quinta-feira, 24 de setembro de 2009

FILO ECHINODERMATA



Quem você considera um parente mais próximo seu? Uma formiga ou um ouriço-do-mar? A pergunta é meio estranha, mas se é para traçar algum parentesco entre um inseto, um ouriço e um humano, os dois que terão um ancestral comum mais recente - portanto, maior proximidade filogenética - serão os dois últimos. Diante do fato, alguém pode se revoltar:

- Mas como? Um ouriço é um equinodermo, grupo cujo animais adultos não tem cabeça nem gânglios nervosos, são desprovidos de sistema excretor especializado, não tem coração e vivem apenas no ambiente marinho. É ultrajante! Esses animais são estruturalmente mais simples que os insetos, mesmo assim estão mais próximos do nosso Filo - Chordata -, que notoriamente é o que apresenta seres com o maior grau de complexidade. Não acredito!

Pois é, caro amigo. Os curiosos equinodermos estão no capítulo que antecede o dos cordados nos livros porque possuem características marcantes compartilhadas conosco: deuterostomia, enteroceloma e endoesqueleto de origem mesodérmica. Esses três aspectos são muito significativos na construção do cladograma que nos deixam próximos do ouriço-do-mar.

De fato, uma estrela-do-mar e os outros de seu filo são animais relativamente bem simples. Entretanto, seu sucesso adaptativo pode ser remetido a um sistema exclusivo chamado de hidrovascular ou ambulacrário. Um conjunto de canais por onde flui água do mar, associado a projeções, os pés ambulacrais. Esse aparato atua na locomoção e captura de alimento, além de auxiliar a eliminação de excretas, e transporte de várias substâncias pelo animal.




Para mais algumas informações sobre esses animais e para ver mais algumas imagens de equinodermos, obtenham os slides usados nas minhas aulas sobre o tema.

Bons estudos!

2 comentários:

  1. Oi Job! aí vão os links que eu te falei nessa semana:

    http://learn.genetics.utah.edu/content/begin/cells/scale/
    [site da Universidade de Utah,EUA - em inglês ou espanhol]

    http://www.idea.org/vision-demo.html
    [simulação da visão de um daltônico - em inglês]

    http://www.youtube.com/watch?v=qO9IPoAdct8
    [vídeo - sátira ao evolucionismo - em inglês]

    Bom proveito! :)

    ResponderExcluir