segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Testes sobre origem da vida

 

1. (UNICAMP) Em 1953, Miller e Urey realizaram experimentos simulando as condições da atmosfera primitiva que era, provavelmente, constituída de CO2 (80%), CH4 (10%), CO (5%) e N2 (5%) (porcentagens em volume). Considerando-se a composição da atmosfera primitiva, pode-se afirmar que:

a) O CO2 presente na atmosfera primitiva pode ter se originado da degradação aeróbica da glicose.

b) A matéria precursora da vida só poderia ter se formado se houvesse enzimas para catalisar as reações entre os gases presentes na atmosfera primitiva.

c) As substâncias orgânicas formadas a partir dos gases presentes na atmosfera primitiva deram origem a proteínas e ácidos nucleicos.

d) Os aminoácidos formados na Terra primitiva surgiram do aumento da interação de moléculas de ácido nucleico com proteínas.

2. (UFPB) Muitas são as teorias acerca da origem da vida na Terra primitiva e, em especial, sobre a evolução dos processos energéticos dos primeiros organismos que surgiram na Terra. A reação química, esquematizada a seguir, representa um desses processos de obtenção de energia.



Nesse contexto, é correto afirmar que os organismos que obtinham energia pela reação esquematizada eram:

a) Quimiolitoautotróficos.

b) Fotossintetizantes.

c) Aeróbicos.

d) Fermentadores.

e) Heterotróficos.


3. (FAFEOD) Analise o esquema abaixo referente à origem da vida.



Os números 1, 2, 3 e 4 representam, respectivamente:

a) Mares primitivos, CO2 atmosférico, O2 atmosférico, sopa orgânica.

b) Sopa orgânica, CO2 atmosférico, energia luminosa, O2 atmosférico.

c) Coacervato, sopa orgânica, O2 atmosférico, alimento.

d) Tempestades, O2 atmosférico, água (vapor) CO2 atmosférico.

e) Moléculas orgânicas, clorofila, O2 atmosférico, água (vapor).

 

4. (UEM) O esquema abaixo representa, de acordo com as hipóteses consideradas atualmente, os processos evolutivos, químico e biológico, relacionados ao surgimento da vida na Terra, há 3,8 bilhões de anos. Nele, está apontada a evolução temporal do surgimento dos organismos pluricelulares e eucariontes e dos processos de respiração aeróbia, fotossíntese e fermentação, não necessariamente nessa ordem. Com base no esquema, assinale o que for correto.



01. I deve representar o processo de fermentação.

02. II deve representar o processo de fotossíntese.

04. III deve representar o processo de respiração aeróbia.

08. IV deve representar os primeiros eucariontes.

16. V deve representar os organismos pluricelulares.

Soma das alternativas corretas


5. (UPE) Você foi convidado(a), como monitor(a) em uma aula de Ciências, para opinar sobre a relação entre algumas figuras de experimentos acerca da origem da vida na Terra e as afirmativas relacionadas a estas. Observe as figuras a seguir:



Analise as seguintes afirmativas:

I. No experimento 1, Pasteur usou recipientes com animais mortos. Manteve alguns fechados com gaze e outros abertos e demonstrou que as larvas nasciam dos ovos depositados por moscas, comprovando a abiogênese.

II. No experimento 2, Spallanzani realizou experimentos com um caldo aquecido colocado em frascos pescoço de cisne, provando que os vermes só surgiam após a quebra do gargalo e quando o caldo ficasse em contato com o ar.

III. No experimento 3, Miller e Urey simularam a atmosfera primitiva e obtiveram aminoácidos e algumas moléculas orgânicas simples com base em compostos inorgânicos.

IV. Os experimentos 1 e 2 se referem à teoria da biogênese, enquanto o experimento 3 se relaciona com a da evolução molecular.

Estão corretas

a) I e II.

b) I, II e III.

c) I, II e IV.

d) II e III.

e) III e IV.


6. A observação das formas atuais de vida demonstra que até mesmo o mais simples dos seres vivos com organização celular é um sistema complexo, no qual se destacam duas classes de moléculas: as proteínas e os ácidos nucleicos. É possível imaginar que, nos oceanos primitivos, existiam sistemas organizados de reações enzimáticas, do tipo coacervatos. Mas como esses sistemas se perpetuariam e evoluiriam sem um código genético? Os ácidos nucleicos também poderiam ter surgido nas condições da Terra primitiva. Mas como formariam um sistema complexo e organizado sem interagir com o aparato proteico/enzimático? A total interdependência entre essas moléculas essenciais remete a uma das principais questões ligadas à origem da vida, que poderia ser comparada ao dilema do ovo e da galinha.

ANDRADE, L. A. e SILVA, E. P. O que é vida? In: Ciência Hoje, v. 32, n.º 191, 2003, p. 16-23 (com adaptações).

Considerando que as hipóteses acerca da origem da vida na Terra mencionadas no texto acima não são as únicas, responda: o que surgiu primeiro, os ácidos nucleicos ou as proteínas?

a) O DNA pode ter sido o precursor dos demais compostos, pois estoca e replica informação genética, é dotado de atividade catalítica e é facilmente degradado por hidrólise, o que facilita a reutilização de seus monômeros e, portanto, a colonização da Terra com polímeros primordiais de DNA.

b) Existe a possibilidade de o RNA ter sido o precursor das demais moléculas, visto que certas sequências de RNA, chamadas ribozimas, são capazes de acelerar reações químicas.

c) A favor da hipótese de que as proteínas desempenharam papel central na origem da vida, incluem-se estudos como o que mostrou a possibilidade de que aminoácidos tivessem se originado, sem a intervenção de seres vivos, a partir de uma atmosfera constituída de gases como metano, nitrogênio e oxigênio e de vapor d’água.

d) Admitindo-se a possibilidade de a Terra primitiva conter nucleotídeos livres, o calor poderia ter sido a fonte de energia disponível para a formação de ligações covalentes entre eles, com a consequente formação de proteinoides, que, por sua vez, deram origem a microsferas, estruturas que poderiam ser precursoras das células primitivas.

e) O estudo de aminoácidos que contêm grupos tiol (tioésteres) fornece argumentos a favor da precedência de proteínas na origem da vida, entre os quais se incluem a abundância de sulfeto de hidrogênio (H2S) no ambiente primitivo e a alta concentração de oxigênio na atmosfera primitiva, que favoreceria a respiração aeróbica.

 

7. (UFPR) Considerando as teorias mais aceitas atualmente para a origem da vida e o início da história dos seres vivos, considere as seguintes afirmativas:

1. A simbiose teve papel relevante na origem dos eucariontes.

2. A diversidade de funções desempenhadas pelo RNA leva a crer que este tenha sido precursor do DNA.

3. Organismos multicelulares, como as plantas, foram responsáveis pelo início do grande aumento da concentração de oxigênio na atmosfera terrestre.

4. A existência do oxigênio na atmosfera terrestre foi imprescindível para o surgimento da vida.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

 

8. (UFPB) Alguns estudantes discutiam, no intervalo das aulas, sobre a origem da vida, conforme o relato a seguir.

– O estudante A argumentou que os primeiros organismos da Terra deveriam obter energia através de fermentação, um processo simples de obtenção de energia.

– O estudante B, discordando do estudante A, argumentou que os primeiros organismos do planeta deveriam obter energia através de quimiossíntese.

– O estudante C concordou com o estudante Ae afirmou que um processo similar é utilizado por alguns fungos atuais.

– O estudante D argumentou que, independente do fato de que os primeiros seres vivos tenham obtido energia através de fermentação ou quimiossíntese, eles ou seus precursores seriam provenientes de fora do planeta Terra, de outros pontos do cosmos.

– O estudante E concordou com o estudante D e acrescentou que seres fotossintetizantes apareceram mais recentemente na Terra e que seu aparecimento teria acrescentado à atmosfera terrestre uma quantidade considerável de gás oxigênio, provavelmente em baixa concentração na atmosfera primitiva.

De acordo com a discussão relatada, considere as seguintes proposições.

I. Os estudantes A e C defendem a hipótese heterotrófica, e o estudante B defende a hipótese autotrófica.

II. Os estudantes D e E defendem a hipótese denominada panspermia.

III. A afirmação do estudante E sobre o acúmulo de O2na atmosfera da Terra está equivocada, uma vez que os cientistas são unânimes em afirmar que a concentração desse gás sempre esteve em torno dos 20% da atmosfera do planeta.

Está(ão) correta(s):

a) Todas.

b) Nenhuma.

c) Apenas II.

d) Apenas III.

e) Apenas I e II.

 

9. (UEA) Aquecendo uma mistura seca de aminoácidos, Sydney Fox obteve polipeptídeos. Submetidos à ação de enzimas digestivas específicas, originadas de organismos atuais, os polipeptídeos de Fox foram hidrolizados, confirmando suas características proteicas. Os polipeptídeos de Fox diferem das proteínas produzidas pelos sistemas celulares porque:

a) Não apresentam ligações peptídicas entre os aminoácidos.

b) Têm sempre a mesma sequência de aminoácidos.

c) Não apresentam estrutura primária.

d) São traduzidas por ribossomos livres.

e) Têm uma sequência aleatória de aminoácidos.


10. (PUC-SP) Os esquemas abaixo mostram, de maneira simplificada, três processos que ocorrem nos seres vivos:



Admita que os primeiros seres vivos eram heterótrofos anaeróbicos e que, liberando gás carbônico para o meio, permitiram o aparecimento de um grupo de organismos autótrofos, cuja atividade proporcionou o aparecimento de um terceiro grupo, constituído de heterótrofos aeróbicos. Considerando a hipótese acima, pode-se prever que a ordem de aparecimento desses processos na natureza foi:

a) I → II → III.

b) II → I → III.

c) II → III → I.

d) III → I → II.

e) III → II → I.

 

 

GABARITO:

1C; 2A; 3B; 4(31); 5E; 6B; 7E; 8E; 9E; 10C

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Testes sobre algas

1. Qual das alternativas abaixo apresenta substâncias economicamente importantes extraídas da parede celular de algas vermelhas e utilizadas na indústria de alimentos?

a) Amido e Celulose

b) Laminarina e Paramilo

c) Agar e Celulose

d) Carragena e Agar

e) Dióxido de Silício e Agar

 

2. O grande grupo das algas, aqui empregado como uma designação coletiva e não‑taxonômica, possui inúmeros representantes com grande importância ecológica e econômica. Dentre esses representantes estão os pertencentes aos grupos das algas pardas (Phaeophyta), das algas vermelhas (Rhodophyta) e das algas verdes (Chlorophyta). 

Com relação a esses grupos, assinale a(s) afirmativa(s) verdadeira(s):

a) Rhodophyta possui clorofilas a e b.

b) Chlorophyta possui representantes unicelulares e multicelulares.

c) Phaeophyta se reproduz por esporulação.

d) Chlorophyta e Phaeophyta possuem amido como reserva energética.

e) Rhodophyta é responsável pelo fenômeno conhecido por maré vermelha.

 

3. (UFPE) Em certas regiões do nordeste brasileiro são utilizados, na construção de habitações rurais, tijolos de diatomitos constituídos por carapaças compactadas de diatomáceas.

Esse material corresponde a:

A) algas feofíceas ou algas pardas.

B) Bacillariophyta.

C) artrópodos (quilópodos e diplópodos).

D) poríferos ou esponjas.

E) moluscos gastrópodos.

 

4. Uma “maré vermelha” se espalhou pela costa leste da Austrália e causou a interdição de diversas praias próximas a Sydney . 

Disponível em: https://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2012/1 1/121129_mare_vermelha_sydney_as.shtml. Acesso: 23 abr. 2013.

Com relação ao fenômeno supracitado, pode-se afirmar corretamente que

A) é decorrente da matança indiscriminada de baleias e golfinhos próxima à baía de Sydney.

B) é decorrente da eliminação de pesticidas na água, o que causa grande mortandade de animais diversos.

C) é o resultado do florescimento de algas, não causando nenhum tipo de impacto ambiental.

D) ocorre predominantemente em águas agitadas e mais frias, onde há maior incidência de luz.

E) é devida à grande proliferação de certas algas pirrófitas, com liberação de toxinas que podem afetar a fauna local.

 

5. (ENEM) Certas espécies de algas são capazes de absorver rapidamente compostos inorgânicos presentes na água, acumulando-se durante seu crescimento. Essa capacidade fez com que se pensasse em usá-las como biofiltros para a limpeza de ambientes aquáticos contaminados, removendo, por exemplo, nitrogênio e fósforo de resíduos orgânicos e metais pesados provenientes de rejeitos industriais lançados nas águas. Na técnica do cultivo integrado, animais e algas crescem de forma associada, promovendo um maior equilíbrio ecológico.

SORIANO, E.M. Filtros vivos para limpar a água. Revista Ciência Hoje, V.37, nº 219, 2005 (adaptado).

 A utilização da técnica do cultivo integrado de animais e algas representa uma proposta favorável a um ecossistema mais equilibrado porque

A) os animais eliminam metais pesados, que são usados pelas algas para a síntese de biomassa.

B) os animais fornecem excretas orgânicos nitrogenados, que são transformados em gás carbônico pelas algas.

C) as algas usam os resíduos nitrogenados liberados pelos animais e eliminam gás carbônico na fotossíntese, usado na respiração aeróbica.

D) as algas usam os resíduos nitrogenados provenientes do metabolismo dos animais e, durante a síntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.

E) as algas aproveitam os resíduos do metabolismo dos animais e, durante a quimiossíntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para a atmosfera.

 

6. Uma equipe da Universidade Estadual do Oregon desenvolveu uma variedade de alga rodófita cheia de proteína e nutrientes, com um diferencial delicioso: ela tem sabor de bacon. A nova cepa de Palmaria palmata é uma variação que cresce nas costas do Pacífico e do Atlântico e é vendida seca, como um suplemento nutricional. É um superalimento, com o dobro de valor nutricional da couve – muito rica em minerais (cálcio, ferro, potássio, iodo) e vitaminas (A, B, C e E), além de 16% de proteína em peso seco, segundo os pesquisadores. “Se fritar, fica com gosto de bacon, não de alga. E é um gosto bem forte.” A nova cepa, cuja aparência lembra folhas vermelhas de alface, já está sendo testada na forma de farinha para confecção de biscoitos, massas e salgadinhos.

(Adaptado do disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/. Acesso em: 20 jul. 2015)

Julgue as afirmativas que se seguem.

A) ( ) Em certas espécies de algas rodófitas, a parede celular pode apresentar uma camada mais externa mucilaginosa, composta de polissacarídeos como o ágar e a carreginina.

B ) ( ) Uma dieta rica em Palmaria palmata poderia prevenir diversas doenças causadas por deficiência nutricional, como o hipotireoidismo, a anemia e o escorbuto.

C) ( ) Observando os principais nutrientes presentes na composição de Palmaria palmata, pode-se concluir que, no citoplasma de suas células, deve ocorrer intensa atividade de tradução por parte dos ribossomos.

D) ( ) Em presença de luz, as células de Palmaria palmata realizam, nos cloroplastos, a fotofosforilação do ATP e a fotólise da água, liberando CO2.

E) ( ) Certas espécies de algas rodófitas são capazes de estabelecer relações de antibiose ou amensalismo com outras espécies de seres vivos, causando o fenômeno da “maré vermelha”.

 

7. (UECE) Analise as afirmações abaixo.

I. Algas são seres fotossintéticos, conhecidos como plantas do mar e por esse motivo pertencem ao Reino Plantae.

II. As algas são responsáveis pela maior parte do gás oxigênio liberado diariamente na biosfera.

III. Quando há um desequilíbrio dos fatores ambientais, as algas podem se multiplicar descontroladamente por meio de florações.

Está correto o que se afirma em

A) I e II apenas.

B) II e III apenas.

C) I e III apenas.

D) I, II e III.

 

8. (UECE) Analise as seguintes descrições dos organismos unicelulares pertencentes ao Reino Protista:

I. algas cujos flagelos – um longo e outro curto – são localizados no polo anterior da célula, em uma depressão que recebe o nome de reservatório;

II. microrganismos dotados de uma carapaça protetora formada de sílica, que geralmente se reproduzem por cissiparidade;

III. seres dotados de dois flagelos, geralmente marinhos, com coloração esverdeada ou parda; em alguns casos, são capazes de realizar o fenômeno conhecido como bioluminescência.

As descrições acima correspondem, respectivamente, às

A) pirrófitas, euglenófitas e diatomáceas.

B) euglenófitas, bacilariófitas e pirrófitas.

C) euglenas, dinoflageladas e diatomáceas.

D) clorófitas, pirrófitas e rodófitas.

 

9. As queimadas recentes na Floresta Amazônica, a maior florestal tropical do mundo, geraram preocupação mundial. Algumas personalidades públicas se referiram a essa floresta como o “Pulmão do Mundo”. Sabe-se que ela é importante para o clima do planeta e abriga enorme biodiversidade. No entanto, o termo “Pulmão do Mundo” é incorreto porque a Floresta Amazônica é um ambiente em clímax ecológico e consome a maior parte do oxigênio nela produzido.

Na realidade, os grupos de organismos responsáveis pela maior parte do oxigênio produzido no planeta são as:

a) plantas cultivadas.

b) algas de água doce.

c) algas marinhas.

d) árvores das florestas temperadas.

 

10. Sendo um dos mais importantes ecossistemas, por abrigar uma grande variedade de plantas e animais, os recifes de corais são considerados como o mais diverso habitat do mundo. Uma em cada quatro espécies marinhas vive nos recifes. Mesmo com toda a sua importância e biodiversidade, os recifes vem sofrendo um grande processo de degradação ambiental, ocasionado pelas atividades humanas. Existe uma espécie de microalgas que vive em simbiose com os corais. Com o advento do aquecimento global estão sendo repelidas dos recifes, ocasionando o branqueamento dos mesmos, resultando na morte dos corais, uma vez que essas algas suprem a maior parte das necessidades nutricionais do hospedeiro.

Assinale a alternativa correta, que corresponde à espécie da alga em questão.

a) Zooxantelas

b) Clorófitas

c) Diatomáceas

d) Feófitas

e) Fitoplâncton

 

11. O vazamento de petróleo no Golfo do México, em abril de 2010, foi considerado o pior da história dos EUA. O vazamento causou o aparecimento de uma extensa mancha de óleo na superfície do oceano, ameaçando a fauna e a flora da região. Estima-se que o vazamento foi da ordem de 800 milhões de litros de petróleo em cerca de 100 dias.

Os corais, espalhados por grande extensão de regiões tropicais dos oceanos e mares do globo terrestre, formam os recifes ou bancos de corais e vivem em simbiose com alguns tipos de algas.

No caso do acidente no Golfo do México, o risco para os corais se deve

a) às substâncias presentes nesse vazamento, que matariam vários peixes que serviriam de alimento para os corais.

b) ao branqueamento dos corais, causado pela quantidade de ácido clorídrico liberado juntamente com o óleo.

c) à redução na entrada de luz no oceano, que diminuiria a taxa de fotossíntese de algas, reduzindo a liberação de oxigênio e nutrientes que seriam usados pelos pólipos de corais.

d) à absorção de substância tóxica pelos pólipos dos cnidários, formados por colônias de protozoários que se alimentam de matéria orgânica proveniente das algas.

 

12. Todas as alternativas indicam atividades em que as algas são utilizadas como matéria-prima, EXCETO:

a) Na alimentação como fonte de proteína.

b) Na fabricação de cosméticos.

c) Na produção de meios de cultura biológicos.

d) Na produção de tintas e medicamentos.

e) Na reciclagem de lixo doméstico.


13. (PUCRS) Analise as três frases abaixo:

I. As algas verdes podem ser unicelulares, filamentosas ou membranosas, mas todas podem realizar fotossíntese.

II. As algas verdes possuem, além de clorofila a e b, pigmentos outros, tais como carotenos e xantofilas.

III. As algas podem-se reproduzir tanto sexuadamente como assexuadamente.

Estão CORRETAS:

a) apenas I e II

b) apenas II e III

c) apenas I e III

d) todas

e) nenhuma

 

14. Observe o ciclo de vida da Ulva, uma alga multicelular, e assinale a alternativa que corresponde à numeração do desenho.

 

a) I-gametófito 2n; II- zoósporos 2n; III- esporófitos n; IV- gametângios; V- zigoto

b) I- gametófitos n ; II- gametângios; III- zigoto; IV- esporófito 2n; V- zoósporos

c) I; III- gametófitos 2- esporófito n; II- zoósporos n n; IV- gametângios; V- zigoto

d) I- esporófito 2n; II- zoósporos 2n; III- gametófitos 2n; IV- gametângios; V- zigoto

e) I-esporófito 2n; II- zoósporos n; III- gametófitos n; IV- gametângios; V- zigoto

 


15. A figura representa as formas de reprodução da alga verde filamentosa Ulothrix.

 


 

Os filamentos adultos são                     e na reprodução sexuada produzem                     por                      .

 

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

 

a) haploides – gametas – meiose

b) diploides – gametas – meiose

c) haploides – zoósporos – mitose

d) haploides – gametas – mitose

e) diploides – zoósporos – mitose

 




GABARITO:

1D; 2BC;  3B; 4E; 5D; 6VVVFF; 7B; 8B; 9C; 10A; 11C; 12E; 13D; 14D; 15D

 

sábado, 22 de agosto de 2020

Lista sobre biotecnologia

1. (UFU modificada) Há diversos tipos de milho disponíveis no campo. Alguns são mais resistentes à ação de determinadas pragas, enquanto outros apresentam maior teor de amido. Atualmente, com o avanço científico-tecnológico, tem sido possível unir essas duas características em um único organismo, incorporando em seu genoma um ou mais genes responsáveis pela característica desejada. Um organismo geneticamente modificado é chamado de:

a) Célula-tronco.
b) Clone.
c) Transgênico.
d) Mutante.

2. (UNIMONTES) Células-tronco extraídas de dentes de leite comportam-se como as extraídas de medula e cordão umbilical. Em ensaios laboratoriais sobre sua capacidade de diferenciação, os resultados mostraram que as células-tronco dentais podem se converter em células cardíacas, neurais, ósseas, gordurosas e hepáticas, entre outras. A diferenciação celular depende de fatores como, exceto:

a) Inativação de alguns genes.
b) Produção de anticorpos do tipo Ig-E.
c) Contato entre células.
d) Sinais provenientes de hormônios.

3. (UNESP) Um dos caminhos escolhidos pelos cientistas que trabalham com clonagens é desenvolver em humanos a clonagem terapêutica, principalmente para a obtenção de células-tronco, que são células indiferenciadas que podem dar origem a qualquer tipo de tecido. Quanto a este aspecto, as células-tronco podem ser comparadas às células dos embriões, enquanto estas se encontram na fase de:

a) Mórula.             d) Formação do celoma.
b) Gástrula.          e) Formação da notocorda.
c) Nêurula.

4. (PUC-MG) A Eritropoetina (EPO) é uma glicoproteína sintetizada pelo rim (90%), e pelo fígado também, porém, em menor quantidade (10%). Sua produção é estimulada por hipóxia (baixa de oxigênio circulante) e atua como fator hormonal de estimulação mitótica e de diferenciação, aumentando a formação de eritrócitos maduros a partir das “células progenitoras” presentes na medula óssea do homem e em outros animais. A Eritropoetina Humana Recombinante contém 165 aminoácidos e, obtida por tecnologia de DNA recombinante, é produzida em células de ovário de hamster chinês (CHO), nas quais o gene da eritropoetina humana foi inserido. O produto contém uma sequência de aminoácidos idêntica à da eritropoetina humana. Seu efeito terapêutico no tratamento da insuficiência renal crônica terminal (IRCT) foi testado. Os resultados encontrados mostraram que 92% dos pacientes tratados com a Eritropoetina Humana Recombinante recuperaram o hematócrito normal em 12 semanas de tratamento. A EPO recombinante também tem sido utilizada por alguns atletas para aumentar suas performances.
Fonte: Extraído de ERITROPOETINA Humana Recombinante Monografia do Produto Bio-Manguinhos/Fundação Oswaldo Cruz disponível em http://www.fiocruz.br/bio_eng/media/monografia_epo.pdf

De acordo com o texto acima e seus conhecimentos sobre o assunto, é incorreto afirmar:

a) Os hamsters são capazes de produzir EPO com sequência de aminoácidos idêntica à da EPO humana, embora homens e hamsters apresentem diferentes códigos genéticos.
b) Os hamsters que receberam o DNA para a produção da EPO recombinante são ditos transgênicos.
c) A insuficiência renal crônica terminal pode levar o indivíduo afetado a desenvolver um quadro de anemia grave.
d) O uso de EPO recombinante por atletas é considerado “doping” por elevar, de forma artificial, a competência aeróbica dos usuários.

5. (PUC-PR) O primeiro organismo transgênico foi obtido por volta de 1981, quando genes de coelhos foram injetados em ovos de camundongos que se desenvolveram no útero de fêmeas dessa espécie. Os camundongos que nascidos desses ovos apresentaram hemoglobina de coelho em suas hemácias, porque:

a) RNA mensageiro do coelho injetado no ovo passou a conduzir a síntese de proteínas nessa célula.
b) DNA do coelho injetado no ovo se incorporou a um cromossomo e foi transmitido de célula a célula através de mitoses.
c) DNA do coelho injetado no ovo foi transcrito para o RNA ribossômico que conduziu a síntese de proteínas nessa célula.
d) RNA mensageiro do coelho injetado no ovo se incorporou a um cromossomo e foi transmitido de célula a célula através de mitoses.
e) DNA do coelho injetado no ovo se incorporou a um cromossomo e passou a conduzir a síntese de proteínas nessa célula.

6. (UNESP) Em julho de2002, a Unesp produziu um clone animal a partir do núcleo de uma célula adulta. Pesquisadores da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, do campus de Jaboticabal, removeram o núcleo de uma célula obtida da cauda de uma vaca da raça Nelore (animal A) e injetaram-no no óvulo anucleado de uma vaca de abatedouro (animal B). Posteriormente, esse “óvulo” foi implantado no útero de uma vaca mestiça holandesa (animal C). Do desenvolvimento desse “óvulo” resultou a bezerra Penta. Nas células da bezerra Penta, há:

a) DNA nuclear do animal A e DNA mitocondrial do animal C.
b) DNA nuclear do animal A e DNA mitocondrial do animal A.
c) DNA nuclear do animal A e DNA mitocondrial do animal B.
d) DNA nuclear do animal B e DNA mitocondrial do animal C.
e) DNA nuclear do animal C e DNA mitocondrial do animal A.

7. (UNIFOR) Ultimamente tem sido anunciados uma série de “Projetos Genoma”, com o objetivo de sequenciar o genoma de espécies de importância econômica, como o eucalipto e o café. Sequenciar o genoma de um organismo significa descobrir:

a) O seu código genético.
b) A sequência de bases do seu DNA.
c) As relações de parentesco do organismo.
d) Os genes importantes na produtividade.
e) Os seus genes de resistência a pragas e doenças.

8. (FATEC-SP) “Tracy é uma ovelha transgênica, capaz de produzir uma proteína humana cuja deficiência causa problema hepático e pulmonar”. Analise as afirmativas a seguir, referentes à técnica utilizada para obtenção da Tracy.

I. Animal transgênico é aquele que recebe e incorpora genes de outra espécie.
II. As substâncias utilizadas para isolar o gene a ser transplantado são denominadas enzimas transgênicas.
III. Para a ligação do DNA transplantado ao DNA hospedeiro a célula utiliza a enzima DNA ligase.
IV. A técnica do DNA recombinante foi utilizada para obtenção de Tracy.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) II e III. b) I, II e III.             c) I, II e IV.
d) I, III e IV.            e) II, III e IV.

9. (UFPI) O Projeto genoma humano tem como objetivo determinar a sequência de bases de todos os genes de nossa espécie. Isto pode ser feito graças ao instrumental bioquímico da engenharia genética disponível nos dias de hoje, como as enzimas bacterianas, conhecidas como enzimas de restrição. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a forma de atuação dessas enzimas.

a) As enzimas de restrição cortam o DNA apenas nos locais onde existem certas sequências de bases nitrogenadas.
b) As enzimas de restrição cortam o DNA nos locais onde reconhecem o açúcar desoxirribose.
c) A utilização das enzimas de restrição permite separar moléculas de DNA de acordo com seu tamanho e carga elétrica.
d) A utilização de enzimas de restrição permite cortar o DNA nos locais onde reconhecem o ácido fosfórico.
e) As enzimas de restrição quebram o DNA, separando-o sempre em nucleotídeos individuais.

10. (UFU) A figura a seguir representa, de forma esquemática, o processo de clonagem de genes do Mycobacterium tuberculosis, em um plasmídio de bactéria, para fins terapêuticos.

Com relação ao processo de clonagem gênica esquematizado acima, os números 1,2, 3 e 4 representam, respectivamente:
a) DNA recombinante, plasmídio, clone e vetor.
b) DNA recombinante, vetor, plasmídio e organismo transgênico.
c) DNA, vetor, DNA recombinante e organismo transgênico.
d) DNA transgênico, DNA recombinante, vetor e plasmídio.

11. (UFF) Recentes descobertas têm provocado grande discussão por poderem alterar o futuro do esporte. Nessas pesquisas, foi mostrada a existência de duas proteínas que atuam regulando o crescimento das células musculares: o fator de crescimento IGF-I e a miostatina. O crescimento muscular é estimulado pelo fator IGF-I e limitado pela miostatina. A partir desse conhecimento, é possível modular o crescimento muscular por meio de vários procedimentos.
(Scientific American Brasil, 08/2004)

Analise os procedimentos a seguir e aponte aquele que poderia promover o desenvolvimento mais duradouro da massa muscular, em indivíduos sedentários, se executado uma única vez, sem deixar vestígios detectáveis em exames de sangue ou urina.

a) Introduzir, nas células musculares, novas cópias de RNA mensageiro que codifica o fator IGF-I.
b) Injetar anticorpos produzidos contra a proteína miostatina.
c) Introduzir, nas células musculares, nova cópia do gene do fator IGF-I, utilizando técnicas aplicadas em terapia gênica.
d) Injetar a proteína miostatina mutada que bloqueia a ação da miostatina normal por competir pelo seu receptor.
e) Injetar anticorpos produzidos contra o fator IGF-I.

12. (UNIFESP) Um pesquisador precisa obter células-tronco para iniciar experimentos em terapia gênica. Aponte a alternativa que relaciona o procedimento e a justificativa corretos para que tal pesquisador tenha sucesso.

a) Obter células-tronco de embriões em fase de gástrula em vez de obtê-las da blástula quando ainda não é possível conseguir células tão indiferenciadas.
b) Trabalhar apenas com embriões em vez de organismos adultos, uma vez que em adultos não existem células-tronco.
c) Conseguir células germinativas do ovário de uma fêmea adulta, pois ali, elas estão menos diferenciadas do que as células germinativas nos testículos de um macho adulto.
d) Optar pela obtenção das células do cordão umbilical de recém-nascidos em vez de obtê-las da fase de gástrula, já que no cordão a diferenciação é menor e o número de células maior.
e) Obter células do embrião em fase de blástula quando a indiferenciação é maior, em vez de obtê-las da gástrula ou do cordão umbilical quando as células já estão mais diferenciadas.

13.  (UFF) Há doenças humanas que se caracterizam pela deficiência total ou parcial de uma proteína específica. A engenharia genética possibilita a obtenção dessa proteína em laboratório: plasmídios e enzimas de restrição podem ser utilizados para a “clonagem” de seu gene. Com relação a esses plasmídios e enzimas é correto afirmar:

a) As enzimas de restrição catalisam a síntese do DNA das bactérias utilizadas como hospedeiras dos plasmídios.
b) Os plasmídios possuem as enzimas necessárias à síntese das proteínas cujos genes devam ser “clonados”.
c) Os plasmídios são constituídos de DNA circular de fita dupla que se replica em bactérias.
d) Os plasmídios são constituídos de RNA circular de fita simples que se replica em bactérias.
e) As enzimas de restrição catalisam a ligação do fragmento do DNA humano com o DNA do plasmídio.

14. (UPE) A clonagem é um processo, que é observado na natureza, desde muito tempo e, atualmente, vem sendo também realizada pela ação do homem. A coluna Iapresenta alguns tipos de clonagem, e a coluna II mostra o princípio básico ou exemplo relacionado a cada um desses tipos.

COLUNA I
TIPOS DE CLONAGEM
1. Gênica.
2. Reprodutiva e natural.
3. Reprodutiva, induzida artificialmente.
4. Terapêutica.

COLUNA II
PRINCÍPIO BÁSICO/EXEMPLO
A. Células diploides isoladas de uma planta-mãe são cultivadas em soluções nutritivas, originando mudas que se desenvolverão em novas plantas.
B. Células bacterianas, contendo um DNA recombinante reproduzem-se, obtendo-se milhões de cópias do gene de interesse.
C. No estágio de blastocisto, células-tronco embrionárias são removidas e induzidas a se diferenciarem em tipos específicos de células, tais como células musculares.
D. Os gêmeos univitelinos surgem a partir da fecundação de um óvulo com um espermatozoide, formando um zigoto que se divide em dois, originando dois seres.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação.

a) 1-A; 2-D; 3-B; 4-C.
b) 1-B; 2-D; 3-A; 4-C.
c) 1-C; 2-D; 3-A; 4-B.
d) 1-C; 2-B; 3-A; 4-D.
e) 1-D; 2-A; 3-B; 4-C.

15. (UFPB) A Engenharia Genética pode ser definida como um conjunto de técnicas de manipulação do DNA. O conhecimento e o uso dessas técnicas têm permitido avanços científicos significativos na Biologia contemporânea. Com relação aos conceitos e técnicas envolvidos em Engenharia Genética, identifique as afirmativas corretas:

I   II
0 0 – A produção de hormônios em escala comercial é possível pela tecnologia do DNA recombinante, a exemplo da produção de insulina por bactérias transgênicas.
1  1 – A eletroforese de fragmentos de DNA é um método “seguro” para identificar pessoas, por exemplo, em investigações policiais com utilização de vestígios biológicos (sangue, sêmen etc.) e em processos de comprovação de paternidade.
2  2 – A inserção de uma sequência de DNA exógeno, em uma bactéria, pode ser feita pelo uso de pequenas moléculas de DNA linear existentes nos vírus, denominadas plasmídeos.
3  3 – Um fragmento de DNA (gene) de um organismo, na produção de produtos transgênicos, é ligado a vetores e introduzido em uma outra célula, que expressará esse gene.
4  4 – O corte das moléculas de DNA, em sequências específicas, é realizado por enzimas de restrição, que atuam como “tesouras moleculares”.

16. (UPE) Nos últimos anos, a comunidade científica e a sociedade em geral vêm participando de discussões referentes ao uso de células-tronco embrionárias para clonagem reprodutiva e terapêutica em humanos, tipos distintos de clonagem, que muitas vezes, são confundidos. Nesse sentido, analise as afirmativas e conclua.

I  II
0  0 – O princípio básico da clonagem reprodutiva consiste na transferência de um núcleo para um ovócito anucleado, que é, então, implantado em uma mãe adotiva para desenvolvimento normal do embrião.
1 1 – Na clonagem terapêutica, células-tronco embrionárias são retiradas na fase de blastocisto e induzidas a se diferenciarem em tecidos específicos.
2  2 – No Brasil, a clonagem reprodutiva tem sido legalmente permitida somente em casos de famílias que apresentam doenças degenerativas graves, tais como as doenças neurodegenerativas.
3  3 – A clonagem reprodutiva tem como principal objetivo produzir uma cópia saudável de um tecido ou de um órgão específico, o qual poderá ser utilizado para transplante.
4 4 – No Brasil, a clonagem terapêutica vem ocorrendo para a produção de hormônios, tal como a insulina.

17. (UESPI) Todos os anos o Ministério da Saúde do Brasil realiza campanha nacional para erradicação da Poliomielite com a administração da vacina oral Sabin, uma das vacinas mais modernas do mundo, visto que bastam algumas gotas contendo antígenos virais para imunizar a população. Contudo, a perspectiva é que as futuras vacinas sejam preparadas a partir do DNA dos microrganismos alvo. Sobre este assunto, observe a figura abaixo e assinale a alternativa correta.

a) Vacinas de DNA são constituídas por cromossomos do próprio hospedeiro, enxertados com DNA microbiano.
b) Vacinas de DNA induzem a produção de proteínas microbianas pelas células do hospedeiro.
c) Vacinas de DNA não induzem a formação de células B de memória e anticorpos no hospedeiro.
d) Vacinas de DNA não poderiam ser produzidas contra vírus que possuem material genético de RNA.
e) Vacinas de DNA induziriam a produção de anticorpos somente quando o hospedeiro fosse infectado pelo microrganismo alvo da vacina.

18. (UEPG) No Brasil, em 2005, foram realizadas com sucesso, três microcirurgias reconstrutivas para a regeneração de nervos da mão e do braço de pacientes acidentados, com a utilização de células-tronco de suas próprias medulas ósseas vermelhas, retiradas dos ossos da bacia. Sobre células-tronco, assinale o que for correto.

I   II
0 0 – As células-tronco são indiferenciadas, com potencialidade para dar origem aos mais diversos tipos de células especializadas.
1  1 – As células-tronco de indivíduos adultos têm menor potencial de diferenciação do que as células-tronco embrionárias.
2  2 – São exemplos de células-tronco as células da medula óssea vermelha, que produzem as células sanguíneas. Neste caso, as células da linhagem linfoide produzem os linfócitos e as mieloides dão origem aos demais leucócitos e às hemácias.
3  3 – As células-tronco podem ser obtidas a partir do sangue do cordão umbilical conservado sob resfriamento, para eventual uso terapêutico pelo doador, futuramente.
4  4 – As células-tronco embrionárias têm maior capacidade de diferenciação, são totipotentes, podendo originar todos os tecidos corporais, desde que recebam tratamento especial para orientar a diferenciação em determinado tipo de tecido.

19. (COVEST) A identidade individual por meio de análise do DNA é muito segura. O esquema abaixo ilustra uma aplicação da técnica conhecida como DNA fingerprint, cuja visualização se dá de forma semelhante a um código de barra e que tem sido muito útil para a identificação de pessoas e para esclarecimento de dúvidas, como, por exemplo, em testes de paternidade ou identificação de suspeitos de crimes. Pelo teste de paternidade esquematizado, pode-se concluir que a criança (C):
M = mãe da criança 
(C) = criança cuja paternidade é questionada
P1, P2 e P3 = prováveis pais.

a) é filha de P2.
b) nem é filha de P1 nem de P2.
c) é filha de P3.
d) para ser filha de P2, teria que mostrar o mesmo padrão genético deste.
e) é filha de P1.

20. (UFPB) Pesquisadores da EMBRAPA, em Campina Grande-PB, desenvolvem estudos com Engenharia Genética visando à produção de algodão colorido. Além de obterem as fibras coloridas, os cientistas buscam melhorar o rendimento de plantas para que produzam fibras longas e duráveis, e que sejam resistentes a pragas. Nesse caso, são empregadas técnicas clássicas de melhoramento genético. Para a produção de fibras azuis, em fase de desenvolvimento, os pesquisadores optaram pela criação de uma espécie transgênica.  Sobre a Engenharia Genética, o melhoramento genético e a produção de espécies transgênicas, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

I   II
0   0 – As técnicas de melhoramento genético consistem em selecionar e aprimorar, por meio de conhecimentos científicos, características desejáveis de espécies de interesse para a humanidade.
1    1 – Técnicas de clonagem de genes são empregadas para a produção de transgênicos.
2  2 -  Os organismos transgênicos são aqueles que recebem e incorporam genes de outras espécies.
3  3 – A Engenharia Genética refere-se ao ramo da Biologia que estuda apenas os genes de vegetais.
4  4 – O melhoramento genético de seres vivos teve início com o desenvolvimento das técnicas de clonagem gênica.

21.



A figura precedente mostra as etapas A, B, C e D de uma reação em cadeia da polimerase (PCR). Considerando essas informações e a figura, assinale a opção correta acerca da técnica de PCR.

A) A etapa C representa a hibridização do DNA.

B) A enzima utilizada na reação de PCR é uma enzima DNA ligase.

C) A enzima utilizada na reação de PCR é uma enzima DNA polimerase.

D) A etapa A representa a replicação do DNA.

E) A etapa B representa a desnaturação do DNA.

22. (FATEC) Embora há milhares de ano o ser humano utilize a Biotecnologia tradicional na produção de vinhos, vinagres, queijos e iogurtes, a partir de organismos vivos como são encontrados na natureza, foram os conhecimentos em diversas áreas científicas, como a Química, a Biologia, a Física, a Informática e, em especial, as áreas relacionadas à molécula de DNA, que revolucionaram o modo de manipular os organismos por meio da Engenharia Genética ou da tecnologia do DNA recombinante.
Assim, a Biotecnologia moderna tem uma formação multidisciplinar com conhecimentos em várias áreas, podendo atuar em vários setores, como na saúde, na microbiologia, no meio ambiente, na indústria, na agricultura, etc. Atualmente, sabe-se que certas enzimas bacterianas podem cortar moléculas de DNA em pontos específicos, gerando fragmentos de DNA com tamanhos definidos. Esses fragmentos podem ser separados por meio de um processo específico realizado em uma placa de gelatina especial (gel). Esse processo permite identificar pessoas.

Assinale a alternativa que associa correta e respectivamente os nomes das enzimas bacterianas e do processo específico referidos no texto.


23. (UFJF – Pism/ 2019)  O jornal Folha de São Paulo, em junho deste ano, publicou uma notícia com a seguinte manchete:

Polícia federal usa bituca de cigarro e DNA para apurar ataque de facção”.

A notícia tratava do uso da genética molecular para identificar criminosos por meio de identificação de DNAs presentes na cena de um crime.

Sobre esse assunto é CORRETO afirmar que:


A) As mutações e a mitose (que embaralha as diferentes combinações genéticas) são os processos responsáveis pela geração de variabilidade genética na espécie humana, o que permite identificar cada pessoa como sendo única.
B) Nós possuímos variabilidade genética, como, por exemplo, temos um número de cromossomos diferentes, o que permite, em uma análise genética de DNA presente na cena de um crime, identificar um criminoso.
C) A identificação de pessoas por meio de análise de DNA baseia-se no uso de enzimas de restrição, que são moléculas capazes de sequenciar o DNA, assim demonstrando de quem é o DNA presente na cena de um crime.
D) Na eletroforese, os fragmentos de DNA maiores, por serem mais pesados, correm em uma maior velocidade ao longo do gel e se depositam, portanto, mais proximamente ao polo positivo no final do processo.
E) A eletroforese de fragmentos de DNA é um dos métodos utilizados para identificar pessoas. O uso de enzimas de restrição para cortar o DNA gera um padrão de fragmentos que é característico de cada pessoa (impressão digital molecular).


Gabarito: 1c, 2b, 3a, 4a, 5b, 6c, 7b, 8d, 9a, 10c, 11c, 12e, 13c, 14b, 15vvfvv, 16vvfff, 17b, 18vvvvvv, 19a, 20vvvff, 21c, 22d, 23e