Depois de um "longo e tenebroso inverno" de vestibulares, agora posso voltar a me dedicar um pouquinho ao meu querido blog. E para reinaugurá-lo vou falar brevemente acerca da biologia no ENEM 2009.
Deixo de lado todo o amadorismo - classifico assim para ser gentil - em relação a aplicação da prova, que vai desde do seu "vazamento" em outubro, passando por anulação de questão, pela alta taxa de abstenção, até a divulgação do gabarito oficial cheio de erros, para falar apenas de como as Ciências da Vida foram contempladas.
No Caderno Amarelo da Prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, são vinte e uma questões que envolvem biologia de modo direto, das quarenta e cinco apresentadas. Perceba bem a importância dada à nossa disciplina.
Das vinte e uma questões de biologia, dez são sobre ecologia, quatro são de genética, três relacionam temas de saúde, duas de fisiologia humana, uma é sobre evolução e uma envolvendo ciclos reprodutivos.
Confesso que a classificação que fiz foi um tanto quanto arbitrária, pois reconheço que há questões que incluem mais de um conteúdo. Por exemplo, uma delas envolve fisiologia humana e genética relacionadas à saúde (ver questão 6). Entretanto, esse panorama nos dá uma ideia de como a prova foi montada.
Tenho obrigação de ressaltar que não encontrei questões que exigiram um elevado número de memorizações - eufemismo para decoreba - para se marcar a assertiva correta. Que bom seria se todas as provas de biologia fossem assim! Desse modo, não teria que ensinar uma matéria tão "chata", como dizem alguns alunos. Aliás, que atire a primeira pedra o professor de biologia que nunca recebeu uma reclamação dessas de um de seus pupilos. Tente ensinar a fotofosforilação acíclica que ocorre nos tilacoides dos cloroplastos para jovens de desesseis anos e depois dizer a eles que biologia não é decoreba, para entender do que estou falando.
Na minha modesta concepção, os vestibuares conteudistas estragam o ensino médio, já que nos obrigam a trabalhar assuntos deveras abstratos para pessoas que muitas vezes tem apenas um interesse superficial sobre a biologia. E devido a essa exigência, deixamos de lado temas realmente significativos, não apenas para biólogos, mas para todos os cidadãos, dando sentido ao ensino de biologia.
Ainda tive que escutar colegas professores resmungarem que a prova foi muito fácil. Ora, considerando os alunos que temos, para avaliar, uma prova não precisa de fato ser difícil quanto aos ,digamos, aspectos técnicos, basta que ela requeira do aluno a capacidade de criticar, ler (no sentido do letramento, não somente da alfabetização) e compreender o mundo e as tecnologias a sua volta. Assim, já me dou por satisfeito porque o ENEM atendeu a essas espectativas.
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