As mais significativas são que os crocodilos possuem escamas do ventre com poros glandulares, dentes superiores alinhados com os inferiores, cabeça afilada e o quarto dente de cada lado do maxilar inferior é bem maior que os outros e aparece mesmo com a boca fechada. No caso dos jacarés, apresentam cabeça larga e arredondada, escamas do ventre sem poros glandulares, dentes superiores desalinhados com os inferiores.
Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/mundoanimal/pergunta_285970.shtml
Jacaré (Família Alligatoridae)
Crocodilo (Família Crocodilidae)
... ENTRE A COBRA-CEGA E A COBRA-DE-DUAS-CABEÇAS?
Também chamada de cecília, a cobra-cega é um anfíbio da Ordem Gymnophiona ou Apoda. A cobra-de-duas-cabeças é um réptil Squamata Amphisbaenia. Portanto, entre esses dois animais existem as diferenças típicas observadas entre anfíbios e répteis.
Fonte: Pough, F. H. et al. A vida dos vertebrados. São Paulo: Atheneu, 2008.
Cecília
Cobra-de-duas-cabeças
... ENTRE A TARTARUGA, O CÁGADO E O JABUTI?
As tartarugas são todos os répteis quelônios não classificados como cágados ou jabutis. As tartarugas podem ser tanto marinhas como de água doce. Elas têm o casco mais alto que o dos cágados. Outra diferença importante é que as tartarugas não dobram o pescoço para o lado ao recolhê-lo para dentro do casco, como fazem os cágados.
O cágado distingue-se do jabuti por ser um quelônio de água doce e não terrestre. Já as diferenças em relação às tartarugas são sutis. Os cágados possuem casco mais achatado e têm o pescoço mais longo.
O jabuti é o único entre esses três tipos de quelônio que vive exclusivamente na terra. Ele também pode ser facilmente identificado pelo casco alto e pelas patas traseiras em formato cilíndrico, que lembram as de um elefante.
Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/mundoanimal/pergunta_286278.shtml
Tartaruga
Cágado
Jabuti
... ENTRE A SERPENTE E A COBRA?
Na verdade, a cobra é um tipo de serpente da Família Elapidae. O termo "cobra" é utilizado apenas para um tipo de serpente, as Najas da África e Ásia. Da mesma forma que os portugueses, na época do "descobrimento", deram o nome de "índios" aos nativos aqui encontrados, pois acreditavam ter chegado à Índia, também atribuíram nome de "cobra" às serpentes, acreditando se tratar das verdadeiras cobras (Naja da Índia). Aqui no Brasil não é errado utilizar o termo "cobra", porém, no do mundo, é recomendável utilizar o termo "serpente", para evitar qualquer desentendimento.
Fonte: http://www.saudeanimal.com.br/serpentes.htm
Naja
Uau,todas as outras eu já tinha ouvido falar, exceto essa!
ResponderExcluirValeu professor! òtimo Post! Espero poder voltar sempre aqui p ver essas dádivas da natureza explicitadas de maneira tão sutis..
ResponderExcluirJob tá é eficiente
ResponderExcluirOtima postagem, já sabia a diferença dos demais.Mas não sabia a diferença entre serpentes e cobras, parábens pelo blog!
ResponderExcluirJob, que tal falar sobre o que é um clitelo? kkkk. Zuando =p
ResponderExcluirsó para constar,cobra-cega e cecília NÃO são o mesmo animal.
ResponderExcluirCaro anônimo,
ResponderExcluirA Ordem Gymnophiona (ou Apoda) é representada pelas cecílias, também conhecidas popularmente como cobras-cegas. Aliás, o nome cecília é originário do latim caecus = cego, o que dá pleno sentido ao seu nome popular.
Por isso, não faz sentido o seu comentário, que, aliás, não apresenta referência alguma, fato que, por si só, desclassifica-o.
Para melhores informações, leia a excelente reportagem da Scientific American Brasil disponível em: http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/o_admiravel_mundo_das_cobras-cegas_imprimir.html
Job
eu so queria saber qual e o bioma da cobra narja
ResponderExcluirAs najas habitam as selvas, savanas, florestas e campos cultivados no Sul da Ásia
ResponderExcluir