domingo, 7 de novembro de 2010

MEDO DA IGUALDADE

MARCOS MAGALHÃES FILHO acompanhou aulas minhas sobre ecologia e evolução. Com sua mente em ebulição, relacionou conhecimentos abordados em sala com questões metafísicas.
Achei bacana as ideias que Marcos me apresentava e sempre fui um incentivador e admirador de sua criatividade. Para vocês terem um ideia, na medida em que refletia sobre a natureza e existência, desenvolveu sua própria filosofia, o PANLIBRISMO (achei do caramba!).
De vez em quando, recebo um e-mail dele, o que me deixa muito feliz. Sei que deve ser complicado para ele arrumar um tempinho para filosofar, já que a faculdade exige muito da gente. A última mensagem que me enviou continha um pequeno texto, que gentilmente me permitiu postar aqui.
Leiam e façam como ele, reflitam.

Por Marcos Magalhães Filho:

As pessoas têm medo da igualdade, nós temos medo dela, pois não posso me excluir, já que sou humano. A emoção que sentimos ao ver uma criança passando fome nem arranha nosso ego por um mundo igual. Usamos roupas diferentes, na defesa de um estilo, quando na verdade tememos as condições de um sistema igualitário.

Louvam não a deus, mas as grandes construções feitas em seu nome e, quanto mais ouro nas paredes, mais belas são a nossos olhos. Os religiosos se matam em combates verbais ou físicos sobre qual deus é o mais poderoso.

O político que mais der esmola será eternizado, as piores ditaduras começaram com o clamor e sorriso do povo.

Na verdade, adoramos a obediência, adoramos a existência de inferiores e superiores. Alimenta-nos, motiva-nos e nos dá felicidade a dor daquele que invejamos.

Amamos a ideia do destino, pois ela suporta tudo isso. Sou destinado a comer ou sou destinado a sofrer.

Desprezamos tudo o que nos iguala. Por favor, neguemos este senso primitivo e vamos dar as cartas para todos! Somos filhos da mesma célula.

5 comentários:

  1. Realmente ,muuuito bom esse texto Job e Parabéns pro seu aluno .

    Adorei o seu Blog :]

    ResponderExcluir
  2. E foi com esse ideal de igualdade que morreram 100 milhões de pessoas vítimas de um sistema chamado comunismo...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo,

    Acho que você não entendeu o "espírito" do texto.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo,

    Acho que você não entendeu o "espírito" do texto.

    ResponderExcluir
  5. Igualdade...és um singelo termo de muito valor.Qual o motivo de tanta violência para com os pobres, porque negar o sistema de cotas sociais?!!!
    Contudo, o capitalismo já nos tornou tão subserviente das suas mazelas que até os mais desfavorecidos preferem viver na desigualdade-com uma mísera chance de ascensão social- a uma vida digna e igual.
    A verdade,caros colegas, e que muitos conglomerados capitalistas articulam-se para desestruturar a mobilização dos oprimidos atraves da alienação promovidas pelos meios de comunicação subservientes a essa forma devassa de produção de bens.
    p.s.: garanto-lhe ,caro anonimo,que 100 milhoes de pessoas foram mortos no comunismo.Ah , tu esqueceste tambem dos milhoes de pobres que são vítimo do nefasto capitalismo.
    VIVA CHE E A SOCIEDADE JOVEM ATUANTE!!!

    ResponderExcluir