domingo, 23 de agosto de 2009

PANLIBRISMO

Por Marcos Magalhães:

“[...]Reuni todos os meus ideais já estabelecidos, refleti em outros pontos e, como consequência, estou aqui escrevendo sobre a novidade. Desejo uma nova filosofia que faça as pessoas verem como é importante respeitar os limites do ecossistema (ou mesmo do Universo), para que o Homem analise os fatos ocorridos em sua vida de forma mais racional, onde tudo possui uma consequência e, logicamente, uma explicação. Quero mostrar que tudo está ligado: Do mais simples ser à mais complexa cadeia de células. Um depende do outro para existir e, por isso, não há superioridade, e sim interação. Desejo respeito e não o egocentrismo. Uma filosofia que explique porque devemos manter a vida e não matá-la. Eu quero uma filosifia que mostre nossa dependência e fraqueza e não um falso senso de independência. Eu quero uma filosofia que não me torne um simples homem que vive por viver, mas sim uma pequena parte do universo.”

Reflitam!

3 comentários:

  1. " Eu quero uma filosofia que não me torne um simples homem que vive por viver,mas sim uma pequena parte do universo."

    aforei essa parte,adorei a citação também,com concordo com toda sua ligoca professor,pelo que você fala nota-se que não observa o pequeno espaço que vivemos,tem uma visão mais geral da matéria

    ResponderExcluir
  2. Anderson,

    Vale notar que o texto do post "panlibrismo" é de autoria de MARCOS MAGALHÃES, como indicado no mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito desse texto de Marcos Magalhaes, e acredito que se todos pensassem dessa forma (de forma igualitária em relação à natureza)nós viver
    íamos num ambiente saudável e teríamos muito mais respeito ao nosso "lar".

    ResponderExcluir