sexta-feira, 30 de março de 2012

DÚVIDA SOBRE PORÍFEROS


Na Ciência Hoje, um leitor inquiriu:

"Por que os poríferos são classificados como animais?"
Leiam a resposta da pesquisadora Suzi Meneses Ribeiro, da UFRJ:
"Não foi, de fato, um caminho fácil encontrar a classificação mais adequada para as esponjas. O primeiro registro de esponjas (ou poríferos), datado de 350 a. C., encontra-se na Grécia. Inicialmente, foram consideradas plantas, pois não se compreendia ainda sua anatomia e fisiologia. No final do século 18, importantes naturalistas, como Lineu (1707-1778) e Lamark (1744-1829), classificaram as esponjas como zoophyta (animais-plantas) ou pólipos (semelhantes a cnidários). Foi o naturalista inglês Robert Edmond Grant (1793-1874) que, em 1836, criou o nome Porifera (pela marcante presença de poros em sua superfície). A posição de filo foi aceita apenas no início do século 20. A descoberta do fluxo de água através de seus canais inalantes e exalantes tornou claro seu modo de nutrição: filtração de partículas em suspensão na água, caracterizando-se como organismo heterótrofo, ou seja, que não produz seu próprio alimento. Mais recentemente, dados de biologia molecular também confirmaram essa posição do filo Porifera. Entre eles, pode-se citar a presença de genes envolvidos no processo de morfogênese, células de adesão (que promovem a ligação célula-célula e célula-matriz) e colágeno (proteína exclusiva de animais). Ainda hoje, muitos pesquisadores dedicam-se à descoberta de características que ajudem a esclarecer as relações de parentesco desse interessante grupo de organismos."

Fonte: Ciência Hoje. V. 43, No 258, Abril de 2009.

9 comentários:

  1. Não sabia que havia essa classificação zoophyta, achei interessante esse meio termo, claro que já deve ter sido elucidado e reclassificado, mas devia ser interessante. Engraçados esses 'erros' científicos ao longo dos anos, porque acabam condizendo com as condições de tecnologia ou até mesmo de ideologia de cada época, como por exemplo em 1670 com a descoberta do espermatozóide, tentaram classificá-lo como um microrganismo parasita humano e mais tarde como animais microscópicos (quando ainda se falava nisso), chegando até a ser nomeado por von Linneé.

    ResponderExcluir
  2. Talles,

    Isso é para você ter uma idéia de como o conhecimento científico sobre a vida é dinâmico. Enfim, tudo flui, como diria Heráclito de Éfeso (540-470 a.C).

    ResponderExcluir
  3. pô velho
    isso caiu na prova, eu tinha lido, mas não lembrei direito....=(

    ResponderExcluir
  4. Tenho 12 anos e to fazendo trabalho do reino animmalia invertebrados > poríferos, cnidários, platermintos, nematelmintos, anelídeos, moluscos, aracnídeos, insetos e equinoclermos e dos vertebrados> peixes, anfpibios répteis, aves e mamíferos tenho que pega meio papel sulfite e eskreve sobre eles +- meia pagina e desenhar tb... eu estou kerendo um desenho bem facil de fazer dos poríferos, cnidário e platelmintos por inquanto, sera q alguem possa me ajudar nos desenhos?[ alex_hiraga@hotmail.com] << meu msn pra qm poder me ajudar

    ResponderExcluir
  5. É SEMPRE BOM PODER APRENDER UM POUCO MAIS... GOSTEI DE CONHERCER COMO FORAM FEITAS AS PRIMEIRAS CLASSIFICASSÕES DOS PORIFERAS

    ResponderExcluir
  6. Assisti o primeiro episódio do documentário Shapes of life.

    Ao ver o genoma da esponja sequenciado, e saber que muitos desses genes caracterizam todos os outros animais, fiquei sem palavras. um soco no estomago dos criacionistas! rsrs.

    Nunca pensei no fato da esponja ser o primeiro animal da Terra. A biologia é f*#@ =)

    ResponderExcluir
  7. Fiquei um pouco confuso exatamente na parte que nosso amigo Igor Nascimento mencionou. Bem como estou assistindo sem legenda (desculpe se estou falando besteira) o que entendi foi que as esponjas estão relacionadas a todos os filos genéticos. Minha dúvida é a seguinte: se ela está relacionada a criação de todos como podemos classificá-la em apenas 1 filo?

    ResponderExcluir
  8. Alex,

    As esponjas são animais que conservaram muitas características primitivas, ou seja, presentes no grupo ancestral dos animais. Por isso, compartilhadas com os demais filos, como, por exemplo, a presença de colágeno. Daí, afirmar-se que "as esponjas estão relacionadas a todos os filos".

    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir