segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Testes sobre origem da vida

 

1. (UNICAMP) Em 1953, Miller e Urey realizaram experimentos simulando as condições da atmosfera primitiva que era, provavelmente, constituída de CO2 (80%), CH4 (10%), CO (5%) e N2 (5%) (porcentagens em volume). Considerando-se a composição da atmosfera primitiva, pode-se afirmar que:

a) O CO2 presente na atmosfera primitiva pode ter se originado da degradação aeróbica da glicose.

b) A matéria precursora da vida só poderia ter se formado se houvesse enzimas para catalisar as reações entre os gases presentes na atmosfera primitiva.

c) As substâncias orgânicas formadas a partir dos gases presentes na atmosfera primitiva deram origem a proteínas e ácidos nucleicos.

d) Os aminoácidos formados na Terra primitiva surgiram do aumento da interação de moléculas de ácido nucleico com proteínas.

2. (UFPB) Muitas são as teorias acerca da origem da vida na Terra primitiva e, em especial, sobre a evolução dos processos energéticos dos primeiros organismos que surgiram na Terra. A reação química, esquematizada a seguir, representa um desses processos de obtenção de energia.



Nesse contexto, é correto afirmar que os organismos que obtinham energia pela reação esquematizada eram:

a) Quimiolitoautotróficos.

b) Fotossintetizantes.

c) Aeróbicos.

d) Fermentadores.

e) Heterotróficos.


3. (FAFEOD) Analise o esquema abaixo referente à origem da vida.



Os números 1, 2, 3 e 4 representam, respectivamente:

a) Mares primitivos, CO2 atmosférico, O2 atmosférico, sopa orgânica.

b) Sopa orgânica, CO2 atmosférico, energia luminosa, O2 atmosférico.

c) Coacervato, sopa orgânica, O2 atmosférico, alimento.

d) Tempestades, O2 atmosférico, água (vapor) CO2 atmosférico.

e) Moléculas orgânicas, clorofila, O2 atmosférico, água (vapor).

 

4. (UEM) O esquema abaixo representa, de acordo com as hipóteses consideradas atualmente, os processos evolutivos, químico e biológico, relacionados ao surgimento da vida na Terra, há 3,8 bilhões de anos. Nele, está apontada a evolução temporal do surgimento dos organismos pluricelulares e eucariontes e dos processos de respiração aeróbia, fotossíntese e fermentação, não necessariamente nessa ordem. Com base no esquema, assinale o que for correto.



01. I deve representar o processo de fermentação.

02. II deve representar o processo de fotossíntese.

04. III deve representar o processo de respiração aeróbia.

08. IV deve representar os primeiros eucariontes.

16. V deve representar os organismos pluricelulares.

Soma das alternativas corretas


5. (UPE) Você foi convidado(a), como monitor(a) em uma aula de Ciências, para opinar sobre a relação entre algumas figuras de experimentos acerca da origem da vida na Terra e as afirmativas relacionadas a estas. Observe as figuras a seguir:



Analise as seguintes afirmativas:

I. No experimento 1, Pasteur usou recipientes com animais mortos. Manteve alguns fechados com gaze e outros abertos e demonstrou que as larvas nasciam dos ovos depositados por moscas, comprovando a abiogênese.

II. No experimento 2, Spallanzani realizou experimentos com um caldo aquecido colocado em frascos pescoço de cisne, provando que os vermes só surgiam após a quebra do gargalo e quando o caldo ficasse em contato com o ar.

III. No experimento 3, Miller e Urey simularam a atmosfera primitiva e obtiveram aminoácidos e algumas moléculas orgânicas simples com base em compostos inorgânicos.

IV. Os experimentos 1 e 2 se referem à teoria da biogênese, enquanto o experimento 3 se relaciona com a da evolução molecular.

Estão corretas

a) I e II.

b) I, II e III.

c) I, II e IV.

d) II e III.

e) III e IV.


6. A observação das formas atuais de vida demonstra que até mesmo o mais simples dos seres vivos com organização celular é um sistema complexo, no qual se destacam duas classes de moléculas: as proteínas e os ácidos nucleicos. É possível imaginar que, nos oceanos primitivos, existiam sistemas organizados de reações enzimáticas, do tipo coacervatos. Mas como esses sistemas se perpetuariam e evoluiriam sem um código genético? Os ácidos nucleicos também poderiam ter surgido nas condições da Terra primitiva. Mas como formariam um sistema complexo e organizado sem interagir com o aparato proteico/enzimático? A total interdependência entre essas moléculas essenciais remete a uma das principais questões ligadas à origem da vida, que poderia ser comparada ao dilema do ovo e da galinha.

ANDRADE, L. A. e SILVA, E. P. O que é vida? In: Ciência Hoje, v. 32, n.º 191, 2003, p. 16-23 (com adaptações).

Considerando que as hipóteses acerca da origem da vida na Terra mencionadas no texto acima não são as únicas, responda: o que surgiu primeiro, os ácidos nucleicos ou as proteínas?

a) O DNA pode ter sido o precursor dos demais compostos, pois estoca e replica informação genética, é dotado de atividade catalítica e é facilmente degradado por hidrólise, o que facilita a reutilização de seus monômeros e, portanto, a colonização da Terra com polímeros primordiais de DNA.

b) Existe a possibilidade de o RNA ter sido o precursor das demais moléculas, visto que certas sequências de RNA, chamadas ribozimas, são capazes de acelerar reações químicas.

c) A favor da hipótese de que as proteínas desempenharam papel central na origem da vida, incluem-se estudos como o que mostrou a possibilidade de que aminoácidos tivessem se originado, sem a intervenção de seres vivos, a partir de uma atmosfera constituída de gases como metano, nitrogênio e oxigênio e de vapor d’água.

d) Admitindo-se a possibilidade de a Terra primitiva conter nucleotídeos livres, o calor poderia ter sido a fonte de energia disponível para a formação de ligações covalentes entre eles, com a consequente formação de proteinoides, que, por sua vez, deram origem a microsferas, estruturas que poderiam ser precursoras das células primitivas.

e) O estudo de aminoácidos que contêm grupos tiol (tioésteres) fornece argumentos a favor da precedência de proteínas na origem da vida, entre os quais se incluem a abundância de sulfeto de hidrogênio (H2S) no ambiente primitivo e a alta concentração de oxigênio na atmosfera primitiva, que favoreceria a respiração aeróbica.

 

7. (UFPR) Considerando as teorias mais aceitas atualmente para a origem da vida e o início da história dos seres vivos, considere as seguintes afirmativas:

1. A simbiose teve papel relevante na origem dos eucariontes.

2. A diversidade de funções desempenhadas pelo RNA leva a crer que este tenha sido precursor do DNA.

3. Organismos multicelulares, como as plantas, foram responsáveis pelo início do grande aumento da concentração de oxigênio na atmosfera terrestre.

4. A existência do oxigênio na atmosfera terrestre foi imprescindível para o surgimento da vida.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

 

8. (UFPB) Alguns estudantes discutiam, no intervalo das aulas, sobre a origem da vida, conforme o relato a seguir.

– O estudante A argumentou que os primeiros organismos da Terra deveriam obter energia através de fermentação, um processo simples de obtenção de energia.

– O estudante B, discordando do estudante A, argumentou que os primeiros organismos do planeta deveriam obter energia através de quimiossíntese.

– O estudante C concordou com o estudante Ae afirmou que um processo similar é utilizado por alguns fungos atuais.

– O estudante D argumentou que, independente do fato de que os primeiros seres vivos tenham obtido energia através de fermentação ou quimiossíntese, eles ou seus precursores seriam provenientes de fora do planeta Terra, de outros pontos do cosmos.

– O estudante E concordou com o estudante D e acrescentou que seres fotossintetizantes apareceram mais recentemente na Terra e que seu aparecimento teria acrescentado à atmosfera terrestre uma quantidade considerável de gás oxigênio, provavelmente em baixa concentração na atmosfera primitiva.

De acordo com a discussão relatada, considere as seguintes proposições.

I. Os estudantes A e C defendem a hipótese heterotrófica, e o estudante B defende a hipótese autotrófica.

II. Os estudantes D e E defendem a hipótese denominada panspermia.

III. A afirmação do estudante E sobre o acúmulo de O2na atmosfera da Terra está equivocada, uma vez que os cientistas são unânimes em afirmar que a concentração desse gás sempre esteve em torno dos 20% da atmosfera do planeta.

Está(ão) correta(s):

a) Todas.

b) Nenhuma.

c) Apenas II.

d) Apenas III.

e) Apenas I e II.

 

9. (UEA) Aquecendo uma mistura seca de aminoácidos, Sydney Fox obteve polipeptídeos. Submetidos à ação de enzimas digestivas específicas, originadas de organismos atuais, os polipeptídeos de Fox foram hidrolizados, confirmando suas características proteicas. Os polipeptídeos de Fox diferem das proteínas produzidas pelos sistemas celulares porque:

a) Não apresentam ligações peptídicas entre os aminoácidos.

b) Têm sempre a mesma sequência de aminoácidos.

c) Não apresentam estrutura primária.

d) São traduzidas por ribossomos livres.

e) Têm uma sequência aleatória de aminoácidos.


10. (PUC-SP) Os esquemas abaixo mostram, de maneira simplificada, três processos que ocorrem nos seres vivos:



Admita que os primeiros seres vivos eram heterótrofos anaeróbicos e que, liberando gás carbônico para o meio, permitiram o aparecimento de um grupo de organismos autótrofos, cuja atividade proporcionou o aparecimento de um terceiro grupo, constituído de heterótrofos aeróbicos. Considerando a hipótese acima, pode-se prever que a ordem de aparecimento desses processos na natureza foi:

a) I → II → III.

b) II → I → III.

c) II → III → I.

d) III → I → II.

e) III → II → I.

 

 

GABARITO:

1C; 2A; 3B; 4(31); 5E; 6B; 7E; 8E; 9E; 10C

Nenhum comentário:

Postar um comentário