sábado, 12 de novembro de 2011

GENÉTICA DO SEXO

Conforme o prometido, preparei uma listinha de exercícios sobre herança do sexo para vocês treinarem para a prova. É só clicar na imagem.


Gabarito:
1-d
2-c
3-c
4-a)1/4; b) 1/2
5-1/2
6-a
7-e
8-d
9-a
10-c
11-d
12-1/4

8 comentários:

  1. Oi Job,
    Fiquei com duvida na questao 12, nos meus calculos está dando 1/8, pois a mulher 5 seria Dd ou DD e seu parceiro dY. entao a probabilidade de ser homem daltonico seria a probabilidade da mulher 5 ser Dd (1/2) x probabilidade do filho ser homem e daltonico (1/4). assim daria 1/8.
    Para que desse 1/4 teria que desconsiderar a probabilidade de ser homem, pois já se sabe o sexo?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Professor, o senhor poderia explicar a questão 9?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Na questão, quando temos "a probabilidade de que o próximo filho homem desse casal venha a ser daltônico?" já se admite que o descendente é homem, portanto não precisamos calcular com 1/2 da possibilidade de ser menino. Atenção, se a pergunta fosse "a probabilidade desse casal vir a ter um homem daltônico?" a resposta seria 1/8.

    ResponderExcluir
  4. Questão 9

    Devido a hemizigose, a frequência de homens daltônicos é igual a frequência do alelo para o daltonismo na população, ou seja, 90/1000. Portanto, considerando-se que mulheres são daltônicas apenas quando possuem duas cópias do alelo defeituoso, temos que a frequência de mulheres com essa anomalia será 90/1000 X 90/1000, que é igual a 0,0081, ou seja, 0,81%.

    ResponderExcluir
  5. Professor, poderia me explicar a questão 6, por favor? E outra dúvida: quando uma mulher tem daltonismo, ela é XdXd, certo? ela é portadora qnd é XdXD. Agora, quando eu sei q ela tem um doença com os coisinhas XdominanteXrecessivo tipo XPXp? estou fazendo a maior confusão com isso :/
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Questão 6

    O rapaz é XdY e Mm, a mulher é XDXd e Mm, pois tiveram uma filha XdXd e mm. Então, a probabilidade de ter uma menina normal(XDX_)é 1/4; e a probabilidade de terem uma criança M_ é 3/4. Portanto, a probabilidade de terem uma menina normal para ambas características é 1/4 x 3/4 = 3/16.

    Sobre o outro questionamento, saiba que na questão deverá dicas sobre o genótipo do indivíduo.

    ResponderExcluir
  7. Job, você poderia comentar a questão 8? Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Questão 8

      Primeiro, é importante lembrar que a hemofilia é uma doença recessiva ligada ao sexo, ou seja, envolve genes presentes no cromossomo X. Lembrando que a questão quer a alternativa incorreta, irei comentar o gabarito. A letra D está incorreta porque a mulher 6 obrigatoriamente é XHXh,não podendo ser XHXH, pois de acordo com os dados do item essa pessoa é normal e portadora do alelo em foco, já que a sua mãe (indivíduo 3) é hemofílica XhXh, tendo apenas o alelo da hemofilia para doar.

      Excluir