segunda-feira, 1 de março de 2010

A TEIA


Certa vez escutei que não se combate a seca, convive-se com ela. A seca é um evento cíclico natural da região semiárida do Norteste e do norte de Minas Gerais. Portanto, só poderíamos combatê-la quando conseguíssemos controlar o dinâmico clima do planeta (acho isso difícil para breve). Enquanto isso, vamos buscando alternativas para melhorar as condições de vida do sertanejo. Nesse contexto, achei muito pertinente a pesquisa feita por cientistas da Academia Chinesa de Ciências sobre a teia da aranha Uloborus walckenaerius.

Os pesquisadores estão desenvolvendo uma rede com base na arquitetura da teia da aranha. Essa teia, além de forte, é capaz de reter a umidade do ar e canalizar a água captada para "reservatórios" presentes nas articulações da trama. A tecnologia em elaboração pode nos fornecer uma alternativa para driblar a falta de água nos períodos de estiagem do sertão.Outra aplicação possível é no caso da poluição água disponível em estado líquido. Poderíamos captar água limpa do orvalho da névoa.

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade. Por conseguinte, a divulgação sobre a importância da preservação da diversidade biológica é uma das metas para o período. Imaginem se essa aranha estivesse extinta. Talvez os estudiosos chineses não fossem inspirados a elaborar tal malha e, desse modo, teríamos uma possibilidade a menos para a aquisição de água potável. Viva a biodiversidade!

Fonte:

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u689229.shtml
Acesso em: 01/03/10.

2 comentários:

  1. Muito interessante essa descoberta dos cientistas chineses,isso mostra que a natureza nos dá várias chances para utilizá-la mesmo o homem degradando-a,mas engana-se aquele que acreditar que o meio ambiente é imutável e que o mesmo dará essas chances para sempre.

    Anne Thaísa(medicina motiva)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Blog, Job! Realmente interessante.

    ResponderExcluir