Embora reconheça o valor das reportagens, não poderia deixar de apontar dois erros lá encontrados:
1 - Na página 94, lê-se: "Os processos epigenéticos também podem ocorrer pela modificação das histonas, as linhas que envolvem o DNA e formam um novelo". Pois bem, as histonas compõem um centro no qual o DNA se enrola tal qual linhas formando um novelo. Enfim, o DNA não é envolvido por histonas, é ele que se enrola em um octâmero delas formando um nucleossomo. Observe a figura:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiSSGhfNcopM3KOo7-bfbl1T_Cme5RiYWzKB8RYa4sbzXZxXYKStrlpMeDgNrvcXxZEm6zaA7H0TsbuVv8lYBpuAIVf5Ovj1M9qmSKDzxWzgAG5AkIeWkkOWNBS5b24kSok5nfvIIUPH6sL/s400/nucleossomo.bmp)
2 - No infográfico da página 98 há um erro crasso. Nele, o gene foi representado como "bolinhas" entre os dois polinucleotídeos que formam o DNA. Grosso modo, podemos dizer que um gene é composto por uma sequência de bases de uma das fitas do DNA que pode ser transcrita, servindo de molde para a construção de um RNA. Essas "bolinhas" estão, na verdade, indicando as pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas complementares, que unem as duas fitas do DNA. Assista:
Mesmo com as falhas, recomendo a leitura das reportagens: http://www.4shared.com/file/106293213/71b55968/Gentica_no__espelho_-_um_gene_vrias_doenas.html
Quero agradecer a Felipe Lucena por digitalizar as reportagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário