terça-feira, 25 de agosto de 2009

A CIÊNCIA E O "DESENHO INTELIGENTE"



Leiam o artigo de Alan I. Leshner no Jornal da Ciência e compreendam porque a ideia do "desenho inteligente", como modo de se explicar a biodiversidade, não está no currículo de biologia.

Vale a reflexão!

12 comentários:

  1. FALANDO EM CIENCIA PROFESSOR....

    Astrônomos encontram agente 'formador da vida' em cometa


    Cientistas da Nasa (Agência Espacial Americana) encontraram o aminoácido glicina, fundamental na formação de proteínas por seres vivos, em amostras de um cometa.
    Esta é a primeira vez que se encontra um aminoácido neste tipo de corpo celeste.
    As proteínas são formadas por combinações de aminoácidos e, por sua vez, são usadas na formação de várias estruturas dos organismos vivos, de cabelos a enzimas.
    "Nossa descoberta sustenta a teoria de que alguns dos ingredientes para a criação da vida se formaram no espaço e foram trazidos à Terra pelo impacto de meteoritos e cometas", disse Jamie Elsila, cientista no Centro de Voos Espaciais da Nasa em Greenbelt, no Estado de Maryland, e principal autor de um estudo sobre o assunto, a ser publicado na revista Meteoritics and Planetary Science.
    Para Carl Pilcher, diretor do Instituto de Astrobiologia da Nasa, a análise da equipe de Elsila reforça o argumento de que a vida no universo "pode ser mais comum do que rara".
    Coleta especial
    As amostras foram colhidas do cometa Wild 2 pela espaçonave Stardust.
    Em janeiro de 2004, a nave atravessou a densa camada de gases e poeira que cercam o núcleo gelado do Wild 2.
    Na passagem, uma estrutura coletora especial, parecida com uma raquete de tênis e preenchida com um gel espumoso, capturou as amostras das substâncias.
    Essa estrutura foi então colocada em uma cápsula que foi separada da Stardust e enviada à Terra com um paraquedas, chegando em janeiro de 2006.
    Desde então, os cientistas vinham analisando as amostras para tentar aprender mais sobre a formação de cometas e do nosso Sistema Solar.

    BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.



    achei esse tema,isso é sobre uma nave que mandaram para este cometa a um tempo,passou na tv escola a umas falando sobre a missao e tambem na history channel,achei que o senhor iria gostar.

    ResponderExcluir
  2. Anderson,

    Agradeço o comentário. É de fato muito interessante essa notícia. Uma evidência como esta nos faz aceitar a existência de vida fora do planeta Terra e repensar como a vida surgiu aqui. Sobre o tema, recomendo que leia a Ciência Hoje desse mês, que tem um artigo sobre astrobiologia e, para se divertir e refletir, assista o documentário "Eram deuses os astronautas" ou leia o livro que lhe deu origem.

    ResponderExcluir
  3. vou procurar esse artigo de astrobiologia,apesar de ja ter visto o capitulo de astrobiologia da serie,O Universo,no history channel.

    parei na parte 6 desse documentario,amanha continuo,mas não acredito em nada disso,sinceramente,acho isso uma forçada geral de barra pra fazer o cara acreditar que alienigenas já visitaram a terra.Sou seguidor de carl sagan,não acredito nessas coisas,por exemplo quando ele cita da piramide que multiplicando sua altura por 1 bilhao da a distancia até o sol,isso é astrologia pura,puta tentativa,a do pi foi forçando a barra e da bíblia tambem,as interpretacoes,ele ve só o quer no video.
    Como o proprio sagan disse,se um dia houverem viagens interplanetarias,interestelares,intergalaticas o que quer que seja,elas serão feitas com naves gigantescas,do tamanho de mundos,em naves pequenas como as mencionadas é complicado voce viajar pelo universo nos limites da velocidade da luz.

    ResponderExcluir
  4. Anderson,

    Veja bem. A notícia sobre a descoberta de glicina no cometa Wild 2 é uma evidência da existência de biomoléculas no espaço e, consequentemente, de vida. Agora, a presença de vida inteligente no espaço já é outra conversa, bem mais complicada, ainda no campo da crença. Todavia, é válido considerar as palavras de Carl Sagan sobre a busca de inteligência extraterrestre: "A ausência de evidência não é evidência da ausência".

    ResponderExcluir
  5. é verade,a possibilidade da vida extra terrena é enorme,mas ao mesmo tempo os fatores pra condicionarem essa vida tambem são inumeros em um espaço amostral muito grande,devendo ocorrer esses fatores no lugar exato

    agora sobre carl sagan,o senhor sabe onde consigo o filme dele "contato" tava atrás do livro mas a falta de dinheiro me deixa só a saída de ver o filme,me disseram q é muito bom.

    ResponderExcluir
  6. Lembrem que um dos principais objetivos da ideia apresentada em "Eram deuses astronautas" não é a comprovação de uma teoria, mas sim o questionamento daquilo que nos é imposto: A ditadura das ideias (Leia o post com este título no blog do panlibrismo).
    E para ser sincero, não considero a teoria de que alienígenas tenham vindo a Terra tão absurda assim. Nada esta errado ou certo até que se prove.

    ResponderExcluir
  7. Anderson,

    Procura o filme na net. Acho que deve ter por aí. E o melhor... de graça!

    ResponderExcluir
  8. ó aii job o video da lacraia comendo o rato, vai lá no youtube e coloca ''lacraia comendo rato/lacraia en mangeant rat/centipede eatin'', n deu pra copias o link aqui n, n sei pq...
    abraçoo

    ResponderExcluir
  9. Job

    Compreendi porque o Desing Inteligente não pode ser considerado uma ciência, até porque existem medidas para algo ser considerado científico e teoria, como está escrito no artigo. Mas acho que é uma alternativa válida, afinal, não se pode excluir ou censurar nada da fantástica possibilidade da mente humana de imaginar, criar e tentar se explicar.

    eu sou evolucionista, acredito piamente nisso e acho que todos os fatos são suficientes para o meu convencimento. Mas para outros não, e por enquanto lhes convém crer em algo que possa satisfazer não apenas seus lados científicos, mas também seu lado religioso, seja ele dogmático ou não.

    Abração.

    ResponderExcluir
  10. Excelente o artigo do Leshner. Na Inglaterra 30% dos professores são a favor do ensino do Desing. O que deixou Dawkins revoltado, ele até disse "vergonha nacional".

    Lembrei de um trecho do livro Deus um Delirio que fala sobre o Desing

    "A tentação natural é atribuir a aparência de design a um design verdadeiro. No caso de um artefato de fabricação humana, como um relógio, o projetista realmente era um engenheiro inteligente. É tentador aplicar a mesma lógica a um olho ou a uma asa, a uma aranha ou a uma pessoa.

    A tentação é falsa, porque a hipótese de que haja um projetista suscita imediatamente o problema maior sobre quem projetou o projetista."

    Dawkins deixa obvio o problema de muitas pessoas ainda acretidar na ideia do desing. Ao ponto de ser cegas e não questionar a ideia de quem criou o criador.

    ResponderExcluir