sexta-feira, 22 de abril de 2011

O QUE É VIDA?

Gráfico de Hillis, a árvore da vida, simplificado nesta tatuagem.

Todo começo de ano, para turmas novas, ao apresentar a disciplina de biologia, inevitavelmente caímos na discursão sobre o que é a vida. Eita perguntinha complicada de responder. Complicada, pois não me satisfaço em elencar um conjunto de características dos seres vivos e, pronto, taí, um ser vivo. Será que é adequado definir a vida como um conjunto de predicados?
Bom... como é assim nos livros didáticos, é assim que explico (um pouco chateado, confesso).

Vitor Ariel, um estimado aluno, parece-me, percebeu isto e, como promissor biólogo, tratou logo de elaborar um conceito que dissipasse minha angústia:

"Um conjunto de moléculas suficientemente bem organizadas capazes de manter um metabolismo, com tendência a gerar novos organismos iguais ou semelhantes a si e que, em algum momento, cessará sua atividade metabólica e perderá sua organização, decomposta pelo meio e outros seres."
O que vocês acham do conceito para vida de meu intrépido aluno?

Ao ler o conceito do proposto por Vitor Ariel, recordei de um artigo muito bom publicado na revista Ciência Hoje, em 2003,  chamado "O que é vida?". Vale a pena ler.

Outra coisa imediatamente lembrada ao ler o conceito foi uma música de Gonzaguinha (O que é, O que é?). Quem não a conhece?

6 comentários:

  1. Como você disse Job, nos livros didáticos a definição de vida é como um conjunto de predicados. No ensino fundamental, aprendemos que os seres vivos têm características: nasce, cresce, reproduz e morre. É uma definição de vida? Eu considero que não.

    Essa pergunta é simpática, mas difícil. E seu aluno definiu bem, tanto no ponto de vista bioquímico(organismos com capacidade de possuir metabolismo), como no ponto de vista genético (organismos com capacidade de auto-replicação e evolução).


    Bela tatuagem do Gráfico de Hillis, tinha visto ela em algum canto. Lembrei que foi em um livro de Dawkins.

    ResponderExcluir
  2. Job,eu comprei o livro de Sonia Lopes para complementar o estudo (vol.3),so que nao tem gabarito nehnhum!Voce teria algum deles,nem que seja so dos testes? Obrigada
    Sofia Gayoso 3A

    ResponderExcluir
  3. Bela definição do nosso amigo Vitor "Jesus" Ariel. Eu não tiraria uma virgula dela :D

    ResponderExcluir
  4. Job Fonsêca,

    Gostaria de saber se você tem o gabarito do livro sonia lopes volume 3, 4ºedição/1999 ?

    Obrigada!

    ResponderExcluir