terça-feira, 18 de março de 2014

Lista 2 sobre ecologia

Ciclos biogeoquímicos e sucessão ecológica

1. (Unifesp) Observe a figura, que se refere ao ciclo da água em escala

(Valores entre parênteses expressos em bilhões de bilhões de gramas [1018] e bilhões de bilhões de gramas por ano. Modificado de R. G. Barry & R. J. Chorley. Atmosphere, Weather and Climate, 1970.)
Pela análise da figura, pode-se concluir que a quantidade de água que evapora por ano da superfície da Terra para a atmosfera .................... a quantidade precipitada. A energia .................... pela água promove sua evaporação. Posteriormente, a condensação do vapor formado .................... a energia potencial da água na forma de calor. A .................... e não a .................... determina o fluxo de água através do ecossistema.

Nesse texto, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por

(A) ... supera ... absorvida ... absorve ... precipitação ... evaporação
(B) ... supera ... liberada ... libera ... evaporação ... precipitação
(C) ... iguala ... liberada ... absorve ... precipitação ... evaporação
(D) ... iguala ... liberada ... libera ... precipitação ... evaporação
(E) ... iguala ... absorvida ... libera ... evaporação ... precipitação

2. (UFPB) Os elementos químicos são retirados do ambiente e utilizados pelos seres vivos, sendo novamente devolvidos à natureza. Nesses processos, chamados de ciclos biogeoquímicos, a matéria circula entre os componentes bióticos e abióticos dos ecossistemas. Os esquemas abaixo mostram dois ciclos importantes.

Os esquemas A e B representam, respectivamente, os ciclos do

a) oxigênio e nitrogênio.                       d) oxigênio e carbono.
b) nitrogênio e carbono.                       e) carbono e nitrogênio.
c) carbono e oxigênio.

3) (UFV) Contrariando a sua fama de vilãs, como causadoras de doenças nos seres vivos, muitas bactérias se relacionam com a natureza como agentes importantes nos ciclos biogeoquímicos.

No ciclo do nitrogênio, as bactérias nitrificantes convertem:

a) amônia em nitrato.
b) amônia em aminoácidos.
c) nitrogênio atmosférico em amônia.
d) nitrato em nitrogênio.
e) aminoácidos em amônia.

4) (PUC-RJ) Entre outros processos, o reflorestamento contribui para a diminuição do efeito estufa, ao promover o(a):

a) aumento da fixação do carbono durante a fotossíntese.
b) aumento da respiração durante o crescimento das plantas.
c) aumento da liberação de gás carbônico para a atmosfera.
d) utilização do metano atmosférico durante a fotossíntese.
e) fixação de nitrogênio atmosférico por bactérias simbiontes nas raízes.

5) Sobre o ciclo do nitrogênio é correto afirmar, EXCETO:

a) O reservatório natural de nitrogênio é a atmosfera, onde existe na forma de gás nitrogênio (N2), representando cerca de 78% do ar.
b) Na natureza, são poucos os seres vivos que promovem a fixação biológica do N2. Os organismos que fixam gás nitrogênio são certas cianobactérias e bactérias.
c) A ação conjunta das bactérias nitrosas e nítricas permite a transformação da amônia em nitratos, através do processo denominado amonização.
d) As bactérias desnitrificantes são responsáveis pela transformação dos nitratos em N2.
e) As bactérias do gênero Rhizobium, que vivem associadas às raízes de plantas leguminosas, são as mais importantes fixadoras biológicas do N2.


6) (UFPB) O esquema a seguir corresponde ao ciclo do elemento químico com maior concentração entre os gases atmosféricos. Os números 1, 2 e 3 indicam os organismos que participam desse ciclo.

Com base no esquema, identifique as afirmativas corretas:

I. O elemento químico cujo ciclo está representado no esquema é o carbono.
II. O organismo 1 corresponde às bactérias.
III. O organismo 2 não utiliza O2 em sua respiração.
IV. O organismo 3 está representado pelos animais e o 2, pelos vegetais.
V. O elemento químico do ciclo representado está presente nas moléculas de proteínas e ácidos nucléicos.

7)  (ENEM) O sol participa do ciclo da água, pois além de aquecer a superfície da Terra dando origem aos ventos, provoca a evaporação da água dos rios, lagos e mares. O vapor da água, ao se resfriar, condensa em minúsculas gotinhas, que se agrupam formando as nuvens, neblinas ou névoas úmidas. As nuvens podem ser levadas pelos ventos de uma região para outra. Com a condensação e, em seguida, a chuva, a água volta à superfície da Terra, caindo sobre o solo, rios, lagos e mares. Parte dessa água evapora retornando à atmosfera, outra parte escoa superficialmente ou infiltra-se no solo, indo alimentar rios e lagos. Esse processo é chamado de ciclo da água.

Considere, então, as seguintes afirmativas:

I. a evaporação é maior nos continentes, uma vez que o aquecimento ali é maior do que nos oceanos.
II. a vegetação participa do ciclo hidrológico por meio da transpiração.
III. o ciclo hidrológico condiciona processos que ocorrem na litosfera, na atmosfera e na biosfera.
IV. a energia gravitacional movimenta a água dentro do seu ciclo.
V. o ciclo hidrológico é passível de sofrer interferência humana, podendo apresentar desequilíbrios.

(A) somente a afirmativa III está correta.
(B) somente as afirmativas III e IV estão corretas
(C) somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
(D) somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
(E) todas as afirmativas estão corretas.

8) (ENEM) A construção de grandes projetos hidroelétricos também deve ser analisada do ponto de vista do regime das águas e de seu ciclo na região. Em relação ao ciclo da água, pode-se argumentar que a construção de grandes represas

(A) não causa impactos na região, uma vez que a quantidade total de água da Terra permanece constante.
(B) não causa impactos na região, uma vez que a água que alimenta a represa prossegue depois rio abaixo com a mesma vazão e velocidade.
(C) aumenta a velocidade dos rios, acelerando o ciclo da água na região.
(D) aumenta a evaporação na região da represa, acompanhada também por um aumento local da umidade relativa do ar.
(E) diminui a quantidade de água disponível para a realização do ciclo da água.

9) (UEPG) Sabe-se que os organismos estão constantemente retirando da natureza os elementos químicos de que necessitam. No entanto, de uma forma ou de outra, esses elementos acabam sempre voltando ao ambiente. O processo contínuo de retirada e devolução de elementos químicos à natureza constitui os chamados ciclos biogeoquímicos. A respeito deste tema, assinale o que for correto.

01) O nitrogênio é um elemento químico fundamental para o ser vivo, pois entra na constituição das proteínas e dos ácidos nucléicos, entre outros. 78% da atmosfera é constituída de nitrogênio, que também aparece dissolvido na água e no solo, podendo ser absorvido por vegetais ou ingeridos direta ou indiretamente pelos animais, participando da formação de seu corpo.
02) As cadeias de carbono são fabricadas pelos seres vivos autotróficos através da fotossíntese, a partir do gás carbônico do ambiente. Representando cerca de 0,035% dos gases da atmosfera, é encontrado, em proporção semelhante, dissolvido na água.
04) Da mesma maneira que o ciclo do cálcio, o ciclo do fósforo não tem envolvimento da atmosfera, ao contrário dos ciclos da água, do carbono, do oxigênio e do nitrogênio. O fósforo aparece principalmente no solo, na forma de fosfato, obtido com a dissolução das rochas. A maioria dos seres vivos não pode utilizar diretamente suas reservas. A fixação desse elemento deve ocorrer pela ação de bactérias existentes nas raízes das plantas leguminosas.
08) Ainda que o ecossistema necessite da energia fornecida pelo Sol, essa perpétua reciclagem de elementos como o carbono, o nitrogênio, o oxigênio e outros, confere uma certa autossuficiência à biosfera, permitindo a manutenção da vida ao longo dos tempos.
16) Encontramos átomos de oxigênio nos mais variados compostos minerais e orgânicos, mas sua presença na forma de moléculas de oxigênio livre (O2) – a forma como é usada na respiração e na combustão – depende da fotossíntese. Nessa forma ele ocupa cerca de 20% da composição atmosférica.

10) As crescentes emissões de dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), entre outros, têm causado sérios problemas ambientais, como, por exemplo, a intensificação do efeito estufa. Estima-se que, dos 6,7 bilhões de toneladas de carbono emitidas anualmente pelas atividades humanas, cerca de 3,3 bilhões acumulam-se na atmosfera, sendo os oceanos responsáveis pela absorção de 1,5 bilhão de toneladas, enquanto quase 2 bilhões de toneladas são sequestradas pelas formações vegetais. Assim, entre as ações que contribuem para a redução do CO2 da atmosfera, estão a preservação de matas nativas, a implantação de reflorestamentos e de sistemas agroflorestais e a recuperação de áreas de matas degradadas. O papel da vegetação, no sequestro de carbono da atmosfera, é:

a) diminuir a respiração celular dos vegetais devido à grande disponibilidade de O2 nas florestas tropicais.
b) fixar o CO2 da atmosfera por meio de bactérias decompositoras do solo e absorver o carbono livre por meio das raízes das plantas.
c) converter o CO2 da atmosfera em matéria orgânica, utilizando a energia da luz solar.
d) reter o CO2 da atmosfera na forma de compostos inorgânicos, a partir de reações de oxidação em condições anaeróbicas.
e) transferir o CO2 atmosférico para as moléculas de ATP, fonte de energia para o metabolismo vegetal.

11) (UFPB) As afirmativas, a seguir, sobre os ciclos biogeoquímicos apresentam lacunas que devem ser corretamente preenchidas.
I - O processo de conversão de amônia em nitrato, denominado _____________, é o resultado da ação de dois grupos de bactérias do solo e é parte do ciclo do nitrogênio.
II - O ciclo do _____________ é o único a ocorrer apenas através da via: solo - água - organismo - organismo - solo.
III - A via de entrada do carbono no ciclo do carbono é a _____________.

As lacunas são preenchidas, respectivamente, por:

a) nitrificação / nitrogênio / fixação
b) desnitrificação / nitrogênio / alimentação
c) fosforilação / carbono / respiração
d) nitrificação / fósforo / fotossíntese
e) fosforilação / carbono / alimentação
f) desnitrificação / fósforo / fotossíntese

12. (PUC-SP) Analise as equações. Assinale a alternativa incorreta referente às equações:


a) I representa, de forma simplificada, um processo realizado por organismos clorofilados.
b) II e realizada por certos tipos de bactérias e esta relacionada com a ciclagem de nitrogênio nos ecossistemas.
c) II e realizada por animais em geral e não esta relacionada com a ciclagem de nitrogênio nos ecossistemas.
d) III representa, de forma simplificada, um processo anaeróbico realizado por certos tipos de fungos, conhecidos como leveduras.
e) I, II e III representam, de forma simplificada, processos bioquímicos relacionados com a ciclagem de elementos químicos

13. (Uel) O que acontece quando uma comunidade se torna estável, atingindo o estágio clímax?

a) Aumenta o número de mutações que podem ocorrer nas espécies.
b) Diminui a transmissão dos caracteres adquiridos entre as espécies.
c) Aumentam os efeitos causados pela seleção natural nas espécies.
d) Diminuem as modificações evolutivas nas diferentes espécies.
e) Aumenta a variabilidade genética das espécies.

14. (Ufsm) Considerando o processo de sucessão, indique se é verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmativas a seguir.

(     ) Espécies pioneiras não são capazes de modificar o ambiente, por isso acabam sendo substituídas por outras espécies de plantas e animais.
(     ) Comunidade clímax é a comunidade complexa que se estabelece no final de um processo de sucessão.
(     ) A sucessão que se estabelece em campos de cultivo abandonados é chamada de secundária.

A seqüência correta é

a) F - F - V.
b) F - V - V.
c) V - F - F.
d) F - V - F.
e) V - V - V.

15. (Unimontes) A sucessão é um fato evidente quando há um distúrbio externo em um ecossistema, como fogo ou enchente. Nessa situação, tanto o meio físico-químico como os fatores bióticos passam por várias mudanças. A figura abaixo representa as fases de uma sucessão ecológica do tipo secundária. Analise-a.



Considerando a figura acima e o assunto relacionado a ela, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

A) No estágio de clímax, a produtividade vegetal é maior que a atividade respiratória dos organismos.
B) Na fase inicial, verifica-se, na comunidade pioneira, uma grande complexidade das teias alimentares.
C) As extinções e alterações na abundância das populações ocorrem, principalmente, na fase de transição.
D) A chegada de seres colonizadores representa a etapa de maior maturidade numa determinada sucessão.

16. (Ufu) Assinale a alternativa correta.

a) A sucessão num ecossistema pode ser descrita como uma modificação em direção a uma grande diversidade e, consequentemente, a um número de nichos ecológicos muito maior.
b) A sucessão secundária é aquela que leva a comunidade ao estágio de estabilidade bem alta (epístase), capaz de pronta resposta a modificações físicas, estágio de comunidade clímax.
c) Acredita-se que a baixa estabilidade das comunidades clímax seja devida, basicamente, à sua grande diversidade de espécies. Muitas interações diferentes causam mudanças constantes na comunidade.
d) No estágio inicial, do povoamento de uma área, ou seja, na sucessão primária, diminui a reciclagem de nutrientes e da biomassa total, pois muitas gramíneas são substituídas por árvores.

17. (Uel) Considere a seqüência:

líquens ® musgos ® capim ® arbustos

Essa sequência pode representar a evolução de uma

a) população.                      d) sucessão primária.
b) comunidade.                   e) sucessão secundária.
c) sociedade em formação.

18. (Unitau) A ilustração a seguir representa os estágios de recuperação vegetal de uma área submetida à extração de areia pelo método de cava, situado num terreno na várzea do Rio Paraíba do Sul.



Os algarismos romanos representam os estágios de sucessão ecológica no local.  Pode-se considerar, como afirmativa correta:

a) No estágio I, a biomassa, a diversidade de espécies, o aproveitamento de energia e a estabilidade são superiores aos estágios II e III.
b) Nos estágios II e III, a energia que entra na comunidade é apenas parcialmente aproveitada, a produção de biomassa e a estabilidade da comunidade são inferiores ao estágio I.
c) O estágio II, por apresentar uma maior diversidade de espécies, ser mais eficiente energeticamente e ter uma constância na produção de biomassa, é denominado de comunidade clímax.
d) No estágio III, a produção de biomassa, a diversidade de espécies, o aproveitamento de energia das comunidades são superiores aos estágios I e II.
e) Nos estágios I e II, a biomassa, a estabilidade, a diversidade de espécies e o aproveitamento de energia que entra nessas comunidades, são superiores ao estágio III.

19. (Fatec) Vários eventos caracterizam a evolução de uma comunidade biológica durante uma sucessão ecológica.

Assinale a alternativa que contém o conjunto correto desses eventos.

a) Modificações no microclima de uma comunidade em sucessão causam diminuição da diversidade biológica e aumento da biomassa.
b) O aumento da diversidade biológica de uma comunidade em sucessão leva ao aumento da biomassa e, à medida que as novas comunidades se sucedem, ocorrem modificações no microclima.
c) O aumento da biomassa da  comunidade em sucessão leva ao aumento da diversidade biológica e à estabilização do microclima.
d) O aumento da diversidade biológica causa modificações no microclima de uma comunidade em sucessão, o que determina a diminuição da sua biomassa.
e) A estabilização do microclima e da biomassa determina o aumento da diversidade biológica de uma comunidade em sucessão.

20) (Fuvest) O ciclo do carbono pode ser resumido no esquema abaixo:



As etapas I e II podem ser, respectivamente,

a) fotossíntese e quimiossíntese.
b) decomposição e queima de combustíveis.
c) fotossíntese e queima de combustíveis.
d) quimiossíntese e fotossíntese.
e) fermentação e respiração.



Gabarito
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
E
C
A
A
C
FVFVV
D
D
FVFV
C
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
D
C
D
B
C
A
D
D
B
C


terça-feira, 11 de março de 2014

LISTA SOBRE SISTEMA IMUNITÁRIO

1. (UNICENTRO) A pele é um exemplo de estrutura moldada evolutivamente para resistir rotineiramente a estresse, sem apresentar alterações em sua morfologia ou fisiologia, mesmo estando sujeita a agressões externas constantes. [...] Lesões maiores que afetam a estrutura da pele são reparadas pela ação conjunta de diversos tipos celulares por meio de um mecanismo conhecido como cicatrização. Após uma ferida na pele, o local afetado é preenchido por um tampão de coagulação, formadas por uma rede de proteínas sanguíneas associadas a plaquetas. Essa estrutura emergencial evita a perda de líquido tecidual e a invasão de microrganismos. A seguir, macrófagos e leucócitos sanguíneos invadem a região e eliminam bactérias e células danificadas. Essas células de defesa imune também liberam moléculas que estimulam a reestruturação tecidual. (BORGES, 2006)

No mecanismo de reparação da pele lesionada, a proteção contra infecções e contra a perda de líquido tecidual tem como principais componentes células de linhagens originadas a partir de:

a) Monócitos jovens e anucleados.
b) Células de proliferação do timo.
c) Célula-tronco hematopoiética.
d) Eritrócitos diferenciados.
e) Neutrófilos imaturos.

2. (FEI) Células especializadas na defesa do nosso corpo circulam pelos vasos sanguíneos e linfáticos. Assim que percebem a presença de microrganismos, essas células atravessam a parede dos vasos e invadem os tecidos, realizando fagocitose desses microrganismos, que posteriormente são digeridos pelos lisossomos. As células mencionadas são:

a) Neutrófilos e hemácias.
b) Macrófagos e plaquetas.
c) Neutrófilos e plaquetas.
d) Macrófagos e leucoplasto.
e) Neutrófilos e monócitos.

3. (FUVEST) Um camundongo recebeu uma injeção de proteína A e, quatro semanas depois, outra injeção de igual dose da proteína A, juntamente com uma dose da proteína B. No gráfico abaixo, as curvas X, Y e Z mostram as concentrações de anticorpos contra essas proteínas, medidas no plasma sanguíneo, durante oito semanas.

As curvas:

a) X e Z representam as concentrações de anticorpos contra a proteína A, produzidos pelos linfócitos, respectivamente, nas respostas imunológicas primária e secundária.
b) X e Y representam as concentrações de anticorpos contra a proteína A, produzidos pelos linfócitos, respectivamente, nas respostas imunológicas primária e secundária.
c) X e Z representam as concentrações de anticorpos contra a proteína A, produzidos pelos macrófagos, respectivamente, nas respostas imunológicas primária e secundária.
d) Y e Z representam as concentrações de anticorpos contra a proteína B, produzidos pelos linfócitos, respectivamente, nas respostas imunológicas primária e secundária.
e) Y e Z representam as concentrações de anticorpos contra a proteína B, produzidos pelos macrófagos, respectivamente, nas respostas imunológicas primária e secundária.

4. (UFPR) As células encarregadas da produção de anticorpos específicos contra agentes patogênicos ou estranhos ao organismo são:

a) Macrófagos.
b) Plasmócitos.
c) Mastócitos.
d) Adipócitos.
e) Fibroblastos.

5. (UECE) Os linfócitos B quando passam a se multiplicar e a produzir anticorpos que atacam o invasor são chamados de:

a) Plasmócitos.
b) Neutrófilos.
c) Macrófagos.
d) Monócitos.

6. (UFMS) Quando a nossa pele sofre uma lesão, fica exposta a possíveis agentes patogênicos, pois uma das primeiras linhas de defesa contra microrganismo foi rompida. Contundo, os invasores serão combatidos por outros mecanismos de defesa preparados pelo nosso organismo. É correto afirmar que, no nosso sistema imune:

I   II
0  0 – O baço é um dos órgãos responsáveis pela destruição de linfócitos e monócitos.
1  1 – As vacinas atuais podem conter microrganismos vivos, porém atenuados.
2  2 – Os linfócitos B e T são produzidos e armazenados nas adenoides.
3 3 – Os macrófagos atuam ativamente na fagocitose de substâncias estranhas, restos celulares e microrganismos.
4  4 – Os linfócitos B produzem proteínas denominadas anticorpos, como resposta à presença de substâncias estranhas ao organismo.

7. (UFJF) Ao se fundir, em laboratório, um linfócito B estimulado por antígeno com uma célula tumoral (cancerosa), obtém-se uma célula híbrida com as seguintes propriedades:      

a) capacidade de fagocitar partículas estranhas e infectar outras células.
b) capacidade de secretar anticorpos e dividir-se indefinidamente.
c) capacidade de liberar substâncias citotóxicas e proliferar.
d) capacidade de destruir células infectadas e diferenciar-se.

8. (UEL) ANALISE AS AFIRMATIVAS A SEGUIR:

I. As vacinas podem ser produzidas a partir de microrganismos atenuados ou mortos, toxinas neutralizadas, ou simplesmente utilizando componentes de cápsula, membrana ou parede bacterianas.
II. A vacina inativada é aquela em que o vírus encontra-se vivo, porém, sem capacidade de produzir a doença, e a vacina atenuada é aquela que contém o vírus morto por agentes químicos ou físicos.
III. Malária, tuberculose e tétano são doenças virais; caxumba, dengue e sarampo são doenças bacterianas, todas controladas por vacinação.
IV. A imunização é um processo pelo qual se adquire imunidade ou proteção contra uma determinada doença infecciosa, seja após adquirir a doença ou mediante a administração de vacina.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e III são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas II e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

9. (FATEC) A análise do gráfico permite concluir que:


a) Na época do nascimento a criança não está protegida, pois produz poucos anticorpos.
b) Antes do nascimento o feto nunca produz anticorpos.
c) O recém-nascido não produz anticorpos.
d) Após o nascimento a criança depende completamente dos anticorpos maternos, pois não produz os próprios anticorpos.
e) Após o nascimento a criança depende dos anticorpos maternos, embora já esteja produzindo os seus.

10. (FATEC) Analise o gráfico que se segue.

 Um organismo recebeu uma dose de um antígeno X e, após algum tempo, recebeu outra dose. De acordo com o gráfico, espera-se que o organismo:

a) Reaja mais rapidamente na segunda dose.
b) Não consiga reagir a uma segunda dose.
c) Produza anticorpos mais lentamente na segunda dose.
d) Reaja sem produzir anticorpos, pois já está imunizado.
e) Reaja na segunda vez, produzindo menos anticorpos.

11. (FUVEST) Qual das seguintes situações pode levar o organismo de uma criança a tornar-se imune a um determinado agente patogênico, por muitos anos, até mesmo pelo resto de sua vida?

a) Passagem de anticorpos contra o agente, da mãe para o feto, durante a gestação.
b) Passagem de anticorpos contra o agente, da mãe para a criança, durante a amamentação.
c) Inoculação, no organismo da criança, de moléculas orgânicas constituintes do agente.
d) Inoculação, no organismo da criança, de anticorpos específicos contra o agente.
e) Inoculação, no organismo da criança, de soro sanguíneo obtido de um animal imunizado contra o agente.

12. (UNIMONTES) O choque anafilático é uma reação alérgica intensa que ocorre minutos após a exposição a uma substância causadora de alergia, o alérgeno. Essa reação é mediada por determinadas substâncias como a histamina, em células da mucosa respiratória, mucosa intestinal e epiderme. Os tipos celulares mais associados a esse tipo de reação são denominados:

a) Neutrófilos.
b) Mastócitos.
c) Macrófagos.
d) Linfócitos.

13. (PUC-RJ) Algumas doenças são consideradas como autoimunes porque as pessoas que as possuem:

a) Não são capazes de produzir anticorpos.
b) Têm alergia a medicamentos estranhos.
c) Produzem anticorpos contra as próprias partes de seu corpo.
d) Não podem receber transfusão sanguínea de nenhum doador.
e) Produzem poucos glóbulos brancos e vermelhos.


14. (UFLA) Entre os elementos figurados do sangue, os basófilos estão relacionados com:
a) Coagulação sanguínea.
b) Processos de reação alérgica.
c) Transporte de oxigênio.
d) Defesa por meio da fagocitose.
e) Defesa imunitária.

15. (UNAERP-SP) Analise as características de algumas células humanas descritas a seguir:

I. Células que adquirem memória imunológica, podendo desencadear a resposta imune com mais rapidez.
II. Células encontradas no baço, que realizam a remoção de hemácias envelhecidas.
III. Fragmento de células dos megacariócitos, que produzem tromboplastina, enzima de papel relevante no processo de coagulação sanguínea.

a) Às plaquetas, aos macrófagos e aos neutrófilos.
b) Aos linfócitos, aos macrófagos e aos neutrófilos.
c) Aos macrófagos, aos neutrófilos e às plaquetas.
d) Aos linfócitos, aos macrófagos e às plaquetas.
e) Aos neutrófilos, às plaqueta e aos linfócitos.

16. (PUCCAMP) “No homem, o tecido hemocitopoiético, ou mieloide, produz, entre outras, células indiferenciadas que, levadas pelo sangue, vão se estabelece nos órgãos linfoides. Essas células são precursoras dos linfócitos, que são capazes de reconhecer antígenos por meio de anticorpos preexistentes em sua superfície”.

A análise desse texto levou um estudante às seguintes conclusões:

I. O tecido hemocitopoiético mantém uma relação importante com o sistema imune.
II. Células resultantes do tecido hemocitopoiético participam da rejeição de transplantes incompatíveis.
III. Os linfócitos sempre atuam como células indiferenciadas.

Dessas afirmações,

a) Apenas I é correta.
b) Apenas I e II são corretas.
c) Apenas I e III são corretas.
d) Apenas II e III são corretas.
e) I, II e III são corretas.

17. (UFRS) Quando uma pessoa é picada por um animal peçonhento, deve procurar socorro através de:

a) Soro, que induzirá a formação de anticorpos.
b) Soro, porque é composto antígenos específicos.
c) Soro, porque contém anticorpos prontos.
d) Vacina, porque fornecerá ao organismo elementos de defesa.
e) Vacina, para eliminar quimicamente o veneno.

18. (IFPE) “A vacina contra a malária está em fase final de testes. Quando for comprovada a sua eficácia, sem efeitos colaterais para o ser humano, em torno de 250 milhões de pessoas deixarão de ser infectadas anualmente – e pelo menos 1 milhão de mortes poderão ser evitadas em todo o mundo”.
Os brasileiros que mudaram as regras do jogo ajudando a criar um mundo novo – Revista VEJA, edição 2232, de 31 de agosto de 2011.

A vacina em questão está sendo desenvolvida por Ruth e Victor Nussenzweig, pesquisadores formados em São Paulo e que trabalham na Universidade de Nova York. Sobre a malária, a produção e a utilização de vacinas na prevenção de doenças, assinale a única afirmativa correta:

a) A malária é uma doença endêmica do Norte do Brasil e a vacinação consiste em injetar, nas pessoas que se deseja imunizar, antígenos específicos para induzir à produção de anticorpos, como forma preventiva da doença.
b) A malária é transmitida aos humanos pelo mosquito do gênero Anopheles. É epidêmica, principalmente na região Norte do Brasil, e a vacinação consiste em injetar no paciente acometido anticorpos específicos para destruir o agente patogênico.
c) A malária é causada por um parasita do sangue, um protozoário do gênero Plamodium, transmitida pela picada de insetos vetores, e a vacinação consiste em estimular a produção de antígenos pelo paciente, inoculando-o com o próprio agente patogênico.
d) Embora a vacinação seja um método eficiente no combate a várias doenças como a malária, o uso de medidas simples pela população, tais como lavar bem as mãos antes das refeições e lavar bem os alimentos, principalmente os ingeridos crus, seriam medidas suficientes para minimizar os efeitos da doença em questão.
e) Como a bactéria causadora da malária é transmitida através da tosse e espirros da pessoa contaminada, além da vacinação – uma eficiente forma de prevenção da doença -, a população deverá evitar aglomerados humanos que é a forma mais comum de propagação da malária.

19. (UEPA) A criação da vacina contra alguns tipos de Papilomavírus Humano (HPV), auxilia na prevenção do câncer de colo uterino, estimulando a produção de proteínas específicas (anticorpos), contra este agente causador de Doença Sexualmente Transmissível. Essa produção de proteínas específicas não ocorre para a bactéria causadora da Gonorreia, que se expande amplamente em número de casos, por apresentar resistência a muitos antibióticos utilizados em seu combate.

A respeito dos fatos abordados no enunciado, afirma-se que:

a) Os glicídios são as unidades básicas formadoras dos anticorpos imunizantes.
b) Os anticorpos são sintetizados no interior das células humanas pelos ribossomos.
c) O HPV e a bactéria causadora da Gonorreia apresentam a mesma estrutura celular.
d) O Dispositivo Intra Uterino (DIU) previne a gravidez indesejada e as doenças referidas.
e) A presença de mitocôndrias confere às bactérias da Gonorreia resistência aos antibióticos.

20. (UFOP) Com relação ao tecido sanguíneo, analise as afirmativas abaixo e assinale a incorreta:

a) Quando o funcionamento dos linfócitos é prejudicado todo o sistema de defesa do organismo fica vulnerável, como acontece com os portadores do vírus da AIDS. Por isso os portadores do HIV são mais susceptíveis às infecções.
b) Antígenos são moléculas biológicas estranhas ao corpo do indivíduo e os anticorpos são células que agem contra os antígenos.
c) Macrófagos são células de defesa do corpo e atuam pela fagocitose, apresentando, portanto, grande número de lisossomos.
d) A destruição dos eritrócitos humanos leva à formação de bilirrubina que, em altas concentrações no sangue, provoca coloração amarelada na pele.


GABARITO:
1C/ 2E/ 3A/ 4B/ 5A/ 6FVFVV/ 7B/ 8B/ 9E/ 10A/ 11C/ 12B/ 13C/ 14B/ 15D/ 16B/ 17C/ 18A/ 19B/ 20B.