sexta-feira, 10 de abril de 2009

O DNA E A FICÇÃO CIENTÍFICA

Existe uma notória dissonância entre a produção científica, principalmente no campo da genética, e o poder de assimilação dos seus resultados pela sociedade. Esse descompasso fomenta conflitos morais que se agigantam a cada descoberta. Uma situação recente, que demonstrou claramente essa problemática, envolveu o Supremo Tribunal Federal, onde, pelo apertado placar de seis votos a cinco, foi confirmada a constitucionalidade da Lei de Biossegurança, sancionada em 2005, que regulamenta, dentre outras coisas, o estudo das células-tronco embrionárias.
Esse contexto é tolerável, se ponderarmos que a ciência do DNA ainda é muito nova e sua produção célere. Há apenas 55 anos, a estrutura do material hereditário foi revelada e já somos capazes de entender, manipular e modificar essa molécula com enorme desenvoltura. Embora devamos reconhecer que ainda existem muitas interrogações acerca do tema, o que foi desvendado já levaria um bom tempo para ser compreendido pela sociedade. Sobretudo, se considerarmos o espantoso déficit educacional do país.
Como se posicionar quanto aos transgênicos, às células-tronco e à clonagem, por exemplo, se não sabemos o que são? Essas questões parecem ainda muito distantes da maior parte da população, coisas de filme de ficção científica. De fato, as tecnologias surgem e são empurradas “goela a baixo” para o público leigo, que aceita passivamente ou simplesmente diz não, por medo do desconhecido.
As informações sobre a biotecnologia têm que fazer parte do cotidiano, assim como a política, o esporte, a violência e a vida dos artistas, para que possamos apreender seus conceitos e entender sua dinâmica. Pois, somente com o povo esclarecido, somos capazes, enquanto nação, de realizar as melhores escolhas no desenvolvimento da engenharia genética, fazendo prevalecer o respeito pela vida. E, dessa forma, a ciência pode avançar, sem tumulto e de modo consensual, a serviço de todos, dentro dos limites estabelecidos pela bioética.

Publicado no Jornal Correio da Paraíba em 27 de Junho de 2008

Um comentário:

  1. Concordo.
    É de deixar indignado uma situação destas. Diante desse meravilhoso campo que é o estudo do DNA e a partir do sua manipulação e conhecimento, somos capazes de causar uma mudança em todas nações, desde princípios éticos até desenvolvimento econômico. Então como o Governo não da apoio ao estudo desta estrutura? como ele não investe na concientização do povo?... eu realmente não entendo.

    ResponderExcluir