segunda-feira, 18 de maio de 2009

GENÉTICA E REPORTAGENS DA VEJA

Sou um entusiasta da popularização do conhecimento científico, sobretudo em genética e ecologia. Na primeira área, duas reportagens da revista VEJA de 22 de abril de 2009 são bem legais. Em "Genética não é espelho" podemos ter um contato com a epigenética. Já em "Um gene, várias doenças" temos noções de pleiotropia relacionadas a distúrbios genéticos.

Embora reconheça o valor das reportagens, não poderia deixar de apontar dois erros lá encontrados:

1 - Na página 94, lê-se: "Os processos epigenéticos também podem ocorrer pela modificação das histonas, as linhas que envolvem o DNA e formam um novelo". Pois bem, as histonas compõem um centro no qual o DNA se enrola tal qual linhas formando um novelo. Enfim, o DNA não é envolvido por histonas, é ele que se enrola em um octâmero delas formando um nucleossomo. Observe a figura:


2 - No infográfico da página 98 há um erro crasso. Nele, o gene foi representado como "bolinhas" entre os dois polinucleotídeos que formam o DNA. Grosso modo, podemos dizer que um gene é composto por uma sequência de bases de uma das fitas do DNA que pode ser transcrita, servindo de molde para a construção de um RNA. Essas "bolinhas" estão, na verdade, indicando as pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas complementares, que unem as duas fitas do DNA. Assista:



Mesmo com as falhas, recomendo a leitura das reportagens:

http://www.4shared.com/file/106293213/71b55968/Gentica_no__espelho_-_um_gene_vrias_doenas.html

Quero agradecer a Felipe Lucena por digitalizar as reportagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário