terça-feira, 24 de maio de 2011

MASSACRE DE REALENGO E A GENÉTICA

Um estimado aluno, THIAGO VIEIRA, escreveu sobre o massacre de Realengo, associando-o a conceitos básicos usados em genética abordados em sala de aula. Vale a pena conferir:




Olá!Meu nome é Thiago Vieira, sou estudante, curso 2 ano científico, em uma escola particular da capital paraibana. Acompanhando passo a passo do massacre em Realengo,ficava cada vez mais curioso pra saber de todos os detalhes do atentado, quando chega na minha casa arevista VEJA edição 2212-ano 44- número 15, falando justamente da carnificina ocorrida na última quinta, até que lendo a reportagem destaco o seguinte comentário do psicológo Peter Langman `` O que faz de um jovem um assassino em massa é uma complexa combinação de fatores, como ambiente, predisposição genética e características individuais.`` Daí passei a pesquisar qual a relação da genética com o acontecido no Rio de Janeiro. Até que com várias pesquisas e com a ajuda do meu professor de biologia Job Fônseca, compreendi que há verdadeiramente uma corelação, elaborando assim o seguinte texto: Predisposição genética é a tendência que determinadas pessoas têm para adquirir uma doença, por exemplo famílias que apresentam casos de doença mental. As próximas gerações que virão terão tendências a gerar filhos doentes mentais. Isso não é uma regra, ou seja, a doença pode não se manifestar na geração seguinte, contudo, na geração posterior a essa, há chances de nascerem bebês com este problema e muitas vezes, tais doenças só se manifestam na idade adulta, no caso do assassino de Realengo a sua mãe biológica era esquizofrênica, e por exatamente este motivo foi adotado por parentes. Na Genética existem conceitos que decifram as particularidades de um indivíduo, relacionando com o caso do psicopata, quatro conceitos servem para desenvolver a sua mente. O Fenótipo que são características estruturais, fisiológicas e comportamentais do ser, resultante do produto da expressão genótipo( aplicado ao conjunto total de genes e definido como qualidade de genes de um indivíduo) sob a influência do meio. No caso de Wellington Menezes o meio influenciava no fato dele sofrer bullying dos colegas, proporcionando uma baixa autoestima e frustrações sociais afetanto assim sua mente. Sônia Lopes e Sérgio Rosso em seu livro afirma que os filhos herdam dos pais determinado genótipo que tem a potencialidade de expressar um fenótipo( exemplo: a mãe de Wellington era esquizofrênica), e um mesmo genótipo pode expressar diferentes fenótipos, dependendo sua interação com meio, portanto o genótipo determina uma escala de variedades fenotípica para o indivíduo,e o meio ambiente determina o ponto dessa escala que o indivíduo está, vale salientar que é o meio não é apenas o ambiente externo ao corpo do indivíduo é também tudo o que cerca os cromossomos. Voltando ao caso relacionado, temos que a sua interação com meio não era nada agradável, fazendo com que nel e desenvolva-se projetos de vingança, pode-se atrelar esse sentimento ao conceito da Genética: Norma de reação, que o conjunto de vias alternativas que cada gene pode seguir para se manifestar em função de todos os ambientes possíveis. Vale salientar que a expressão do fenótipo é variável(plasticidade fenótipicas)para um mesmo genótipo, dependendo das condições ambientais. Uma análise superficial do caso, levaria a pensarmos que o assassino teria uma disposição aos quatros conceitos supracitados na redação, porém a conclusão mais perto da realidade é de que o gene alelo dominante era o da sua mãe que possuia a doença da esquizofrenia.

16 comentários:

  1. Job, não consigo encontrar os posts relacionados à anatomia e fisiologia comparada dos filos do reino animal. Vc pode apontar o endereço por favor?

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  2. As tabelas comparativas estão em http://www.4shared.com/file/126671647/c02bf269/Animais_no-cordados.html

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  3. job, óóó doloresmesalva.blogspot.com

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  4. aah, tua matéria ;D
    http://doloresmesalva.blogspot.com/2011/06/biologia-1-job.html

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  5. Job, cadê o exercício de revisão pra AC2 do 1ºC?

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  6. Job, sou aluno do 1ºC e estudando sobre Aquecimento Global e Efeito Estufa, fiquei com umas duvidas! É certo dizer que o Aquecimento Global é o aumento do calor dentro da "Estufa”,que nesse caso seria a atmosfera terrestre? E podemos dizer também que a destruição da camada de Ozônio "ajuda" a combater a aquecimento global, pois assim o calor seria liberado (desconsiderando o fato das mutações)? Ficarei grato, com a resposta o mais rápido possível!Obg

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  7. É correto, aquecimento global é isso mesmo. Não há relação significativa entre a destruição da camada de ozônio e o efeito estufa.

    Job

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  8. Olá professor, td bem?
    O senhor já deu uma olhada no simulado do motiva?
    Eu gostaria muito de saber qual o problema
    com a alternativa B da questão 49 e com a
    alternativa D da questão 51.

    Obrigada!

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  9. Oi professor, td bem?
    O senhor poderia passar essa msg para o blog
    do professor Arimatéia de História? Não consigo postar nada lá; acho q preciso ter um blog também.

    "Oi professor, tudo bem?
    O senhor já deu uma olhada no simulado do motiva?
    Eu gostaria muito de saber qual o problema
    com a alternativa E da questão 18 e o porquê da alternativa B ser a correta; sinceramente não
    consigo compreender essa afirmativa."

    Muito grata!

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  10. Infelizmente não consigo postar no blog do
    professor Arimatéia.

    Mas Job... e sobre as questões 49 e 51
    do simulado sobre as quais eu tenho dúvidas?

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  11. A questão 49 letra b está errada porque na etapa 2, período de crescimento, não há divisão.

    Sobre a questão 51, letra D: Não é necessário que uma região seja litorânea para favorecer a disseminação da leishmaniose. Por exemplo, MG tem muitos casos desta doença.

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  12. Sobre a questão 49:
    Certo, compreendi que o 2 era o período de crescimento. Mas não é ainda no período de crescimento que inicia-se a meiose, tendo fim no período 3 (maturação)? Na pág 246 do livro de Sônia Lopes volume 1, tem um esquema da ovulogênese. Onde tem ovócito I, está entre parênteses: em prófase I da meiose. Isso quer dizer que a meiose já se iniciou, não?

    Sobre a questão 51:
    Mas a letra D não diz que é necessário, apenas diz que favorece. E isso não é correto? E sobre a construção da afirmativa B, ela estaria mal formulada, não? Pois 1º, não houve fim de mata nem de fauna e 2º a adaptação seria a respeito do mosquito e não da doença "leishmaniose". Correto?

    Grata!

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  13. Sobre a questão 49:
    No período de crescimento não há divisão. A maturação se inicia com a meiose. As mulheres nascem com os oócitos 1 estacionados na prófase 1 da meiose, portanto, no início da maturação, a fase de crescimento acabou.

    Sobre a questão 51:
    Não podemos afirmar que as condições "as condições climáticas e geográficas da região litorânea favorecem a disseminação da doença" pois nem todas as regiões litorâneas contém aspectos que permitem a proliferação do mosquito vetor, veja, por exemplo, o litoral do Canadá. O fim das matas e de sua fauna levou a leishmaniose a adaptar-se ao ciclo domiciliar" está correta pois o mosquito vetor é, naturalmente, silvestre. Se não houvesse a destruição de seu hábitat, não teríamos problemas sérios com essa doença em meio urbano.

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  14. Job, sobre o livro A Teia da Vida eu comprei na internet pelo site da Livraria da Folha, foi 32,00 + 8 conto do frete.

    Ainda assim, ficou mais barato do que na Saraiva.

    igor.nasc@hotmail.com

    igor.nasc1284@yahoo.com

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  15. Olá, amigos. Excelente texto. Excelente blogger. Acabei de postar o filme, Rio, de Carlos Saldanha. A ideia de preservação ambiental é uma constante na temática do diretor. Sejam bem-vindos, ok. Um abraço. Parabéns, Job...

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