sexta-feira, 22 de abril de 2011

O QUE É VIDA?

Gráfico de Hillis, a árvore da vida, simplificado nesta tatuagem.

Todo começo de ano, para turmas novas, ao apresentar a disciplina de biologia, inevitavelmente caímos na discursão sobre o que é a vida. Eita perguntinha complicada de responder. Complicada, pois não me satisfaço em elencar um conjunto de características dos seres vivos e, pronto, taí, um ser vivo. Será que é adequado definir a vida como um conjunto de predicados?
Bom... como é assim nos livros didáticos, é assim que explico (um pouco chateado, confesso).

Vitor Ariel, um estimado aluno, parece-me, percebeu isto e, como promissor biólogo, tratou logo de elaborar um conceito que dissipasse minha angústia:

"Um conjunto de moléculas suficientemente bem organizadas capazes de manter um metabolismo, com tendência a gerar novos organismos iguais ou semelhantes a si e que, em algum momento, cessará sua atividade metabólica e perderá sua organização, decomposta pelo meio e outros seres."
O que vocês acham do conceito para vida de meu intrépido aluno?

Ao ler o conceito do proposto por Vitor Ariel, recordei de um artigo muito bom publicado na revista Ciência Hoje, em 2003,  chamado "O que é vida?". Vale a pena ler.

Outra coisa imediatamente lembrada ao ler o conceito foi uma música de Gonzaguinha (O que é, O que é?). Quem não a conhece?

6 comentários:

  1. Como você disse Job, nos livros didáticos a definição de vida é como um conjunto de predicados. No ensino fundamental, aprendemos que os seres vivos têm características: nasce, cresce, reproduz e morre. É uma definição de vida? Eu considero que não.

    Essa pergunta é simpática, mas difícil. E seu aluno definiu bem, tanto no ponto de vista bioquímico(organismos com capacidade de possuir metabolismo), como no ponto de vista genético (organismos com capacidade de auto-replicação e evolução).


    Bela tatuagem do Gráfico de Hillis, tinha visto ela em algum canto. Lembrei que foi em um livro de Dawkins.

    ResponderExcluir
  2. Job,eu comprei o livro de Sonia Lopes para complementar o estudo (vol.3),so que nao tem gabarito nehnhum!Voce teria algum deles,nem que seja so dos testes? Obrigada
    Sofia Gayoso 3A

    ResponderExcluir
  3. Sofia,

    Qual a edição/ano do livro?

    ResponderExcluir
  4. Bela definição do nosso amigo Vitor "Jesus" Ariel. Eu não tiraria uma virgula dela :D

    ResponderExcluir
  5. Job Fonsêca,

    Gostaria de saber se você tem o gabarito do livro sonia lopes volume 3, 4ºedição/1999 ?

    Obrigada!

    ResponderExcluir