sábado, 19 de novembro de 2011

PROJETO GENOMA HUMANO


Iniciado oficialmente em 1990, o Projeto Genoma Humano (PGH) tinha como objetivos identificar todos os genes humanos, determinar a sequência dos 3,3 bilhões de pares de bases nitrogenadas do nosso DNA, criar  um banco de dados com essas informações, desenvolver e melhorar ferramentas para análise de dados do material genético e abordar as questões éticas e legais que podem surgir a partir do projeto.


Em junho de 2000, o presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, e o primeiro ministro britânico, Tony Blair, anunciaram que o genoma humano foi decifrado. Sabe-se que ainda havia algumas lacunas, que foram preenchidas somente em 2003, quando consideramos que o nosso genoma foi completamente decodificado.


O conhecimento sobre o genoma e os efeitos das variações do DNA entre os indivíduos pode levar a formas revolucionárias de diagnosticar, tratar e prevenir milhares de doenças que nos afetam, além de fornecer pistas para a compreensão da biologia humana.


É importante ressaltar que o genoma de muitos micro-organismos, plantas e animais foram e estão sendo sequenciados em seus respectivos projetos genoma. Fato deveras significativo para a compreensão de suas capacidades naturais, que podem ser aplicadas para resolver desafios em saúde,agricultura, produção de energia, recuperação ambiental e sequestro de carbono.


Fontes:
http://www.ornl.gov/sci/techresources/Human_Genome/project/about.shtml

Oliveira, F. Engenharia genética: o sétimo dia da criação. São Paulo: Moderna, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário