? O filho merece uma mãe que o rejeita?
    Se você é mais importante que outro ser vivo porque você é capaz de pensar, ou seja, é um ser humano; então me diga porque um feto de ser humano não é uma outra espécie, já que ele não pensa. E já que ele não pensa o que faz dessa vida mais importante que a de outra espécie?
    Se só Deus pode tirar uma vida, das duas uma, ou você vira vegetariano (mas sem matar os vegetais) ou você vai comer carniça (porque aí não foi você que matou). Deve ser ruim para quem não acredita em Deus, ser obrigado a aceitar o que os outros impuseram.

    GG

    ResponderExcluir
  23. Nao li o texto em questao, mas li alguns comentarios e queria deixar aqui o meu.
    Sou contra o aborto, pois acredito que a vida começa na concepção(entrada do espermatozoide no ovulo), desse ponto de vista o aborto passa a ser um assassinato.
    O aborto não é uma questao de saude publica SOMENTE, pois passa pelo uso sensato e responsavel da sexualidade humana. Algumas pessoas quando fazem o uso incorreto desse(sexo) e acabam fazendo "besteira", como alguns adolescentes e outros, acabam vendo no aborto uma solução para oque fizeram. Quer dizer que uma vida quando atrapalha pode ser tirada?
    Dados recentes revelaram que o estado nao tem dinheiro para pagar todas as cirurgias. Eai? como resolve
    Outra coisa que queria destacar é que o estado brasileiro é laico, porem 70% da população é crista. Isso implica em 70% da opniao publica, logo essa opniao deve ser considerada na hora de decidir quesitos como este.
    Aqui fica o penso.
    Abração

    ResponderExcluir