terça-feira, 12 de outubro de 2010

DARWINISMO versus CRIACIONISMO

Leia atentamente um trecho do livro O relojoeiro cego de Richard Dawkins, um polêmico intelectual ateu e ferrenho defensor do darwinismo (para melhor visualizar o que está escrito abaixo clique em cima do texto).



DAWKINS, R. O relojoeiro cego. Edições 70, Lisboa, p. 22–24. 1986.

14 comentários:

  1. É muito interessante como Dawkins associa a seleção natural com um relojoeiro cego. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro de Dawkins, deve valer a pena gastar todo o tempo que sobra no fim de semana para ler.

    Já li três livros do Dawkins. Terminei de ler o último livro dele, lançado no ano passado;'O Maior Espetáculo da Terra'. É uma verdadeira aula de evolução, além de ser enorme. Para quem ainda não leu, fica a dica.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado:

    Dawkins tem um diploma de biologia e acha que pode filosofar sobre questões metafísicas.

    Até aí tudo bem.

    Só que ele não tem conhecimento ALGUM de teologia/filosofia, infelizmente.

    Basta ver como ele corre de debatedores como William Lane Craig.

    Fui ler alguns livros dele, achando que encontraria coisas proveitosas. Sendo que o que encontrei foi um charlatão, louco para ganhar dinheiro, vendendo um cientificismo barato para pessoas que querem livrar-se da religião a todo custo. Basta ver o "Cantinho dos Convertidos" do website da Fundação Richard Dawkins.

    É triste ver isso: um completo ignorante teo e filosófico, achando que refuta completamente o teísmo.

    Sou evolucionista e teísta, mas sinto vergonha de um cientista ir dar palpites errantes fora da área dele e ainda ser idolatrado, mesmo cometendo crassas paralaxes cognitivas.

    ResponderExcluir
  3. Vanilla,

    Sou evolucionista e ateu. Diferente do Dawkins, não tenho por objetivo discutir questões de metafísica, simplismente por que o sobrenatural/ dinvindade para mim não existe.

    Acho uma perda de tempo e, como você, uma questão puramente mercadológica algumas posições assumidas e divulgadas por Dawkins. Entretanto, acho imprudente condenar toda a sua obra. Revanchismos a parte, o livro "O gene egoísta" e " O Maior espetáculo da Terra" são excelentes leituras.

    Ciência e espiritualidade são "departamentos" diferentes, não se tocam. O que me deixa preucupado é a tentativa de se misturar questões de fé com coisas da natureza. Isto é medievo, enfim, é um retrocesso.

    A maioria dos evolucionistas que conheço são teistas, posição que respeito. Agora, o difícil é aceitar uma pessoa esclarecida negar a evolução. Enquanto professor e educador tenho que promover o conhecimento sobre evolução ao mesmo tempo que incentivo a tolerância e o respeito a liberdade de crença.

    ResponderExcluir
  4. Você pode explicar evolução, mas não obrigar todos a aceitar como se você um dogma, como muitos darwinistas pensam, considerando-o um herói. Isso é pior que coisas medievas.

    ResponderExcluir
  5. As evidências da evolução estão aí para quem quiser ver. De fato, não posso obrigar as pessoas a enxergar o que elas não querem ver. Paciência.
    Mas, como educador, posso apresentar os fatos e tentar convencer os que me cercam sobre a evolução biológica.

    ResponderExcluir
  6. O comentário do "Aluno" é triste, estude mais os assuntos antes de formar uma opinião...

    Sou ateu, acho que a distinção entre ciência e religião nos mostra que "uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa", pois têm em sua essência pressupostos diferentes.

    Uma se fundamenta em experimentação, observação e verificação, e a outra em fé.uma de visão de mundo pessoal a outra de geração de conhecimento e conhecimento de como os processos naturais funcionam.

    As religiões nunca foram objeto de estudo das ciências naturais. A ciência não compete com a religião. Não é objetivo das ciências naturais verificar se Deus existe ou não, ou se as religiões fazem sentido ou não. É como falei, a religião é uma questão de fé pessoal... e a evolução é FATO!

    ResponderExcluir
  7. Não sei se alguém já viu esse video que explica que a evolução é uma teoria, mas teorias em ciência têm a sustentação dos fatos:

    http://www.youtube.com/watch?v=LIm2H0ksawg&feature=player_embedded

    Está em inglês, mas é possivel adicionar as legendas.

    ResponderExcluir
  8. Igor,

    Vídeo excelente. Consegue fazer uma eficiente síntese do que é evolução e do porque só a nega os cegos por opção.

    Assim que encontrá-lo com legendas em português será incorporado ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  9. No meu blog tem vários, documentários sobre evolução e sobre o gênio Charles Darwin =)

    Fugindo um pouco de evolução, eu tenho um documentario especial em sua forma de apresentar a religião, não é aquele tipo de documentário que te faz ficar pensando horas, é leve, no sentido de que não são grandes calculos nem informações secretas que estão sendo exibidas, e sim uma serie de entrevistas com varias pessoas, dos lugares mais variados e com crenças diversas.

    Eu mesmo dei altas risadas, o apresentador é ironico e muito inteligente na hora de argumentar, frequentemente sendo expulso dos locais onde visitava, como o Vaticano. Vale a pena tirar um tempinho pra assitir.

    dá uma olhada:
    http://discoveryblog-documentarios.blogspot.com/2011/02/v-behaviorurldefaultvml-o.html

    ResponderExcluir
  10. Valeu, Igor!

    Você é um colaborador e tanto na divulgação da ciência. Sinto-me lisonjeado por acompanhares meu humilde blog.

    ResponderExcluir
  11. Vlw Job.

    Sou seu aluno, faço cursinho. Já faço biologia pela ufpb a distancia(virtual), como n consegui transferencia para a presencial, vou tentar o pss.

    Comentei com vc semana passada (sexta feira) sobre o livro O Gene Egoísta. A proposito, se depois vc quiser o livro eu empresto, ja terminei de ler.

    Suas aulas são excelentes. E o melhor, é sobre EVOLUÇÃO. Era para vc ter duas aulas seguidas rsrs.

    ResponderExcluir
  12. Igor,

    Realmente, cara, não estava ligando o nome à pessoa. Agora, ficou mais legal!

    Já tenho a edição comemorativa mais recente de "O gene egoísta". Em breve, irei ler os dois capítulos extras dos quais falaste.

    Para se divertir, veja o que Stephen Hawking disse sobre vida após a morte e, em seguida, leia os comentários de criacionistas revoltados:

    http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/stephen+hawking+vida+apos+a+morte+e+um+conto+de+fadas/n1596961249777.html

    ResponderExcluir
  13. Os Livros de Richard Dawkins são de facto bastante esclarecedores. Já li 2 completos o maior espectaculo da terra e o gene egoista e estou a começar deus: um delirio. Até postei sobre estas obras e sobre o tema no meu blog: http://allthatmattersmaddy32.blogspot.pt/search?updated-max=2012-06-18T09:25:00-07:00&max-results=7. Comente se visitar...

    ResponderExcluir
  14. Dawkins é tão bom que fugiu do debate com Craig,rs.

    ResponderExcluir