segunda-feira, 26 de abril de 2010

BACTÉRIA TEM NÚCLEO?

Categoricamente, NÃO. Segundo Cooper, "a presença do núcleo é a principal característica que distingue as células eucarióticas das procarióticas", sendo esta "a maior e mais proeminente organela das células eucarióticas"(2001, p. 339). Amabis afirma claramente que as bactérias, seres procarióticos, não tem estruturas membranosas no citoplasma e nem núcleo; o material genético se concentra em uma região chamada nucleoide (2009, p.135). Assim como não se concebe uma casa sem teto nem telhado, não existe núcleo sem um invólucro, a carioteca. É este envelope, composto de duas membranas e poros, que compartimenta quase todo o DNA da célula eucariótica, definindo o núcleo.

Esse notável componente subcelular tem, conforme Cooper, as seguintes atribuições:

[...] Por abrigar o genoma da célula, o núcleo serve como depósito da informação genética e como centro de controle celular. A replicação do DNA, a transcrição e o processamento do RNA ocorrem dentro do núcleo [...] (2001, p.339)

Confira a ultraestrutura de uma célula procariótica e uma eucariótica para afastar de vez qualquer dúvida (é importante salientar que as imagens não estão com tamanhos proporcionais):





Bibliografia:

Amabis, J. M.; Martho, G. R. Biologia das células. São Paulo: Moderna, 2009.

Cooper, G. M. A célula: uma abordagem molecular. Porto Alegre: Artmed, 2001.