terça-feira, 25 de agosto de 2020

Testes sobre algas

1. Qual das alternativas abaixo apresenta substâncias economicamente importantes extraídas da parede celular de algas vermelhas e utilizadas na indústria de alimentos?

a) Amido e Celulose

b) Laminarina e Paramilo

c) Agar e Celulose

d) Carragena e Agar

e) Dióxido de Silício e Agar

 

2. O grande grupo das algas, aqui empregado como uma designação coletiva e não‑taxonômica, possui inúmeros representantes com grande importância ecológica e econômica. Dentre esses representantes estão os pertencentes aos grupos das algas pardas (Phaeophyta), das algas vermelhas (Rhodophyta) e das algas verdes (Chlorophyta). 

Com relação a esses grupos, assinale a(s) afirmativa(s) verdadeira(s):

a) Rhodophyta possui clorofilas a e b.

b) Chlorophyta possui representantes unicelulares e multicelulares.

c) Phaeophyta se reproduz por esporulação.

d) Chlorophyta e Phaeophyta possuem amido como reserva energética.

e) Rhodophyta é responsável pelo fenômeno conhecido por maré vermelha.

 

3. (UFPE) Em certas regiões do nordeste brasileiro são utilizados, na construção de habitações rurais, tijolos de diatomitos constituídos por carapaças compactadas de diatomáceas.

Esse material corresponde a:

A) algas feofíceas ou algas pardas.

B) Bacillariophyta.

C) artrópodos (quilópodos e diplópodos).

D) poríferos ou esponjas.

E) moluscos gastrópodos.

 

4. Uma “maré vermelha” se espalhou pela costa leste da Austrália e causou a interdição de diversas praias próximas a Sydney . 

Disponível em: https://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2012/1 1/121129_mare_vermelha_sydney_as.shtml. Acesso: 23 abr. 2013.

Com relação ao fenômeno supracitado, pode-se afirmar corretamente que

A) é decorrente da matança indiscriminada de baleias e golfinhos próxima à baía de Sydney.

B) é decorrente da eliminação de pesticidas na água, o que causa grande mortandade de animais diversos.

C) é o resultado do florescimento de algas, não causando nenhum tipo de impacto ambiental.

D) ocorre predominantemente em águas agitadas e mais frias, onde há maior incidência de luz.

E) é devida à grande proliferação de certas algas pirrófitas, com liberação de toxinas que podem afetar a fauna local.

 

5. (ENEM) Certas espécies de algas são capazes de absorver rapidamente compostos inorgânicos presentes na água, acumulando-se durante seu crescimento. Essa capacidade fez com que se pensasse em usá-las como biofiltros para a limpeza de ambientes aquáticos contaminados, removendo, por exemplo, nitrogênio e fósforo de resíduos orgânicos e metais pesados provenientes de rejeitos industriais lançados nas águas. Na técnica do cultivo integrado, animais e algas crescem de forma associada, promovendo um maior equilíbrio ecológico.

SORIANO, E.M. Filtros vivos para limpar a água. Revista Ciência Hoje, V.37, nº 219, 2005 (adaptado).

 A utilização da técnica do cultivo integrado de animais e algas representa uma proposta favorável a um ecossistema mais equilibrado porque

A) os animais eliminam metais pesados, que são usados pelas algas para a síntese de biomassa.

B) os animais fornecem excretas orgânicos nitrogenados, que são transformados em gás carbônico pelas algas.

C) as algas usam os resíduos nitrogenados liberados pelos animais e eliminam gás carbônico na fotossíntese, usado na respiração aeróbica.

D) as algas usam os resíduos nitrogenados provenientes do metabolismo dos animais e, durante a síntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente.

E) as algas aproveitam os resíduos do metabolismo dos animais e, durante a quimiossíntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para a atmosfera.

 

6. Uma equipe da Universidade Estadual do Oregon desenvolveu uma variedade de alga rodófita cheia de proteína e nutrientes, com um diferencial delicioso: ela tem sabor de bacon. A nova cepa de Palmaria palmata é uma variação que cresce nas costas do Pacífico e do Atlântico e é vendida seca, como um suplemento nutricional. É um superalimento, com o dobro de valor nutricional da couve – muito rica em minerais (cálcio, ferro, potássio, iodo) e vitaminas (A, B, C e E), além de 16% de proteína em peso seco, segundo os pesquisadores. “Se fritar, fica com gosto de bacon, não de alga. E é um gosto bem forte.” A nova cepa, cuja aparência lembra folhas vermelhas de alface, já está sendo testada na forma de farinha para confecção de biscoitos, massas e salgadinhos.

(Adaptado do disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/. Acesso em: 20 jul. 2015)

Julgue as afirmativas que se seguem.

A) ( ) Em certas espécies de algas rodófitas, a parede celular pode apresentar uma camada mais externa mucilaginosa, composta de polissacarídeos como o ágar e a carreginina.

B ) ( ) Uma dieta rica em Palmaria palmata poderia prevenir diversas doenças causadas por deficiência nutricional, como o hipotireoidismo, a anemia e o escorbuto.

C) ( ) Observando os principais nutrientes presentes na composição de Palmaria palmata, pode-se concluir que, no citoplasma de suas células, deve ocorrer intensa atividade de tradução por parte dos ribossomos.

D) ( ) Em presença de luz, as células de Palmaria palmata realizam, nos cloroplastos, a fotofosforilação do ATP e a fotólise da água, liberando CO2.

E) ( ) Certas espécies de algas rodófitas são capazes de estabelecer relações de antibiose ou amensalismo com outras espécies de seres vivos, causando o fenômeno da “maré vermelha”.

 

7. (UECE) Analise as afirmações abaixo.

I. Algas são seres fotossintéticos, conhecidos como plantas do mar e por esse motivo pertencem ao Reino Plantae.

II. As algas são responsáveis pela maior parte do gás oxigênio liberado diariamente na biosfera.

III. Quando há um desequilíbrio dos fatores ambientais, as algas podem se multiplicar descontroladamente por meio de florações.

Está correto o que se afirma em

A) I e II apenas.

B) II e III apenas.

C) I e III apenas.

D) I, II e III.

 

8. (UECE) Analise as seguintes descrições dos organismos unicelulares pertencentes ao Reino Protista:

I. algas cujos flagelos – um longo e outro curto – são localizados no polo anterior da célula, em uma depressão que recebe o nome de reservatório;

II. microrganismos dotados de uma carapaça protetora formada de sílica, que geralmente se reproduzem por cissiparidade;

III. seres dotados de dois flagelos, geralmente marinhos, com coloração esverdeada ou parda; em alguns casos, são capazes de realizar o fenômeno conhecido como bioluminescência.

As descrições acima correspondem, respectivamente, às

A) pirrófitas, euglenófitas e diatomáceas.

B) euglenófitas, bacilariófitas e pirrófitas.

C) euglenas, dinoflageladas e diatomáceas.

D) clorófitas, pirrófitas e rodófitas.

 

9. As queimadas recentes na Floresta Amazônica, a maior florestal tropical do mundo, geraram preocupação mundial. Algumas personalidades públicas se referiram a essa floresta como o “Pulmão do Mundo”. Sabe-se que ela é importante para o clima do planeta e abriga enorme biodiversidade. No entanto, o termo “Pulmão do Mundo” é incorreto porque a Floresta Amazônica é um ambiente em clímax ecológico e consome a maior parte do oxigênio nela produzido.

Na realidade, os grupos de organismos responsáveis pela maior parte do oxigênio produzido no planeta são as:

a) plantas cultivadas.

b) algas de água doce.

c) algas marinhas.

d) árvores das florestas temperadas.

 

10. Sendo um dos mais importantes ecossistemas, por abrigar uma grande variedade de plantas e animais, os recifes de corais são considerados como o mais diverso habitat do mundo. Uma em cada quatro espécies marinhas vive nos recifes. Mesmo com toda a sua importância e biodiversidade, os recifes vem sofrendo um grande processo de degradação ambiental, ocasionado pelas atividades humanas. Existe uma espécie de microalgas que vive em simbiose com os corais. Com o advento do aquecimento global estão sendo repelidas dos recifes, ocasionando o branqueamento dos mesmos, resultando na morte dos corais, uma vez que essas algas suprem a maior parte das necessidades nutricionais do hospedeiro.

Assinale a alternativa correta, que corresponde à espécie da alga em questão.

a) Zooxantelas

b) Clorófitas

c) Diatomáceas

d) Feófitas

e) Fitoplâncton

 

11. O vazamento de petróleo no Golfo do México, em abril de 2010, foi considerado o pior da história dos EUA. O vazamento causou o aparecimento de uma extensa mancha de óleo na superfície do oceano, ameaçando a fauna e a flora da região. Estima-se que o vazamento foi da ordem de 800 milhões de litros de petróleo em cerca de 100 dias.

Os corais, espalhados por grande extensão de regiões tropicais dos oceanos e mares do globo terrestre, formam os recifes ou bancos de corais e vivem em simbiose com alguns tipos de algas.

No caso do acidente no Golfo do México, o risco para os corais se deve

a) às substâncias presentes nesse vazamento, que matariam vários peixes que serviriam de alimento para os corais.

b) ao branqueamento dos corais, causado pela quantidade de ácido clorídrico liberado juntamente com o óleo.

c) à redução na entrada de luz no oceano, que diminuiria a taxa de fotossíntese de algas, reduzindo a liberação de oxigênio e nutrientes que seriam usados pelos pólipos de corais.

d) à absorção de substância tóxica pelos pólipos dos cnidários, formados por colônias de protozoários que se alimentam de matéria orgânica proveniente das algas.

 

12. Todas as alternativas indicam atividades em que as algas são utilizadas como matéria-prima, EXCETO:

a) Na alimentação como fonte de proteína.

b) Na fabricação de cosméticos.

c) Na produção de meios de cultura biológicos.

d) Na produção de tintas e medicamentos.

e) Na reciclagem de lixo doméstico.


13. (PUCRS) Analise as três frases abaixo:

I. As algas verdes podem ser unicelulares, filamentosas ou membranosas, mas todas podem realizar fotossíntese.

II. As algas verdes possuem, além de clorofila a e b, pigmentos outros, tais como carotenos e xantofilas.

III. As algas podem-se reproduzir tanto sexuadamente como assexuadamente.

Estão CORRETAS:

a) apenas I e II

b) apenas II e III

c) apenas I e III

d) todas

e) nenhuma

 

14. Observe o ciclo de vida da Ulva, uma alga multicelular, e assinale a alternativa que corresponde à numeração do desenho.

 

a) I-gametófito 2n; II- zoósporos 2n; III- esporófitos n; IV- gametângios; V- zigoto

b) I- gametófitos n ; II- gametângios; III- zigoto; IV- esporófito 2n; V- zoósporos

c) I; III- gametófitos 2- esporófito n; II- zoósporos n n; IV- gametângios; V- zigoto

d) I- esporófito 2n; II- zoósporos 2n; III- gametófitos 2n; IV- gametângios; V- zigoto

e) I-esporófito 2n; II- zoósporos n; III- gametófitos n; IV- gametângios; V- zigoto

 


15. A figura representa as formas de reprodução da alga verde filamentosa Ulothrix.

 


 

Os filamentos adultos são                     e na reprodução sexuada produzem                     por                      .

 

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

 

a) haploides – gametas – meiose

b) diploides – gametas – meiose

c) haploides – zoósporos – mitose

d) haploides – gametas – mitose

e) diploides – zoósporos – mitose

 




GABARITO:

1D; 2BC;  3B; 4E; 5D; 6VVVFF; 7B; 8B; 9C; 10A; 11C; 12E; 13D; 14D; 15D

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário