segunda-feira, 3 de maio de 2010

QUAL É A DIFERENÇA...

... ENTRE O CROCODILO E O JACARÉ?

As mais significativas são que os crocodilos possuem escamas do ventre com poros glandulares, dentes superiores alinhados com os inferiores, cabeça afilada e o quarto dente de cada lado do maxilar inferior é bem maior que os outros e aparece mesmo com a boca fechada. No caso dos jacarés, apresentam cabeça larga e arredondada, escamas do ventre sem poros glandulares, dentes superiores desalinhados com os inferiores.

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/mundoanimal/pergunta_285970.shtml

Jacaré (Família Alligatoridae)


Crocodilo (Família Crocodilidae)

... ENTRE A COBRA-CEGA E A COBRA-DE-DUAS-CABEÇAS?

Também chamada de cecília, a cobra-cega é um anfíbio da Ordem Gymnophiona ou Apoda. A cobra-de-duas-cabeças é um réptil Squamata Amphisbaenia. Portanto, entre esses dois animais existem as diferenças típicas observadas entre anfíbios e répteis.

Fonte: Pough, F. H. et al. A vida dos vertebrados. São Paulo: Atheneu, 2008.

Cecília


Cobra-de-duas-cabeças



... ENTRE A TARTARUGA, O CÁGADO E O JABUTI?

As tartarugas são todos os répteis quelônios não classificados como cágados ou jabutis. As tartarugas podem ser tanto marinhas como de água doce. Elas têm o casco mais alto que o dos cágados. Outra diferença importante é que as tartarugas não dobram o pescoço para o lado ao recolhê-lo para dentro do casco, como fazem os cágados.
O cágado distingue-se do jabuti por ser um quelônio de água doce e não terrestre. Já as diferenças em relação às tartarugas são sutis. Os cágados possuem casco mais achatado e têm o pescoço mais longo.
O jabuti é o único entre esses três tipos de quelônio que vive exclusivamente na terra. Ele também pode ser facilmente identificado pelo casco alto e pelas patas traseiras em formato cilíndrico, que lembram as de um elefante.

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/mundoanimal/pergunta_286278.shtml

Tartaruga


Cágado


Jabuti


... ENTRE A SERPENTE E A COBRA?

Na verdade, a cobra é um tipo de serpente da Família Elapidae. O termo "cobra" é utilizado apenas para um tipo de serpente, as Najas da África e Ásia. Da mesma forma que os portugueses, na época do "descobrimento", deram o nome de "índios" aos nativos aqui encontrados, pois acreditavam ter chegado à Índia, também atribuíram nome de "cobra" às serpentes, acreditando se tratar das verdadeiras cobras (Naja da Índia). Aqui no Brasil não é errado utilizar o termo "cobra", porém, no do mundo, é recomendável utilizar o termo "serpente", para evitar qualquer desentendimento.

Fonte: http://www.saudeanimal.com.br/serpentes.htm

Naja

9 comentários:

  1. Uau,todas as outras eu já tinha ouvido falar, exceto essa!

    ResponderExcluir
  2. Valeu professor! òtimo Post! Espero poder voltar sempre aqui p ver essas dádivas da natureza explicitadas de maneira tão sutis..

    ResponderExcluir
  3. Otima postagem, já sabia a diferença dos demais.Mas não sabia a diferença entre serpentes e cobras, parábens pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. Job, que tal falar sobre o que é um clitelo? kkkk. Zuando =p

    ResponderExcluir
  5. só para constar,cobra-cega e cecília NÃO são o mesmo animal.

    ResponderExcluir
  6. Caro anônimo,

    A Ordem Gymnophiona (ou Apoda) é representada pelas cecílias, também conhecidas popularmente como cobras-cegas. Aliás, o nome cecília é originário do latim caecus = cego, o que dá pleno sentido ao seu nome popular.
    Por isso, não faz sentido o seu comentário, que, aliás, não apresenta referência alguma, fato que, por si só, desclassifica-o.
    Para melhores informações, leia a excelente reportagem da Scientific American Brasil disponível em: http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/o_admiravel_mundo_das_cobras-cegas_imprimir.html

    Job

    ResponderExcluir
  7. eu so queria saber qual e o bioma da cobra narja

    ResponderExcluir
  8. As najas habitam as selvas, savanas, florestas e campos cultivados no Sul da Ásia

    ResponderExcluir