terça-feira, 20 de agosto de 2013

Citoplasma

1. (PUC-RS) Em uma determinada pesquisa, um biólogo introduziu no citoplasma de amebas certa droga capaz de despolimerizar as proteínas do citoesqueleto. Em suas observações, ele notou que amebas desprovidas de citoesqueleto íntegro ficavam impedidas de realizar muitas funções, exceto:

a) locomoção.
b) divisão.
c) fagocitose.
d) exocitose.
e) osmose.

2. (FGV) O uso constante de drogas psicotrópicas, como o álcool, pode fazer com que seus usuários desenvolvam certa tolerância à droga, de tal modo que passam a serem necessárias doses cada vez maiores para que o efeito seja obtido. Nesses casos, é correto dizer que, nas células do fígado desses usuários,

a) o retículo endoplasmático liso se apresenta pouco desenvolvido. Esse processo pode contribuir para diminuir a eficácia de alguns medicamentos, como os antibióticos.
b) o retículo endoplasmático liso se apresenta bastante desenvolvido. Esse processo pode contribuir para diminuir a eficácia de alguns medicamentos, como os antibióticos.
c) o retículo endoplasmático rugoso se apresenta pouco desenvolvido. Esse processo pode contribuir para aumentar a eficácia de alguns medicamentos, como os antibióticos.
d) o retículo endoplasmático rugoso se apresenta bastante desenvolvido. Esse processo pode contribuir para aumentar a eficácia de alguns medicamentos, como os antibióticos.
e) o complexo golgiense se apresenta bastante desenvolvido. Esse processo pode contribuir para aumentar a eficácia de alguns medicamentos, como os antibióticos.

3. (UFPA) A observação de um tecido animal ao microscópio eletrônico revelou uma estrutura celular constituída de pequenas unidades achatadas de composição lipoproteica e dispostas de forma regular, tendo em suas bordas várias vesículas em processo de brotamento. O relato refere-se a que estrutura celular?

a) cloroplasto.
b) mitocôndria.
c) retículo endoplasmático.
d) complexo de Golgi.
e) ribossomo.

4. . (UFPA) Animais das ordens Squamata (serpentes, lagartos, etc.) e Octopoda (polvo) possuem a capacidade de imitar a cor do ambiente onde se encontram, utilizando-se do mimetismo como estratégia de caça ou fuga. Por meio da visão, o sistema nervoso desses animais interpreta as cores do ambiente e libera moléculas sinalizadoras que regulam a distribuição de pigmentos nas células da pele destes animais. A alteração da pigmentação da pele é, portanto, resultado da ação do seguinte elemento celular:

a) citoesqueleto.
b) complexo de Golgi.
c) lisossomos.
d) retículo endoplasmático
e) peroxissomos.

5. (UFPB) Graças ao desenvolvimento da Biologia Molecular, sabe-se que, no interior das mitocôndrias, existem moléculas de ácido desoxirribonucleico (DNA), com alguns genes relacionados à síntese de proteínas envolvidas nas etapas da respiração celular. Mutações ocorridas nos genes mitocondriais estão associadas ao aparecimento de doenças humanas, como o mal de Alzheimer, diabetes melito e muitas outras enfermidades. Nesses casos, essas doenças são transmitidas apenas pelas mães aos seus descendentes porque:

a) essas enfermidades só ocorrem no sexo feminino.
b) a quantidade de mitocôndrias é maior nos óvulos do que nos espermatozoides.
c) as mitocôndrias dos espermatozoides desintegram-se no citoplasma dos óvulos após a fecundação.
d) as mitocôndrias são responsáveis pela produção de energia nas células.
e) as mitocôndrias nos indivíduos do sexo masculino não possuem DNA.

6. (UFJF) Em teoria, a infertilidade masculina pode ser causada pela ausência de corpúsculo basal (centríolo que migra para a periferia da célula) no espermatozoide. Por que a ausência de corpúsculo basal causaria infertilidade?

a) Não se formaria o flagelo do espermatozoide e, consequentemente, ele não teria movimento.
b) Não haveria a produção adequada de mitocôndrias faltando energia para o processo de fecundação.
c) Haveria uma redução drástica no número de espermatozoides devido ao aumento da concentração de radicais livres.
d) Ocorreria a má formação das fibras do fuso, promovendo a distribuição desigual de cromossomos na mitose e consequente morte das células.
e) Haveria a modificação de proteínas da membrana plasmática dos espermatozoides, o que dificultaria o reconhecimento dos ovócitos (óvulos).

7. . (UNIMONTES) A maioria das ações fisiológicas que acontecem no organismo humano, geralmente, ocorre por meio de interações com as células. O esquema a seguir está relacionado com esse processo. Analise-o.


Considerando o esquema e o assunto abordado, analise as alternativas a seguir e assinale a que corresponde às estruturas celulares relacionadas diretamente com I eII, respectivamente.

a) Lisossomo e centríolo.
b) Membrana plasmática e retículo endoplasmático liso.
c) Mitocôndria e ribossomos.
d) Complexo de Golgi e núcleo

8.  (UFRN) Quando uma amostra de carne é colocada dentro de um recipiente esterilizado, mesmo que não seja possível a existência de microrganismos decompositores, ainda assim a amostra sofre decomposição. Tal processo é decorrente da atuação de substâncias que, normalmente encontradas na célula, estão armazenadas no interior do:

a) Lisossomo.
b) Ribossomo.
c) Retículo endoplasmático.
d) Complexo golgiense.

9. (UNIOESTE) Estudos microscópicos de um determinado tecido animal verificaram nas células abundantes Retículos Endoplasmáticos, Complexo Golgiense (Aparelhos de Golgi) bem desenvolvido e Mitocôndrias. Pode-se afirmar que as células observadas pertencem ao tecido:

a) Ósseo.
b) Pancreático.
c) Sanguineo.
d) Nervoso.
e) Cartilaginoso.

10. (UPE) “Em 30 de maio de 2008, morreu Lorenzo Odone aos 30 anos, vítima de doença que motivou um esforço sobre-humano por parte de seus pais para salvá-lo e inspirou o filme indicado ao Oscar “O Óleo de Lorenzo.”
Adaptado Jornal “Washington Post”. 2008.

Lorenzo padecia de adrenoleucodistrofia (ALD), uma doença que causa mutações genéticas, que destroem o sistema neurológico. A enfermidade deriva normalmente de uma falha cerebral e causa morte, embora Lorenzo viveu vinte anos a mais do que previram os médicos. A ADL se caracteriza pelo acúmulo de ácidos graxos saturados de cadeia longa na maioria das células do organismo afetado, mas principalmente nas células do cérebro, levando à destruição da bainha de mielina. A ADL é associada a defeitos em uma proteína de membrana transportadora de ácidos graxos para o interior de uma determinada organela, onde sofreriam a beta-oxidação.Dentre as organelas abaixo, qual está envolvida nesse mecanismo?

a) Complexo de Golgi.
b) Lisossomos.
c) Peroxissomos.
d) Retículo endoplasmático agranular.
e) Retículo endoplasmático granular.

11. (UFF) A microscopia eletrônica foi inicialmente criada para estudos de estrutura de material bélico, sendo posteriormente utilizada para estudos de estruturas e organelas celulares. As eletromicrografias I e II mostram organelas citoplasmáticas distintas.


Com base na identificação das organelas nas figuras I e II, marque a alternativa que indica, respectivamente, as moléculas que podem ser secretadas por células que possuam essas organelas em grandes quantidades.

a) Colágeno e mineralocorticoide.
b) Insulina e prolactina.
c) Estrógeno e glucagon.
d) Colágeno e testosterona.
e) Colágeno e fibronectina.

12. (UFC) As organelas citoplasmáticas variam em número e atividade de acordo com o tipo de tecido onde são encontradas. Assim, nos tecidos que formam os músculos e o intestino encontramos, respectivamente, em maior quantidade:

a) Complexo golgiense e retículo endoplasmático não granuloso.
b) Retículo endoplasmático granuloso e mitocôndrias.
c) Lisossomos e retículo endoplasmático granuloso.
d) Mitocôndrias e complexo golgiense.
e) Mitocôndrias e vacúolos.

13. . (UFPB) Alguns antibióticos, como estreptomicina e tetraciclina, são largamente utilizados para combater infecções causadas por bactérias em seres humanos. Esses antibióticos agem inibindo, apenas nas bactérias, o funcionamento da estrutura celular responsável pela síntese de proteínas. A ação seletiva desses antibióticos deve-se a algumas diferenças moleculares existentes entre as estruturas celulares responsáveis pela síntese de proteínas nesses dois organismos. Essas estruturas correspondem ao(s):

a) Ribossomos, nas bactérias, e ao retículo endoplasmático nas células humanas.
b) Ribossomos, tanto nas bactérias como nas células humanas.
c) Retículo endoplasmático granular, tanto nas células humanas como nas bactérias.
d) Mesossomos, nas bactérias, e aos ribossomos nas células humanas.
e) Mesossomos, nas bactérias, e ao retículo endoplasmático nas células humanas.

14. (UFPB) As diferentes estruturas características das células eucariontes podem ser encontradas em maior quantidade em alguns tipos celulares que executam atividades especializadas. Assim sendo, identifique as estruturas predominantes, respectivamente, em células pancreáticas, em células musculares e em células hepáticas e renais:

a) Retículo endoplasmático/ Mitocôndrias/ Microfilamentos de actina.
b) Retículo endoplasmático/ Microfilamentos de actina/ Peroxissomos.
c) Complexo golgiense/ Mitocôndrias/ Microfilamentos de actina.
d) Mitocôndrias/ Microfilamentos de actina/ Lisossomos.
e) Complexo golgiense/ Lisossomos/ Peroxissomos.

15. . (UNIFOR) O esquema abaixo representa o corte de uma célula glandular do epitélio intestinal.

Nessas células, as organelas mais abundantes são:

a) Lisossomos e ribossomos.
b) Retículo endoplasmático rugoso e complexo de Golgi.
c) Complexo de Golgi e mitocôndrias.
d) Lisossomos e mitocôndrias.
e) Retículo endoplasmático rugoso e peroxissomos.

16. (UNESP) No esquema estão representadas etapas, numeradas de1 a 3, de um importante processo que ocorre no interior das células, e algumas organelas envolvidas direta ou indiretamente com esse processo.

As etapas que correspondem a 1, 2 e 3, respectivamente, e algumas organelas representadas no esquema, estão corretamente listadas em:

a) Absorção de aminoácidos, síntese proteica e exportação de proteínas; retículo endoplasmático, lisossomo e mitocôndria.
b) Fagocitose de macromoléculas, digestão celular e egestão de resíduos; retículo endoplasmático, complexo de golgiense e lisossomo.
c) Fagocitose de sais minerais, fotossíntese e exportação de compostos orgânicos; cloroplastos e vacúolos.
d) Absorção de oxigênio, respiração celular e eliminação de dióxido de carbono; mitocôndrias e vacúolos.
e) Fagocitose de macromoléculas, digestão celular e exportação de proteínas; mitocôndrias e lisossomos.

17. (UFRGS) Em um experimento em que foram injetados aminoácidos radioativos em um animal, a observação de uma de suas células mostrou os seguintes resultados: após 3 minutos, a radioatividade estava localizada na organela X(demonstrando que a síntese de proteínas ocorria naquele local); após 20 minutos, a radioatividade passou a ser observada na organela Y; 90 minutos depois, verificou-se a presença de grânulos de secreção radiativos, uma evidência de que as proteínas estavam próximas de serem exportadas. As organelas X e Y referidas no texto são, respectivamente:

a) O complexo golgiense e o lisossomo.
b) O retículo endoplasmático liso e o retículo endoplasmático rugoso.
c) A mitocôndria e o ribossomo.
d) O retículo endoplasmático rugoso e o complexo golgiense.
e) O centríolo e o retículo endoplasmático liso.

18. (UFPB) Células eucariontes podem mudar constantemente de forma, emitir pseudópodos e expulsar secreções, tudo feito pela ação de estruturas citoplasmáticas altamente dinâmicas que estão em constante processo de montagem e desmontagem. A ação mecânica dessas estruturas, no entanto, não afeta a cromatina, que durante a interfase encontra-se na forma de longas, delgadas e frágeis fibras, confinadas em um compartimento limitado por dupla membrana lipoprotéica.

As estruturas celulares destacadas no texto correspondem, respectivamente, ao (s)

a) retículo endoplasmático e ao núcleo.
b) núcleo e às mitocôndrias.
c) flagelos e ao núcleo.
d) citoplasma e aos vacúolos.
e) elementos do citoesqueleto e ao núcleo.

19. (UEMS) Na célula, a síntese de proteínas, o empacotamento e armazenamento de substâncias, a regulação do equilíbrio osmótico e o fornecimento de energia são desempenhados, respectivamente, pelas seguintes organelas:

a) Ribossomos, Complexo de Golgi, Vacúolo Contrátil e Mitocôndria.
b) Ribossomos, Vacúolo Contrátil, Complexo de Golgi e Mitocôndria.
c) Retículo Endoplasmático Liso, Vacúolo Digestivo, Mitocôndria e Complexo de Golgi.
d) Retículo Endoplasmático Liso, Complexo de Golgi, Cloroplastos e Vacúolo Contrátil.
e) Retículo Endoplasmático Liso, Complexo de Golgi, Mitocôndria e Peroxissomo.

20. (UEL) Na década de 1950, a pesquisa biológica começou a empregar os microscópios eletrônicos, que possibilitaram o estudo detalhado da estrutura interna das células. Observe na figura a seguir, a ilustração de uma célula vegetal e algumas imagens em micrografia eletrônica.
Quanto às estruturas anteriormente relacionadas, é correto afirmar:

a) A imagem 1 é de uma organela onde as substâncias obtidas do ambiente externo são processadas, fornecendo energia para o metabolismo celular.
b) A imagem 2 é de uma organela na qual a energia da luz é convertida na energia química presente em ligações entre átomos, produzindo açúcares.
c) A imagem 3 é de uma organela que concentra, empacota e seleciona as proteínas antes de enviá-las para suas destinações celulares ou extracelulares.
d) A imagem 4 é de uma organela na qual a energia química potencial de moléculas combustíveis é convertida em uma forma de energia passível de uso pela célula.
e) A imagem 5 é de uma organela que produz diversos tipos de enzimas capazes de digerir grande variedade de substâncias orgânicas.




Gabarito: 1e, 2b, 3d, 4a, 5c, 6a, 7b, 8a, 9b, 10c, 11c, 12d, 13b, 14b, 15b, 16b, 17d, 18e, 19a, 20c.




8 comentários:

  1. A questão de número 13 é alternativa B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ops! Realmente. Erro de gabarito. Já consertei. O gabarito correto é letra B. Obrigado.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Antônio,

      Observe que a questão versa sobre o citoesqueleto e pede uma exceção à ação dessa estrutura. Por isso, o gabarito é letra E e não A, visto que elementos do citoesqueleto participam da locomoção celular, mas não da osmose.

      Excluir
  3. Poderia me explicar melhor a questão 1 alternativa por alternativa?

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! Esse blog me ajudou bastante, parabéns, professor!

    ResponderExcluir
  5. Poderia me explicar a questão 4? Sobre o citoesqueleto alterar a pigmentação​ da pele do animal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os microtúbulos do citoesqueleto atuam como trilhos pelos quais grânulos de pigmentos deslizam, alterando sua distribuição. Isso faz com que haja mudanças na cor da pele do animal. A célula da pele na qual acontece esse evento é chamada cromatóforo.

      Excluir