Incomodam-me alguns erros nas definições de células-tronco. Confundem-se células totipotentes com pluripotentes (é fato que a diferença não é grande...) ao mesmo tempo que se usa a pluripotência como sinônimo de multipotência para esse grupo de células (um erro crasso). Devemos esclarecer o são realmente células-tronco totipotentes, pluripotentes e multipotentes, definindo de modo objetivo o que são e onde podemos encontrar células-tronco embrionárias e adultas.
Células-tronco totipotentes originam todas as células do embrião e participam da formação da placenta. As pluripotentes geram todas as células do embrião, mas não da placenta. As células-tronco embrionárias são as totipotentes e pluripotentes, encontradas naturalmente apenas na fase de segmentação do desenvolvimento embrionário. As células multipotentes são conhecidas como células-tronco adultas, com uma menor versartilidade na possibilidade de gerar diferentes tecidos.
Para um aprendizado mais proveitoso, recomendo a leitura de um artigo da Ciência Hoje, "Células-tronco: a medicina do futuro".
O vídeo abaixo sobre o tema é bem didático (mas em inglês):
O vídeo abaixo sobre o tema é bem didático (mas em inglês):
Blog show de bola!!! Parabéns Prof.
ResponderExcluirUm espetáculo! Muito obrigado, professor! :)
ResponderExcluirJob, eu nao estou conseguindo baixar esse arquivo. Teria como voce disponibilizá-lo sem ser por download ?
ResponderExcluir